de qual luz tu sente saudade?

Iago Macedo
Space Odyssey
Published in
2 min readJan 29, 2020

eu sinto saudade de uma que eu via por entre as frestas do meu quarto no sítio. era uma porta de madeira irregular que deixava vazar mais luz que o ideal pra dentro da escuridão do quarto. essa luz só me aparecia algumas vezes por semana. do outro lado da porta, de onde vinha a luz, ficava uma das três salas da casa, tinha uma lareira nunca usada e uma televisão tão usada quanto. essa luz era acesa somente para transitar para a cozinha. eu não tenho exatamente a certeza de porque sinto saudade dela, mas era boa, acho que ela me ajudava a tirar da minha cabeça as preocupações que alguém de 8 anos tem, que são bem maiores e reais do que se pensa. era um tempo bom, apesar de solitário.

mas a luz que eu acho que sinto mais falta eu não sei sequer se existiu de verdade. supostamente eu tinha 2 anos. lembro de tá sentando numa janela, coisa que gosto de fazer, e olhar a luz das 16h virar a luz das 17h sobre um campo bem ralo que eu acho que tinha atrás da casa. a luz das 16h que vira luz das 17h é uma transição muito bonitinha que eu sempre gostei. é uma luz mais quente, amarela, e mais fria, menos escaldante. evidencia as sombras longas enquanto pinta de dourado tudo que estiver perto do chão. faz qualquer olhar ficar mais sensível e qualquer coração acalmar. desde pequeno eu paro pra olhar o céu quando posso e algumas vezes eu volto a ver essa luz, a mesma daquele dia e dependendo do dia eu sorrio ou choro. até hoje, quando com a câmera na mão eu tento salvar essa luz, já cheguei perto mas nunca consegui de fato. vai ficar pra sempre na memória ou imaginação.

--

--