Rindo do que?

Vinícius Spanghero
Vinícius Gonçalves Spanghero
2 min readJun 7, 2020

Texto publicado em September 1, 2016

A real: nada nessa imagem é engraçado. Nada.

  1. Analisando superficialmente, temos uma fantasia mal produzida que serviria de apoio à um programa do Governo que tem como objetivo ajudar crianças no momento da medicação. Mas nada é realmente superficial. Nem pra isso, destinam uma verba descente: por que o Zé Gotinha dessas crianças é mais feio do que o das outras? Quem merece o Zé Gotinha bonitão? Isso é triste. Isso é reflexo de desigualdade, é só tem graça pra quem não sofre com ela.
    Então com “hahaha” ou “KKK” vamos rir da desigualdade.

2. Esse ponto só os mais inteligentes conseguem sacar, ein! Só quem tem cultura pega essa referência maravilhosa onde um símbolo de ignorância, violência, assassinato, crime, morte, tristeza, sofrimento, opressão, dor, racismo, preconceito… (posso ficar 3 dias nessa lista, mas não.) é visto como algo engraçado. Não é. Não há graça nenhuma relacionar a atuação do grupo KKK com o Zé Gotinha e além de tudo em uma imagem com uma criança negra. NÃO TEM GRAÇA. Se você conhece a história desse movimento (você a pessoa de cultura que pegou a referência), você deve saber o quão desumano são seus princípios e se mesmo assim você compartilha e faz piada, é porque ou vc não sabe o que tá fazendo ou não dá a mínima pro sofrimento das pessoas. Não tem graça. Não foi e nunca será divertido qualquer coisa relacionada a isso.

Ah, mas tem aqueles que são esclarecidos e bem resolvidos com a sociedade que dirão que isso é o tal “mimimi”.
É mimimi o preconceito? É mimimi a violência? É mimimi o assassinato? É mimimi a dor? É mimimi a exclusão? É mimimi a desigualdade? É mimimi o desmerecimento?

É. Quando não é com você. E tem tudo isso nessa piadinha da imagem. E se você pensa assim, você tá errado. Você ajuda a perpetuar essa cultura de “ah, só uma piada…”. É uma piada sem graça e você tá errado em ver graça e em rir disso.

Nada nessa imagem é engraçado. É desumano e criminoso.

Eu mesmo sei que tenho muito o que aprender ainda sobre olhar pro lado e entender o que o outro sente, mas acho que no quesito preconceito eu tenho um pouco de conhecimento pra falar. E só postei isso porque MAIS UMA VEZ me deparei com essa imagem na minha timeline, postada, compartilhada, curtida, comentada por pessoas que eu conheço, convivo ou convivi. Acho que talvez esse post sirva pra alguma reflexão dessas pessoas.

--

--