Especial Halloween — Terror no espaço

Eduardo Jubran Pascual
Space Talks
Published in
5 min readOct 31, 2021

O Halloween, apesar de ser uma celebração típica norte americana, é comemorada em diversos países. No Brasil normalmente pessoas não vão às ruas pedir doces, mas muitas vezes comemoram a data em festas à fantasia ou apenas assistindo filmes de terror ou suspense. Pensando nisso, elencamos aqui algumas sugestões de filmes e jogos com essa temática, mas é claro que se passam no espaço.

Saga Alien

Começando com um clássico do cinema de 1979, temos a série Alien, em especial o primeiro: Alien, o oitavo passageiro, dirigido por Ridley Scott, que se passa na nave Nostromo. Nela um grupo de astronautas, entre eles Ellen Ripley, se dirigem de volta a Terra, mas pousam em um planeta de onde recebem uma transmissão desconhecida. Lá acabam por encontrar uma nave alienígena abandonada, mas um dos tripulantes sofre um acidente e logo voltam à Nostromo para tentar salvar o colega. Mas acabam por levar junto uma forma de vida que posteriormente é conhecida como Xenomorfo, uma espécie de alienígenas especializadas em predação. Nesse contexto, os astronautas têm que identificar o novo inimigo e tentar sobreviver enquanto ele vaga livremente pela nave.

Recentemente Ridley Scott dirigiu dois novos filmes do mesmo universo do primeiro filme, Prometheus e Alien: Covenant. O primeiro, apesar de não apresentar os Xenomorfos como inimigo, faz algumas referências aos acontecimentos do primeiro da sequência Alien, o que torna o filme interessante para aqueles que gostaram do longa. Já Alien: Covenant, é o mais novo filme protagonizado pelos Xenomorfos, trazendo um grupo de pessoas que tem a missão de colonizar um novo mundo, mas logo tudo sai do controle quando encontram uma caverna repleta de ovos dessas criaturas.

Para fechar o universo Alien, não poderia faltar Alien Isolation, um jogo de 2014 que se passa logo depois dos acontecimentos do primeiro filme. Nele a protagonista é Amanda Ripley, filha da astronauta da Nostromo, que viaja até uma estação espacial para saber sobre o paradeiro de sua mãe. Obviamente ao chegar lá encontra a nave em completo caos, onde tem que encontrar uma maneira de sobreviver diante dos Xenomorfos, Androides e outros sobreviventes.

Medo em Marte

Último dia em Marte é um filme que se passa no planeta vermelho, onde um grupo de cientistas acabam por descobrir formas de vida no seu último dia no planeta. Acontece que numa luta contra o tempo para conseguir mais evidências sobre a estranha descoberta, um dos cientistas sofre um acidente e acaba consumido por elas, que tomam conta do seu corpo e parte em busca dos outros cientistas para infectá-los. Nesse contexto os cientistas entram em uma batalha pela sobrevivência nas poucas horas que lhes restam para partir de volta à Terra.

Na mesma ideia sobre uma colônia marciana de cientistas existe o jogo Moons of Madness, no qual o terror espacial encontra os contos misteriosos de H.P Lovecraft. A colônia marciana estuda um sinal secreto recebido do planeta, tentando decifrá-la e descobrir que havia a enviado. O protagonista, tem uma simples missão, manter as instalações funcionais até um novo time de cientistas chegar; porém conforme o tempo passa, cada vez mais sistemas começam a falhar, juntamente com a mente do personagem e dos outros que habitam a colônia, que sofrem com alucinações e sonhos cada vez mais esquisitos. Logo uma estranha criatura se apresenta e o personagem tem como objetivo descobrir o que se passa na colônia assim como tentar salvá-la.

Encontros Estranhos

Outro filme é Vida, lançado recentemente em 2017 e estrelado por Ryan Reynolds. Nele uma equipe de cientistas vivendo na estação espacial são encarregados de estudar um ser celular que foi encontrado vagando o espaço. Inicialmente tudo ocorre bem, os cientistas focam em estudar a estrutura da célula que forma o ser; porém logo as coisas saem do controle quando a célula começa a se multiplicar, formando um ser macroscópico, e ataca os astronautas. Esses agora tem que sobreviver e impedir que o alienígena consiga chegar à Terra onde poderia causar ainda mais vitimas.

Por fim temos uma série clássica de jogos de 2008 a 2013. A saga DeadSpace, apresenta o protagonista Isaac Clark, um engenheiro que ao saber que a nave USG Ishimura, em que sua esposa estava corta qualquer tipo de comunicação, resolve entrar para a equipe que tem como missão investigar e consertar a embarcação. Ao adentrar a nave, Issac percebe que algo errado aconteceu; a tripulação da Ishimura foi massacrada por alguma espécie alienígena, que para piorar, consegue infectar os corpos de forma a criar um exército de mortos-vivos, que ficam conhecidos como Necromorfos. Assim o primeiro jogo se passa na luta do personagem para encontrar sua esposa além de lidar com sua própria sanidade abalada. Nos jogos seguintes, é contada a história de Isaac contato com os seres da Ishimura, lidando com o estresse pós-traumatico da experiência, além de surtos de necromorfos em outros lugares do sistema solar.

Se você, caro leitor, gostou do texto, não deixe de seguir, curtir e compartilhar nossa página Space Talks! E, se quiser saber mais sobre o Projeto Jupiter, acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

--

--