Cartografia com giz, Nova Coluna, Primos com mais jogos - Abril/2024

Cássio Nandi Citadin
Spiel des Djows
Published in
9 min readJul 1, 2024

Conteúdo oferecido por Leão Livros. Use DJOW5 para ter 5% de desconto na loja toda.

Nova Coluna

Estamos fazendo um teste drive com conteúdo dos demais Djows do grupo, hoje iniciamos com menino prodígio sub-30, que vai nos trazer a visão de um jovem em uma comunidade onde 40+ já é realidade. Preparem-se para o choque de gerações com Menino Arthur em: Spiel des Jovem.

Spiel des Jovem

Tigris & Euphrates é o meu destaque para o mês de Abril. O jogo dispensa apresentações, então se você não conhece é porque ainda não saiu de um BURACO ou simplesmente não é o seu tipo de jogo.

Jogado 3 vezes no BGA com o time de elite: Djow, Lanzen, Marcius e Arthur. Partidas ferozes em que eu senti rivalidades sendo criadas, a treta saindo da tela e me enchendo o peito com o sentimento “ai, que jogo bom”.

No geral, nós sempre apanhamos para o Marcius. Em algumas ocasiões, eu e o Djow subimos ao pódio. O Siri, foi posto uma arma na cabeça dele para que ele jogasse, nós o obrigamos. Como ele não lembrava as regras acabou penando no balanceamento das pontuações MAS SPOILER está subindo. Sinto que estamos nivelando no entendimento do jogo, o que torna cada partida melhor do que a anterior. Jogando com a turma que eu fui entender porque abrir com um rei e um comerciante pode ser uma abertura muito padrão. A perseguição pelos tesouros não pode ser uma cruzada incansável, pois você acaba ficando suscetível a porrada e seus pontos sobem lentamente. Ih, precisaria de uma vida jogando isso para entender. Não tenho o tempo, só vou jogar e me divertir kkkkk.

Em resumo:

Marcius => Kasparov em seus melhores dias. Ganha muitas com sobra, trata a gente como criança e tem ar de veterano.

Djow = > Magnus Carlsen só que se perdesse mais pro Supi. Se olhar a foto do Djow na Ludo você verá as semelhanças (ou não).

Arthur => Hans Niemann. Venci, mas não sei explicar como e dei a entender que sou trapaceiro.

Siri => Siri ❤

(Não jogo xadrez. Toque soda cáustica em mim caso o perfil dos jogadores não conduza com a realidade.)

Retornando a normalidade, vamos ver a movimentação jowzistica do mês.

Acervo

- Color Addict (Troca com Leo)

Compra de oportunidade que foi jogada só uma vez com adultos ainda por cima, então não impressionou muito. Ofereci para o Leo caso ele queira adicionar ao acervo da escola, que lá sim, vai brilhar.

- Fibonachos (Troca com Leo)

Comprei naqueles rompantes de querer mais uma vazinha! O resultado foi o mesmo de outras vezes: vendi antes mesmo de jogar por preferir só ficar com o que já tenho e que a família já sabe jogar.

- Arboretum (Troca com Leo)

Esse é daqueles casos curiosos de um jogo que eu sempre quis, comprei no lançamento (que ocorreu 3 anos depois do anúncio), joguie umas 3x e ficou parado. Jogo não é ruim, só acho que foi o timing para o que querer e ter, pois quando chegou acabou sobrando.

+ Diamant (Troca com Leo)

O Retorno do Rei (do push your luck). Léo já esgotou o jogo por lá, então me ofereci para pega-lo de volta. Em breve, com a mini expansão que adiciona mais tempero ao jogo.

+ Cartógrafos (Troca com Leo)

Esse jogo eu NUNCA imaginei ter, e atualmente até desconsiderava ter qualquer roll-and-write. Da primeira partida com recepção fria, a segunda que gostei menos ainda. Depois as partidas com a Família Polenta que melhoraram demais o jogo pra mim, e uma súbita vontade de jogar mais e mais… do nada o Leo me oferece. Aceitei o deal na hora!

