Holambra Extravaganza — Outubro/2023

Cássio Nandi Citadin
Spiel des Djows
Published in
12 min readJan 13, 2024

Conteúdo oferecido por Leão Livros. Use DJOW5 para ter 5% de desconto na loja toda.

Acervo

+ Trapwords (Presente do Marcel)

Que aniversário bom foi esse que continua rendendo presentes semanas depois. Diz o Marcel que era para ter chego a tempo de ser jogado na festinha, já que cabe um mundaréu de gente, e melhor: é JOGO EM TIMES (minha nova tara). Vlw Galego!

+ Jow Company (Alquimistas)

Aquisição que parece uma péssima idéia (Mage Knight Feelings). Jogo pesado, tema sensível, tempo de partida gigante, semi-coop, negociação, 6 jogadores. Não importa, aqui é #ColeFag, o cartão de crédito que lute!

+ Mapa Brazil Power Grid + Deck Power Plant 1 (Alquimistas)

Duas expansões baratas que um dia vão sumir do mercado e nunca mais voltar.

+ Promos + Moedas de metal Viajantes do Sul do Tigre (Alquimistas)

Curti o jogo e já mandei vir essas promos. As moedas de metal são excelentes, não pude evitar.

+ Moedas de metal Pax Pamir (Ludopedia)

Poucas vezes usei com tamanho afinco um alerta da wishlist. ESTOU COMPLETO!

Jogatinas

Jowniversário

Como prometido no ultimo relato, agora sim, vamos as comemorações dos 36 anos desse jovem velho que voz fala.

Foram uns 26 convidados para um dia de jogos aqui no meu AP. Muita comilança, bibida, mas principalmente, diversão.

Eu joguei poucas coisas, porque como host, era melhor ficar off e ir servindo e vendo se todos os copos e barrigas estavam cheios

Uma surpresa foi o Menino Arthur fundar o Fã Clube Spiel des Djows. Saca essa camiseta dele.

Estranho no Ninho (Novidade, 1x): esse foi o Cadu que ensinou pra mesa completa. Curti o conceito, e fico admirado do Rodrigo Rego sempre aparecer com uma nova forma (divertida) de brincar com trivias.

Nota 7: O rei da trivia mandou bem novamente, com um esquema de votações, uma espécie de blefe, e tudo bem simplão de sair jogando.

Hanabi (2x): na mesa de jogos leves, ainda consegui jogar umas duas partidinhas desse clássico. Marcel e Esposa acompanharam. Sempre jogamos no modo hard, ou seja, é tudo ou nada, não tem pontuação intermediária. Sensação boa de jogar um coop realmente difícil. Perdemos as duas partidas.

Pescado Novo (Novidade, 1x): achei meio fraquinho, parecia depender 100% de sorte. Na vez do Cadu ele simplesmente fazia um pescado e eu e a Samara ficávamos olhando passivamente. Não entendi o que fazer pra evitar que alguém jogue muito melhor.

Seria a variante avançada o pulo do gato (ou do salmão) pro jogo ficar bacanudo?

Nota 5: pareceu apenas pura sorte, não entendi como usar as cartas de forma a evitar os oponentes pontuarem (como interagir?). Variante avançada será que melhora?

Yokohama (1x): inédito jogar esse sem o Siri (dono do jogo) na mesa. Passamos as regras ali meio juntos, ensinando o Bob, que revelou NUNCA ter jogado, uma heresia.

Jogão, como sempre. Mas senti a pressão de jogar, ajudar com as regras e receber pessoas na festa. Nesse momento uma nova galera havia chego e aberto uma mesa gigante com É Top!.

Viajantes do Sul do Tigre (Novidade, 1x): tava muuuuito afim de botar esse na mesa, e foi só a casa esvaziar que achei o grupo perfeito para estrear o jogo. Polenta, Bob e Arthur foram os guerreiros que aceitaram viajar pelo Tigris & Euphrates. Infelizmente, o Menino Arthur teve que sair aos 74% da partida para não perder o ônibus.

