Grupo Saturno: Orbitando entre Gerações

Julia Alonso Seabra
Space Talks
Published in
2 min readOct 19, 2022

--

O meio universitário é indubitavelmente um local de inúmeras conexões. Sejam elas entre colegas, professores, funcionários e colaboradores, o contato com o outro mostra-se muitas vezes cheio de riqueza, permitindo um agregamento individual de valores e aprendizados. Entretanto, o passar dos anos e o fim da vida acadêmica leva ao distanciamento das relações e por vezes quebra dos laços criados durante a universidade. Em grupos de extensão como o Projeto Jupiter, essa ruptura é extremamente nociva, visto que as experiências adquiridas conforme os anos fomentam uma base de conhecimento e contatos imprescindível para o desenvolvimento do grupo, tanto em atividades durante a fase de projetos dos foguetes quanto em âmbitos financeiros do caixa do Projeto.

Tendo em vista esse problema, criou-se o Grupo Saturno, uma divisão alumni do Projeto Jupiter. A ideia, que tomou frente no primeiro semestre deste ano, consiste em aproximar ex-membros do grupo com os atuais, permitindo uma troca financeira e de valores, que sustentem os ideais do Jupiter a alcançarem voos cada vez mais altos. Isso se dá por meio da ministração de eventos, como workshops e rodas de conversa, captação de recursos e intensificação dos meios de comunicação entre os membros atuais e antigos. Além disso, conta-se com a disponibilidade dessa nova equipe em auxiliar como consultores em assuntos estratégicos do Projeto Jupiter segundo demanda da gerência vigente.

Atualmente o projeto está em fase de crescimento e estruturação. Apesar da ideia ter tido início há cerca de um ano, foi somente no primeiro evento, apresentação do minifoguete da operação Cilene, que o grupo passou a de fato tomar frente e se instaurar para alcançar os objetivos citados. É também com a volta de membros mais experientes do exterior e com o fim da gerência passada que o Grupo Saturno começa a caminhar para uma organização mais sólida e atuante nas demandas do Projeto Jupiter.

Espera-se, por fim, que essa nova divisão seja capaz de reconectar laços e propiciar um retorno dos aprendizados após a vida acadêmica à universidade e ao Jupiter. Assim, orbitando entre gerações, nos juntaremos para conquistar os céus.

--

--