+ Cartógrafos Map Pack 1, Promos e Blocos (Internet)

Assim que jogamos as primeiras partidas do jogo base eu vi que precisaria de novos blocos, e promos nunca são demais. Difícil achar essas promos e mapa!

A expansão dos mapas veio para caso enjoe do jogo base (por enquanto não chegamos nem próximos disso).

Jogatinas

Marco Polenta II (2x, Novidade): Só tinha jogado online e já havia gostado bastante, essa foi a primeira partida física com Samara e Polenta. Sasa levou com 2 pontos só de diferença. Eu fiquei lá atrás porque não gosto de fazer pontos (by Marcius)

Depois o Cadu chegou e jogamos mais uma. Ele deu volta na pontuação da própria Mãe.

Ambos os vencedores jogaram com a moça das que ganha jades. Seria ela roubada?

Nota 9: mesma nota do MPI, mas esse II é mais solto e da sensação de ter feito mais coisas (por viajar mais). Passa o sentimento de jogo completão, sem necessidade de expansões, e sem ter regras em excesso. Deliciiinha direto da Itália.

Innovation (1x): Em duplas, foi muito divertido eu e A Esposa (atualizado por sugestão do FCL84) VS Siri/Nael. A busca por poder foi a ruína dos nossos oponentes, que perderam na compra de uma carta nível 10 que gerou algum efeito maluco. TOP DECK, TOP JOGO.

Yunnan (1x): na sequencia, foi hora de chutar os amigos e gerar ódio (no Siri vingativo). O jogo é bom, mas eu sou muito ruim no planejamento, começo me achando grandão e depois é só derrota. Me divirto muito, mesmo sendo manipulado por todos na mesa kkk

Usamos o modo avançado onde o jogo não termina ao se fazer 80 pontos, então o score final do vencedor deu uma volta em mim (240 pro Nael). Não sei se erramos algo ou o jogo muda dessa forma.

Encontro com THT e BG3

Conspiracy: Abyss Universe (1x, Novidade): com Cadu, Alisson e Alicia. Começando o domingão com esse joguinho de carta dos primos que veio numa caixa misteriosa.

Fiquei surpreso com a qualidade do bicho, com regras simples e tempo na medida, me lembrou a interação do Sea, Salt and Paper (mesmo autor) pela marcação no draft. Só acho esquisito para embalhar as cartas quadradas, mas segue o jogo.

Nota 7: bem simples e bonitão, caixinha de metal é um semi-luxo. Única coisa do Abyss grande (e chato) é a arte e o acúmulo das cartas por tipo no draft. Jogaria mais FROUXO.

Santa Monica (1x, Novidade): esse foi a melhor surpresa do encontro, outro jogo da tal caixa misteriosa dos primos. Com Cadu, Alisson e Polenta, que já havia jogado e nos explicou as regras.

O jogo era um mistério até então, achei que era um roll and write ruim, ou um Dixit sobre praias. Quando a explicação começou, me deu aquele comichão que indica que Lá vem coisa boa! Adorei a simplicidade mecânica (draft aberto) e posicionamento dos meeples, além da montagem da sua própria pontuação baseada nas cartinhas pegas.

Nota 8: só coisas boas aqui: você é responsável por escolher as cartinhas, posicionar elas e os meeples para gerar mais pontos com as formas de pontuar que você mesmo escolheu. Arte bonita e o tabuleiro da galera vai crescendo e ficando bonito e satisfatório.

Munchkin Dungeon (1x, Novidade): Com Siri Vingativo, Cadu Agoniado e Alisson dono do jogo.

Aprendemos as regras rapidinho e pegamos o loop do jogo em poucas rodadas. Jogo simples de invadir masmorra para ganhar XP e Itens e tentar chegar no chefão. Quando você morre, volta ao início da masmorra. Isso lembrou o gênero de videogames rogue-like (morre e volta-morre e volta)

Senti um certo cansaço do meio do jogo pra frente, parecia muito repetitivo ficar jogando as cartas de take that nos amigos. O espirito Munchkin estava ali presente, mesmo que o Eric Lang tenha tentado se distanciar.

Ufa! Poderia ter sido muito pior.