Honramos o Menino finalizando a partida com todo mundo moído cerebralmente. Foi bem pesadinho, e a contagem de pontos mesmo, foi um jogo a parte. CADE O BLOCO DE PONTUAÇÃO?

Nota 8: Tive uma ótima impressão inicial, de um jogo redondinho, que deixa poucas dúvidas depois que você entende a iconografia, e que roda com turnos rápidos (1 ação apenas por jogador).

Em outras mesas rolou Texas Showdown, É top!, Troyes, Pax Pamir, Passa-Palavras, ICECOOL e diversos outros que eu nem vi acontecer.

Jogando com A Sogra (Aniversário da Noiva)

Na semana seguinte foi a vez da Noiva fazer sua festinha, e teve DOIS DIAS DE COMEMORAÇÃO! É só pra quem pode (ou tem pais separados).

Azul Mini (3x): ensinei as regras para A Sobrinha, A Cunhada e A Sogra, e lá fomos por 3 partidas divertidas.

A Noiva gamhou todas por MUITO.

A Cunhada já queria estratégia no meio da explicação. NÃO GENTE, NÃO!

A Sobrinha gostou, acompanhou certinho, jogando até melhor que eu.

A Sogra, foi um caso a parte. Até então ela só tinha jogado Pega em 6 (e gostado). Mas com Azul ela PEDIU pra jogar, PEDIU pra chamar ela outras vezes. E com as sérias dificuldades mentais que ela tem passado (TDHA hard, bipolaridade), foi MUITO MASSA ver ela debruçadinha sobre o tabuleiro tentando pensar na melhor jogada. Eu quero mais disso!

Nota do isR34L: É ai que o hobby brilha! Bom demais o relato.

Dobble Connect (1x): em 5p, jogamos esse com umas gambiarras na divisão dos grupos. A Sogra achou graça do jogo, mas ela não conseguiu acompanhar. Achou mais apropriado para crianças, e ainda disse que prefere Azul.

Jogando com O Sogro (Aniversário da Noiva II)

Texas/Zelda Showdown (2x): eu NUNCA imaginei que meu sogro fosse jogar algo, sempre de cara fechada quando convidava, além daquela aversão old school a jogos, clássicas dos antigos anciões. A história contada na família é que num momento de raiva com as filhas, ele chegou a passar com o carro em cima do SNES delas. SENTE O NÍVEL DO TRAUMA kkkkk

Mas aqui acho que rolou influencia da namorada dele, que gosta de um carteado. E esse Texas Showdown rodou que foi uma maravilha, com mesa cheia (Cunhada e Namorado estavam também).

Foram duas partidas de 30 min cada, todo mundo engajado, bom nível de gritaria que só um trick-avoiding fornece.

Será que vou dar nota NOVE para um mero carteado?

Azul Mini (1x): Galera vazou e tivemos a presença ilustre de Marcel e Esposa. Vieram por PENA porque, pois exceto a família, mais nenhum convidado compareceu a essa festinha da Noiva lol

Passadas as regras, eles atropelaram a gente. A Noiva que sempre vence teve que segurar a bravata pra outra oportunidade.

Isle of Skye (1x): eles já conhecem o jogo base, então apresentei a expansão Druids. Marcel levou a taça novamente, uma máquina de montar cidadezinha escocesa.

Sasa e Celinho

World Wonders (2x): dia de conhecer o hype da semana com Samara e Polenta. Levei as duas partidas, o que indica que tem algo errado nas regras lol. Mas o jogo é bom hein, curti!

Dia das Crianças

Tiger & Dragon (1x): começamos na casa do Polenta com uma partida em duplas. Só derrota pra gente, Cadu e Siri brilhando no poder dos animais orientais.

World Wonders (2x): Bruna e Felipe aprenderam e jogamos duas seguidas. EITA QUE JOGO BONZINHO HEIN.

Scout (1x): em 5p filler sem erro.

Speed Cups (3x): já com o celebro moído, fui na casa da Sobrinha dar o presente dela. Ela já quis estrear e jogamos apenas nós dois, e definitivamente não jogo pra 2p.

Essa edição da PakiToys cabem 6 jogadores, em vez de 4 da PaperGames.

