CarnaDjow + Djow Company + Euros com Dados — Fevereiro/2024

Cássio Nandi Citadin
Spiel des Djows
Published in
10 min readApr 19, 2024

Conteúdo oferecido por Leão Livros. Use DJOW5 para ter 5% de desconto na loja toda.

Jogatinas

Troyes com A Noiva

Troyes (6x): terminamos Janeiro jogando esse, e começamos o mês com o próprio, que acabou virando nosso euro queridinho. Sobrou uma horinha: “Tróa neles!”.

Das 6 partidas em 2p com A Noiva, eu venci mais vezes, mas o legal foi ela querer jogar novamente para tentar me superar, e quando venceu, meio que me desdenhou kkk

Começamos a usar a expansão As Damas de Troyes, usando todas as cartas de eventos e atividades, e também experimentando o polêmico dado Roxo.

Outra coisa legal foi que fomos decorando aquelas cartas iniciais (mas prováveis de repetir). Começou a se criar o meta-game delicioso com “ó, lai vem o Arqueiro!” ou “aposto que tais com o personagem que da ponto por dinheiro!”. DE-LI-ZIA!

Nota 10 (era 8): Antes que eu me esqueça… NOTA DEZ. Roda bem em 2–3–4, cheio de momentos épicos e jogadas inesperadas, e cada dado comprado do amigo chega uma reação (boa ou ruim). Interativo, rápido comparado aos euros modernos, setup simples, muita multiplicação/divisão e reviravoltas na pontuação final. Envelheceu como um bom vinho de uvas quadradas.

Nota Expansão 9 (Novidade): A nota fica pela imensa variedade de novas atividades e eventos, e o dado roxo que pode cair bem em algumas mesas (talvez mais players ou pessoal que gosta de jogos mais longos e combos). Ainda não jogamos o módulo da muralha, e estou sem vontade de ler o manual para entender. Vou fingir que nem existe essa parte kkk

Aproveitei para arredondar os cantos das fichas de pontos, já que as fichas da expansão vieram redondinhas, ao contrário das do jogo base que parecem shurikens.

Scrabble noturno

Scrabble (1x): após mais uma vitória no Troyes, fui desafiado para um Caça-Palavras no chão mesmo, sem pudores (!). Fiz um mega combo de 70 pontos e A Noiva desistiu lol

A partir desse dia, combinamos de jogar somente até fazer 100 pontos, para ficar mais curto e condizente com a proposta de um jogo leve.

Viajando em dois

Viajantes do Sul do Tigre (4x): Para dar um tempinho no Troyes que estava gerando muita interação (a saúde do casal agradece), fomos para Viajantes e descobrimos que… também pode ter uma interação duríssima! O draft aberto nas 5 fileiras ali de fato gera uma concorrência boa, e a cada partida fomos ficando mais afiados e tentando pegar as cartas certas, tanta para pontuação quanto para block do amigo.

Esse aqui não tive coragem de ensinar a turma, porque… não ia caber mais gente na mesa. O jogo fica enorme na mesa com a construção das paisagens. Então por hora é nosso exclusivo para 2.

Aplicando Erratas

Após a RootCon, tive que aplicar as erratas necessárias nas expansões, preparando para a próxima investida.

E começa o desfile das escolas de samba no CarnaDjow

As jogatinas do carnaval tiveram os seguintes desfiles:

  • Mocidade Nandi da Avareza:

Passa-Palavra (1000x): na festa da família do ano passado jogamos A Tripulação e Pega em 6 (que ganhou marcas de café na caixa). Esse ano levei os mesmos, mas pediram para conhecer Passa-Palavras quando expliquei mais ou menos como funcionava.

Foi acertado, pois jogos de palavras e adivinhação são muito mais próximos da realidade dos civis. Jogamos inúmeras partidas, diria que o jogo foi ZERADO (usaram todas as cartas lol). Começamos em 6 pessoas, e de repente foram brotando primos e tios ao redor, todo mundo querendo ajudar, dar dica, ou adivinhar.

Uma hora eu sai da mesa com a desculpas de ir comer uns docinhos, pois não aguentava mais jogar kkkk. A turma ficou jogando e nem sentiu minha falta (ótimo!). Jogaram até bater a melhor pontuação possível, que é terminar tudo em menos de 2 minutos. Diversão para toda a família, literalmente.

  • Escola Primeira dos Polentas:

Só uma (1x): no mesmo dia, já tarde da noite, depois fomos visitar a Família Polenta. Choramos de rir com o melhor party game de escrever palavras escondidos e depois revelar e anular as repetidas.