Nota 6: produção massa com miniaturas gigantes e caricatas. Turnos com pouco downtime, mas todos tem que estar ligados para girar rapidinho. Combate esquisito, parece que faltam dados para ajudar nos cálculos. Não compre pelas piadas, elas acabam na primeira vez que a carta é jogada.

Renature (1x, Novidade): mais um da caixa surpresa dos primos. Com Polenta e Alisson, que explicou as regras certinho, mas cagou feio o setup, então partida deve ter durado 1/3 do tempo real. Foi a única que venci no dia, então sem problemas.

Bem equilibrado na mistura de planejamento, tática e interação. Boa dose de sorte nos dominós, meio-remediada pelo animal curinga. As nuvens permitem jogadas dignas de replay nos melhores momentos pós-partida.

Nota 7: dominó (sorte!) + Mexica (mesmos autores) + tabuleiro pessoal (não comum nos jogos dos autores). Bonito na mesa e diversão das boas, bem interativo e furação de olho no estilo que a família alemã gosta.

Wandering Towers (1x, Novidade): xodó do ultimo-mês-da-ultima-semana na Casa dos Polenta, mais um Kramer/Kiesling na área.

Um jogo bem diferentão, com essas torres lindonas voando para todo lado. É impressionante como tudo é feito de papelão e empilham perfeitamente!

O jogo é caótico em 3p, imagino em 6p!

Nota 5: A sorte de cartas e dados não me empolgam pois torna tudo meio caótico. Além do fator memória do paradeiro dos meeples, que para mim gera uma dificuldade a mais. Ao menos é bem curtinho e bonitão.

Também joguei É Top!?: Mais Variedades (Novidade + ou -) e LHAMA Festa com Alicia e outras pessoas entrando e saindo no meio da partida. Nas outras mesas rolaram Quacks, Klask e outros que ninguém anotou.

Lords of Waterdeep (2x, Novidade): jogo velho é jogo bom, diziam os Antigos Djows, e LoW segue exatamente por essa linha. Poucas mecânicas, sem confusões malucas ou exceções nas regras. É só colocar um boneco e passar a vez.

O jogo cheira ao seu tempo, pois a interação é bem arcaica, basicamente take that gerais ou com alvo, mas não ofende.

Acho que gostei mais porque eu venci uma partida! kkkkk

Nota 8: alocação de trabalhadores das mais simples, e simplicidade é muito bem-vinda as vezes. Fácil de ensinar, partidas rapidas, combinhos nas entregas das quests. Nada para reclamar.

Cartógrafos (7x): Me recordo de anos atrás quando o Israel, ainda no Brasil, trouxe a cópia emprestada do Leo (que virou essa minha) para jogar aqui e eu achei bem meia boca. Quando joguei Cartógrafos: Heróis do Cadu ano passado, voltei a perceber o potencial e como eu julguei errado esse joguinho.

Ao pegar essa cópia, joguei todo final de noite por uma semana uma partidinha acirrada com A Esposa. Ele se tornou nosso jogo curto favorito para terminar o dia de forma confortável. Variamos entre lápis do jogo (meio ruinzinho), lápis aquarelável, giz de cera e caneta hidrocor, competindo pelo desenho mais caprichoso.

A interação com o desenho dos monstros foi bem recebida e a variação de pontuação trouxe sempre um desafio novo. O Modo solo foi ótimo, para mostrar que eu realmente não sei o que estou fazendo, mas da uma vontade de jogar mais e mais até ficar bom!

E assim o jogo que já foi medíocre, agora é genial!

Nota 10 (era 8 e antes era 6): Melhor coisa-and-write. Desafio quem achar/criar um melhor. O jogo ri das suas escolhas ruins, e ele te premia por jogar mais e aprender os macetes das boas jogadas. TOP jogo para terminar a noite numa quarta-feira com a esposa.

--

--

Cássio Nandi Citadin
Spiel des Djows

Cooking at @slowjow_bbq | Playing offline on https://www.instagram.com/spieldesdjows | Guitar with P.O.P Passarinho do Olho Preto | Former Software Developer