Domingo no Polenta

Quacks FULL (1x): mesa cheia e todas as expansões disponíveis na casa Polenta de Jogos. 57min de um ótimo push your luck.

Bohnanza (1x): esse fazia tempo, foi mais de 1 hora de partida frenética, suador. Cadu quase saiu dando na nossa cara. ISSO É DIVERSÃO!

7 Wonders: Arquitetos (1x): Aquele jogo democrático, cabe todo mundo, todos se divertem.

Ark Nova (1x): aquela ark novinha só pra tomar um coro do Polenta.

Papayoo (1x): Dona Stela levou todos os negativos na primeira rodada, o que gerou risadas infinitas. Comecei a curtir mais esse no ponto de vista de party game.

Take The A Chord (1x): Israel já estava no Brasil, mas ele não tinha aparecido ainda, porém, alguns jogos que ele trouxe já estavam em nossas mãos.

Eu e Cadu morremos para aprender, mas conseguimos vencer as regras. Jogamos com Polenta e Siri. Todos entraram no tema, com Blue Train tocando no fundo e cada carta jogada tinha um sonzinho de trompete.

Nota 8: vaza mais temática já criada por um japonês do Japão.

Tichu (1x): encerrando a noite com o MAIOR CARTEADO do mundo? Talvez.

Na empolgação do jogo anterior, tentei ensinar o que eu sabia sobre Tichu sem ter se quer jogado antes. Foi meio truculento, mas aprendemos. Todo mundo saiu com gostinho de quero mais. Cadu Guerreirinho fez altas jogadas com uma mega sequencia, teve bomba, foguetes e SUPER TICHU mal feito.

Nota 8: um jogo sobre desmontar a mão do adversário. Quem sabe fazer, sabe, quem não sabe, só admira (eu)

Noite do casal

Viajantes do Sul do Tigre (1x): ensinei as regras para A Noiva no dia anterior, repassei por cima na hora do jogo e lá se foram em 2 horinhas… pesado. Ela me tirou um pouco da paciência perguntando 8932 vezes a mesma coisa, então foi uma boa desculpa pra rushar o fim do jogo na trilha da caneta.

Rodou bem em dois, principalmente porque os turnos são rápidos. A marcação fica bem forte no tipo de carta que cada um quer pegar.

Aniversário do Cadu Guerreirinho

Cartógrafos: Heróis (1x): esse foi presente meu para o Cadu, e já foi pra mesa na hora com as regras que eu tinha de 2 anos e meio atrás do Cartógrafos original.

Fomos de setup básico do jogo e foi melhor do que esperava. Lembrava de ter achado Cartógrafos meio sem sal, mas parece ter sido coisa de momento. É divertido, rapidão e cheio de decisões legais. Seria meu jogo de escrever favorito?

Eu ensinei e venci, algo não estava certo.

Nota 8 (era 7): excelente tetris de pintar

Rat-a-tat Cat (1x): fiquei sabendo que esse é o jogo em que Sirvam o Rei se baseou. Prefiro esse por ser mais simples, mas não são jogos que vou pedir para jogar de qualquer forma.

Nota 5: jogo simples e rápido, com boa dose de sorte e algum uso de memória.

Stella (1x): partida muito divertida, mas o jogo não é do meu tipo. Uma hora cansa estar tentando explicar e contar histórinha pra turma.

Nota 6: produção e visual fantásticos, mas não é meu tipo de joguinho.

Endless Winter: Paleoliticomen (1x): Bob chegou e foi capturado por mim e pelo Polenta para uma partidinha mais pesada. Os caras voaram e eu fiquei com metade dos pontos do Bob-Vencedor.

Mas é um joguinho bom, só que chego a conclusão que tem que fazer um pouco de tudo, e não só focar como eu estou tentando nas ultimas partidas. UM DIA EU VENÇO!

Tiger & Dragon (1x): rolou Bob/Cadu VS Djow/Nicote (amigo do Cadu). Que partida divertida, e fazendo sons de golpes de filmes de artes marciais melhoram ainda mais o clima.