  • Império dos Primos Carvoeiros:

The Castles of Tuscany (1x, Novidade): os primos pediram ajuda para estrear esse novo (que trouxemos para ele na viagem para POA). Sabendo das semelhanças com CoB, apenas assisti um video de regras e captei 99% das regras. Ensinei e fui devorados no placar.

Como sempre, o Feld seu modelinho de salada de pontos e mais alguma coisinha nova. Dessa vez foram as trilhas de pontos que vão acumulando “renda” de pontos. Achei que ia rolar um runaway leader, mas acabou rolando um mega-super-ultra equilíbrio matemático que só a mente do nosso careca alemão favorito poderia bolar. A vitória do primo veio no terceiro critério de desempate.

Todos curtiram, e até propus jogarmos mais uma partida, mas a criançada queria café (Quero caféééé!) e tivemos que dar uma pausa para nunca mais voltar (#SadJow)

Nota 8: gostei do que vi e fiquei tentado a jogar mais, só com o pé atrás de achar o jogo repetitivo (compra carta, joga carta)

Dixit: Disney (1x, Novidade (mais ou menos)): faz anos que não jogava um Dixit, tinha uma memória bem gostosa da única partida que joguei, mas essa partida acabou com tudo kkkk

Lembrava de ser um jogo para discussão, convencimento, blefe. Com os primos, a primeira vez que abri a boca todo mundo me mandou ficar quieto (até as crianças kkkkkk).

Detestei!

Nota 4 (era 7): Não curti, mas posso jogar um dia novamente para reavaliar minha dor. Essa versão tem o problema de que se você jogar com quem respira Disney, você ficará em clara desvantagem.

LHAMA (1x): jogão, com criança e adulto, carta grudada e dobrada kkkk

Quem foi? (1x): quem foi que me fez jogar isso?

Nota 3: Até me diverti com o pessoal rindo da minha falta de habilidade, mas não é para mim não.

  • Escola Primeira de Dona Stela:

Clank! Catacombs (1x): mais um dia incrível com Os Polentas. Me ensinaram as diferenças de regras desse pro original e pude provar o que o Clank! original já deveria ter sido. O mapa aleatório além de super temático já matou a estratégia do rush que deixa o original frustrante.

Nota 8: pode jogar seu Clank! original fora.

Mille Fiori (2x): Polenta e Samara nos abandonaram e foi hora da Dona Stela brilhar. Começamos com uns dos favoritos dela, com expansão e tudo. Em 3p essa expansão funciona muito legal, com a parte de mudar a ordem de turno e o set collection (que eu não sei fazer kkk).

Trio (6x): Samara voltou e começamos cada um por si, mas a Dona Stela estava ganhando todas, então fomos para duplas (melhor assim!). Tentamos pegar a manha de trocar a carta entre os parceiros para ludibriar a outra dupla.

Acho esquisito que as vezes uma partida acaba rápido demais, sem que os outros nem consigam reagir (dupla ou sozinho).

O Cadu não deixou a gente testar com a variante de precisar de 2 números exatos pra vencer, o que me deixa curioso com a possível tensão que isso pode gerar.

Nota 7 (era 8): confesso que deu uma cansadinha, mas ainda acho um dos mais legais das ultimas coisas da PaperGames e topo jogar com mesa cheia.

Maskmen (1x): partida confusa, mas muuuuuito divertida. Dona Stela não entendia as regras direito, então todo turno a gente corrigia ela. Faltou só o o Marcius para corrigir os que sabiam jogar kkk

Almoço do William

The Mind (Mil vezes, Novidade): apesar do William e Carol terem uma meia dúzia de jogos novos para estrearem (e devem estar esperando por mim para aprenderem #chorrindo), cheguei lá cantando a pedra que queria jogar A LENDA DO THE MIND, o tal jogo que dizem não ser jogo.

Foram inúmeras tentativas, algumas correções de regras (fazia tempo que eles não jogavam), e foi rolando bolar estratégias e entrar em sincronia surreal. Divertidíssimo!

Nota 9: me diverti horrores, queria jogar uma após a outra sem parar. Não enjoei e jogo mais quando tiver mesa propícia

Troyes (1x): com Samara e Siri, e A Noiva. Vitória da Sasa que defendeu a cidade usando uma Catapulta (carta roubada da expansão).

GWT Segunda Edição (1x): em seguida, aproveitamos para jogar um que todos sabiam e gostam muito. Curte só essa pontuação ai… eu fiz 30 pontos a menos que o terceiro colocado. #Derrota mas é jogão!

