Magic Maze on Mars: O On Mars que diverte.

Israel Fonseca
Spiel des Djows
Published in
4 min readJul 17, 2023

Vocês sabem que me frustrei com o On Mars do Lacerda, e parece que já dei algum spoiler no título sobre o que achei desse aqui. Vem comigo.

Tema: chegamos em Marte, mas nossa nave está ficando sem oxigênio. E o pior: as colônias não estão funcionando para nos receber! Temos que usar os robôs para construir tudo e preparar a chegada antes que nosso oxigênio acabe.

O Contexto

O famoso Magic Maze (que já até existiu) no Brasil, é um jogo que sempre tive preconceito no talo: jogo em tempo real e de destreza. Meu amigo que é euro hardcore, veio dizendo que se divertiu demais com o jogo (para o meu espanto), e acabei experimentando. Spoiler liberado: gostei tanto, que até fui buscar a minha cópia e acabei descobrindo a edição On Mars, que não só tem um tema mais atrativo para o meu gosto, como também é a versão que condensa o jogo original + expansão em um jogo só, e com algumas mudanças mínimas para deixar a experiência mais "direta". Esse é o resumo, mas te acalma que tem ressalva, falarei disso depois.

O objetivo é levar os recursos de um ponto a outro do mapa, o que permite explorar novos tiles (colocando mais tiles) até que sejam encontrada as colônias. Após isso, temos que levar os recursos para os lugares certos para de fato construir as colônias e em fim trazer os astronautas antes que o tempo acabe. Isso tudo sem comunicação, apenas batendo o pino vermelho na frente de algum jogador.

O Bom

  • Certificado para agradar Jogador Hardcore e não-gamer. Eu rachei de rir em várias situações. A comunicação restrita com o desespero do tempo passando na ampulheta, com jogadores batendo na mesa para tentar indicar quem deve fazer algo é uma combinação majestosa. Não é para os fracos de coração!
  • Setup e Explicação sussa. É quase só botar na mesa e sair jogando. O bom é que o jogo é uma campanha de 5 mapas, e basicamente as novas regras do jogo vem aos poucos, então você não precisa explicar TUDO. Além de que, na missão 1 a comunicação é liberada então é realmente possível jogar e aprender ao mesmo tempo.
  • Joga em 6P: A contagem mística, que é difícil de ter jogo "com um pouco mais de sustância" (ênfase no "um pouco mais"). Certamente um bom jogo para ter ali na reserva, para aquele momento que sempre aparece e não temos nada para oferecer, até por que o jogo é ainda melhor com a mesa cheia.

O Ruim

  • Tenho a impressão que "inevitavelmente vai enjoar". Em certa medida eu diria que já enjoei, mas meio que parece algo inerente da experiência. Da mesma forma que um jogo da série Exit tem uma longevidade definida, esse aqui também tem. Seja por ter terminado a campanha ou por ter já jogado bastante.

O Cinza

  • Magic Maze original pode ser melhor. O meu amigo que me apresentou o original não conseguiu jogar o novo, pra ele nem sequer era divertido! Fiquei impressionado e até tentamos conversar um pouco sobre isso. No caso dele, além de não curtir o tema, a nova versão muda as regras de movimentação. Não gosto de explicar regras nos artigos, mas só para entender: ambos os jogos partem da premissa que jogadores específicos são os únicos que podem fazer um determinado tipo de movimentação, por exemplo, o jogador X só pode mover personagens para a esquerda. No On Mars, isso foi trocado por cores, ou seja o jogador X pode mover um recurso apenas na rota verde. É uma mudança sutil, e pra mim até mais interessante (já que a rota verde pode ir para qualquer direção, então você sente que tem mais significado), porém para quem tem problema de visão (como é o caso dele), isso pode acabar gerando um esforço extra que te distância da verdadeira diversão do jogo (resolver o puzzle, com time limit e sem se comunicar diretamente). Fica o alerta.
  • Claramente não é pra todo mundo, já que pode ser BASTANTE estressante. Vi gente parando de jogar, mesmo se divertindo, pois não estava dando conta da pressão. Então tome cuidado. Essa versão é até um pouco melhor nesse aspecto, já que você pode (até acho que é a regra oficial), em vez de apontar quem "deveria fazer algo", você aponta para "o que deveria ser feito". Essa impessoalidade pode ajudar, mas pra mim a abordagem original é melhor.

O Cru

Visões cruas sobre características do jogo, independe de opinião.

  • Sorte: Compra de tiles as escuras.
  • Mitigação de sorte: Não.
  • Interação: Co-Op, praticamente todas as suas ações afetam todo mundo.
  • Curva de Aprendizado: O formato de campanha vai trazer novos elementos a media que as missões forem completas. A primeira partida (15 minutos), provavelmente vai ser o suficiente para explicar quase o jogo inteiro.
  • Downtime: Zero (em tempo real).

Veredito

Selo Spiel des Djows™ para "O melhor jogo co-op em tempo real do Lacerda que não foi feito pelo Lacerda"

Nota 8 (Sistema de Avaliação Spiel des Djows), apesar de sentir que já joguei demais e posso ter enjoado um pouco (+20 partidas), sei que no momento certo eu poderia sugerir ele e seria sucesso. Excelente jogo para quem não tem medo de ter 2000 jogos na coleção, já que pode sempre deixar ele a espreita pra quando quiser desbaratinar e/ou tiver aquela mesa de 6 jogadores e estar esperando a pizza chegar antes da jogatina real começar.

--

--