Nota 8: é baralho mas não é, é domino mas não é…

O Retorno dos Primos + Chegada do Israel

Finalmente Israel aterrizou na Cidade Azul. Enquanto ele recebia as visitas dele na MINHA CASA, eu recebi os primos na sala.

Nota do isR34L: Realmente, isso aconteceu, o que foi pitoresco no mínimo (risos). Na moda dos reality shows, um dia teremos o Huis des Djows como programa, esse foi o test-drive.

Foi muito jogo, muita coisa acontecendo (novo bordão: “fala baixinhoooo”), me perdoem se esqueci de algo.

Beavers Creek (1x): Explicação do Nael, over-gabaritada para o tipo de jogo. A primaiada adorou.

Speed Cups (1x ou 15 minutos sem parar): cópia da familia Polenta. Adulto e criança brincando junto, demais!

Salada de Pontos (1x): cópia da família Polenta também. Até a prima de 7 aninhos jogou, no final estava recomendando combos para os adultos. Já compraram uma cópia!

Cascadia (1x): o mais pesado do dia (!), uma delicia de jogo. Rodou rapidinho e os primos captaram a essência do jogo mesmo não tendo paciência pra ouvir a explicação completa (5 min lol).

Marrakech (1x): Israel e Felipe caíram nessa partida de um divertido family. Muito bom pelo tempo, não ofende e ainda tem uma interação legal.

Bandido (1x): esse foi vitória esmagadora na primeira, então fomos para segunda, que começou a degringolar quando O “fala baixinho” (4 anos) começou a jogar junto. Acontece. Me divirto numa partidinha sem compromisso.

Só Uma (4x): os primos foram pra casa e rolou esse jogo premiado com A ELITE DO BG tubaronense. Jogo genial, até com gamer chato fica divertido, e mistura bem os publicos. BAGO BAU.

Holambra Extravaganza

Oficialmente, o primeiro dia exclusivo do Israel com todo o Boardbarão e full jogatina com os jogos que ele trouxe na mala.

In Front of the Elevators (1x): de manhã cedo, Felipe chegou cedo e lá fomos entrar num elevador. Jogo bem relax, interativo e leve.

Nota 6: um jogo sobre educação civil básica para filas em geral. Coisa de oriental, no Brasil ninguém entende do que se trata.

Order Overload: Essen (4x): coop em 3 foi fraco, ai fomos para o competitivo que brilhou.

Nine Tiles Extreme (1x): setup difícil para os lerdos, mas partida rapidinha.

Nota 6: dobble feelings. Nem todo jogo da oink é uma explosão de cabeças

Take The A Chord (1x): Felipe e eu ensinamos o Israel e brincamos de improvisar no Jazzinho.

Viajantes do Sul do Tigre (1x): pausa para apreciar o presente que o Israel me deu mês passado no aniversário. Fui obliterado, e ficou aquela vontade de jogar mais uma. Tô curtindo o joguinho.

Order Overload: Essen (1x ou 40 min): a noite com 7 cabeças o modo Coop desse brilhou muito. Momentos excelentes como dizer o nome da carta que está na sua própria mão e perceber que acabou de se matar (Insider Black).

Newsboys (1x): Samara ensinou e jogamos mais um japa-jogo. Esse achei fraquiiiinho. A rolagem de dados ultra amigável demais, cheia de re-rolagens, e enfadonha (rolar toooodo turno. Me cansou. Jogo ultra-xuxu.

Nota 5: muita rolagem de dados e decisões que não parecem ter grande impacto

The Great Dalmuti (1x ou 50 min): conheci esse novo querido da galera. Um carteado que não tem grandes mecânicas, nem objetivo final. Só se joga e joga e repete e zaz. Bizarro (divertido uma partidinha).

Nota 6: até jogo se não tiver outra coisa melhor para fazer.

É tanto jogo, tanto jogo, mas TANTO JOGO, que dividimos os relatos em 2 partes. Preparem-se para MarciusCon 2023.

--

--

Cássio Nandi Citadin
Spiel des Djows

Cooking at @slowjow_bbq | Playing offline on https://www.instagram.com/spieldesdjows | Guitar with P.O.P Passarinho do Olho Preto | Former Software Developer