John Company: Segunda Edição (1x, Novidade): Surpresa HA HA! Marquei a jogatina falando para trazerem jogos deles, chegaram aqui, Jow Company montado (ai os amigos ficaram com pena e foram obrigados a jogar. #FicaDica).

Eu estava tenso, não sei se já ensinei algum jogo tão diferente ou mesmo pesado, então depois de muito estudo (vídeos, jogando solo fake e manual), segui a forma recomendada de Explicar Jogando (Rolling Teach). Deu muito certo, e a turma colaborou demais sem querer entrar em mini-nano-detalhes antes da hora. Jogar com grupo de elite faz diferença.

As negociações iniciaram no minuto 1, com o Siri demandando 1 pila em troca de algo bem superfluo. Esse pedido dele ficou por muito tempo na ar até que alguém resolveu “testar a negociação” e finalmente apaziguo a fera (que depois se tornou o lider da oposição, e controlou todas as votações até o final do jogo).

Tematicamente o jogo é bem forte, passa longe de euros onde a Índia é só um mapa esperando pra ser pilhado. Todos os preparativos, investimentos, planejamento para tentar extrair algo do país podem ser desmantelados pela “Índia viva” que luta internamente e também contra a companhia. Genial (apesar de ter suado um pouco para resolver todos os Eventos dessa fase).

A rolagem de dados caiu muito bem ao jogo, simulando as dificuldades e intempéries da época ao realizar essas tarefas de navegação e guerra. Tudo pode da errado! Quem curte um RPG vai se amarrar nas falhas catastróficas. Tem que encarar o jogo da maneira certa, se chegar pensando que é sorte zero você está lascado.

Siri teve que sair mais cedo, tentamos fazer a ultima rodada sem ele mas o elemento humano é fundamental para o jogo rodar, e decidimos dar por fim nosso cenário 1710. Fizemos a pontuação (que até então não estava tão clara) e ficou mais uma vez provado que quem ensina sempre perde (NPC easy no máximo).

A Pedido (do Patanga): entre os dezenas de detalhes temáticos que são cômicos, estão as Cartas de Casamento. São cartas que dão pontos de vitória e descontos de aposentadorias, mas tem drawbacks gigantes, como não poder mais realizar algum tipo de ação PELO RESTO DO JOGO. Elas não podem ser descartadas, trocadas.. ficam com você até que o Fim do Jogo os Separe. Tematicamente fica muito legal, pois são alianças realizadas entre famílias para casar, porém, como na vida real, se ganha algo, mas na barganha, algum lado sempre sai perdendo #Chorindo

No review pós-partida já estávamos no manual verificando algumas regras que ficaram erradas (faz parte), mas a vontade de todos era já marcar mais uma viagem para explorar a Índia, A Companhia, e os prórios amigos/sócios.

Nota 9: uma das experiencias mais diferentes que o hobby me proporcionou. Um jogo histórico com simulação, votação, negociação, economia, momento semi-coop, momento fdputagem… não é todo dia que se conhece uma obra com tantas coisas para serem analizadas e elogiadas.

Nem preciso comentar da beleza do jogo, o cuidado com cada detalhe, arte, flavor text, material e formato dos componentes.

Depois da primeira partida completa, o bicho de 7 cabeças da complexidade fica só com umas 4 cabeças (kkk)

Enquanto isso, na outra mesa A Noiva, Kelinha, Gregório e Jéssica fizeram almoço (!), jogaram Sequence em Duplas, e duas de Isle of Skye.

Tigris e Euphrates (1x): Siri saiu, e eu e Bob ajudamos Nael a fazer 13 pontos e vencer por muito. Viva o Rei Nael!

Segunda com os Polentas

GWT (1x): com expansão, Polenta (arrebentou a boca do balão na pontuação) e Samara (coitchada ficou em ultimo).

Clank! Catacombs (1x): Cadu chegou se juntou a jogatina. minha segunda partida e só confirmou que esse é apenas melhor que o Clank! básico ou com expansões chatas de mapas e bolo de mil cartas.

Já votou na gente https://ludopedia.com.br/premio? E estaremos na Covil Con 2024 (Procure por um Cabeludo Holandês, ou dois homens bonitos de olhos claros).

--

--

Cássio Nandi Citadin
Spiel des Djows

Cooking at @slowjow_bbq | Playing offline on https://www.instagram.com/spieldesdjows | Guitar with P.O.P Passarinho do Olho Preto | Former Software Developer