Karol Conká no BBB 21 — O tombo

Vinícius Spanghero
Vinícius Gonçalves Spanghero
4 min readFeb 23, 2021

Hoje a Karol Conká deve sair do BBB. Batendo recordes ou não, a % deve ser muito alta. Ela merece isso? Merece. Merece DENTRO DO JOGO. O programa não foi muito bom pra carreira dela, mas eu acho que ele pode ser muito bom pra vida pessoal. Ela teve a chance de viver uma experiência onde foi observada e agora, fora da casa, pode se observar e refletir sobre suas atitudes lá dentro. Foi uma passagem bem complicada, mas a reflexão não se restringe ao périodo do BBB. A gente tem que entender que existem 3 fases nessa situação: pré BBB, no BBB e pós BBB.

No BBB a gente conheceu uma face que poucas pessoas conheciam da Karol. E a maioria das pessoas não gostou do que viu. É realmente algo que incomoda, ofende e faz muito mal aos mais próximos. Mentiras, jogos de manipulação e insultos. Sem contar a contribuição pro esvaziamento das lutas de pauta racial (coisa que a maioria dos brancos adora). É, não dá pra assistir isso mesmo. Karoline tem que sair.

Aí vem a fase pós BBB, mas pra chegar nisso, a gente precisa voltar pra fase pré BBB, mas a fase em que a gente não conhecia a Karol. A fase em que ela não era uma “artista tombadeira”. A gente tem que lembrar que essa fase foi a base da construção do que a Karol é hoje. Eu acredito que a gente só dá o que a gente tem e que tudo o que a gente tem é um acúmulo do que recebemos, sendo assim, se a Karol é uma pessoa ruim, pensem em quanta coisa ruim ela não deve ter recebido. Com certeza a vida dela não foi um mar de rosas. E trazendo pra pauta racial: a gente sabe que a vida da mulher preta no Brasil nunca foi fácil. Pensem em quanta merda ela passou pra se tornar esse ser humano que hoje a gente torce pra sair de um programa de TV batendo recordes de rejeição.

Muita gente fala sobre ela ser mitomaníaca, e eu também acredito nessa possibilidade, mas você vê no olhar e nos trejeitos dela que há mais patologias ali. A Karol não está bem. Não está equilibrada. Ela pensa que age dessa forma porque é forte, quando na verdade, assim como nós, ela é mais um ser humano quebrado por dentro. Alguns menos, outros mais, mas todos quebrados. O que vemos hoje na Karol, é reflexo de 34 anos.

Agora sim, a gente fala sobre a fase de hoje: o pós BBB. Precisamos entender que O JOGO ACABOU e ponto. Não há mais o que o público julgar ou votar. Acabou. A gente já entendeu que ela não faz mais parte do jogo. A gente já entendeu que ela não está bem e está fazendo mal aos que ainda estão lá (e que também fez mal aos que já saíram). Tendo isso em mente, cabe a nós nos calar. Acredito que agora ela deve ser encaminhada pra um tratamento e ter um momento/período de reflexão e de se revisitar, pra aí então conseguir uma evolução. E eu quero isso. Quero que ela evolua. E se você quer isso também você deve parar de falar mal dela nas redes sociais. Ela precisa de espaço e de tempo pra se curar. Ela precisa estar aqui fora pra isso, e precisa que o ambiente favoreça. Se ainda assim você continuar com julgamentos, ofensas e xingamentos, você é uma pessoa até pior que ela. Ela é doente. E você?

Eu acho que o BBB serve de válvula de escapes pra muita gente. Um dos escapes é o do ódio guardado, da vontade do julgamento. Então é mais fácil e dói menos você julgar alguém que tá ali se expondo e não tem nada a ver com você, do que julgar alguém com atitudes parecidas e que você tem convívio. Você conhece alguém parecido com a Karol. Você tem raiva dessa pessoa. Só que você não tem nem coragem e nem “poder” pra lidar com aquilo. E desconta tudo ali.

Cabe também uma reflexão sobre nós mesmos. Como e por que reagimos da forma com que reagimos à cenas que a gente vê (não só no BBB)?

Será que nossa reação diz só sobre as ações vistas ou também mostram faces nossas que a gente só se sente livre pra mostrar algumas horas?

Que seja um tombo que possibilite uma reerguida de uma pessoa melhor.

E eu não posso terminar o texto sem dizer que sim, é mais fácil odiar alguém preta do que alguém branca. Parafraseando um amigo meu: "as pessoas odeiam mais a mentira do que o racismo". Racistas não são tão odiados assim e o mal que eles fazem pra sociedade tá exposto pra todo mundo ver.

--

--