Mofo Knight, Innovation e Poke — Março/2024

Cássio Nandi Citadin
Spiel des Djows
Published in
8 min readJun 13, 2024

Conteúdo oferecido por Leão Livros. Use DJOW5 para ter 5% de desconto na loja toda.

Acervo

-+ Porta Tokens (Agropecuária kkk)

Fui comprar ração pros bichos e passei pela parte de produtos aleatórios e achei essa petisqueira. De quebra descobri que o senhorzinho dono do estabelecimento é meu primo segundo. GG.

Jogatinas

Terra Mystica (1x): em 5p, aquela partida que alguém te olha torto por 2 horas e você não entende o motivo. No final descobri que bloqueei a Dede (bem sem querer) na trilha do templo e ela ficou PUTAÇA! Por mais partidas assim! kkkkk

GWT (1x): logo em seguida veio esse outro e rolou aquela estratégia do trem muito bem feita pelo Polenta. O Cadu não parava de dizer que é o melhor jogo, que é perfeito, e eu só posso concordar!

Um Noite com Bob (!)

Village + Expansões (1x): Bob veio visitar a gente e trouxe Village a pedido da Noiva. Tive o controle do jogo por muito tempo, segurando o final dele (quantidade de indigentes). Fiz uma jogadinha na prefeitura e fiquei farmando pontos por moedas também. Ignorei a navegação e deixei o mercado de lado. Foquei nas cartas do boteco. Isso tudo me rendeu um quase elogio da Noiva: “nossa, nunca te vi jogando esse jogo bem”. De micro-elogio em micro-elogio vamos enchendo o ego!

Jogo bom demais! As expansões te dão um norte, caso contrário, fica muito sandbox e um pouco sem direção.

GWT Raiz (1x): vitória da Noiva, que saiu lá de trás e conseguiu passar a gente em todos os quesitos. Bob foi pato novamente. VLW BOB pela felicidade que você nos trouxe!

Mage Knight (1x): resolvi voltar a esse depois de um ano que tentei aprender (e passei muito trabalho). Fazer o dinheiro mofado valer, nem que seja para eu me sentir menos mal caso tenha que vender a preço de banana.

Pesquisando sobre “Como iniciar no MK” (ou reiniciar) descobri uma playlist popularíssima na comunidade (Comece aqui). O cara faz o tutorial falando devagarinho, áudio captado na câmera, paciência, demonstra tudo em detalhes e faz o jogo parecer um family game.

Após assistir os videos durante a semana, cai no joguinho solo e tive uma experiência de 1 hora muito bacana, com pouca verificação de regras, e as regras que verifiquei foram melhor entendidas jogando mesmo, em vez de só ler.

O Insert Premium da Bucaneiros, É MUITO RUIM. Parece que eles nunca jogaram o jogo, fizeram só por fazer para colocar no portfólio, feito sem amor algum. Pelo preço, esperava ao menos um pouco de dedicação. Não recomendo!

Siri Day

Cryptid (4x): Almoço com Nati e Chero, vários Cryptid, se deixar vou a tarde toda nele (e raramente venço lol).

Os civis nunca jogaram algo fora jogo da vida ou essas coisas assim, então achei legal não meter um carteado e sim um joguinho com tabuleiro e presença de mesa. Cryptid tem se tornado um ótimo jogo para apresentar o mundo dos BGs a essa turma: pouca regra, partida curta (geralmente 15 min), interação divertida de tentar entender a regra dos amigos, presença de mesa.

Yunnan (1x): trazer pra mesa jogos bons dos amigos é sempre um prazer, mesmo um jogo tão interativo (ou fdp) quanto esse. Joguei uma partida, depois sai, a turma continuou se chutando.

Aegean Sea (1x, Novidade): Após fazer a votação do premio Ludopedia em conjunto com Israel, embarcamos no jogo mais complexo que já brincamos. Israel já havia sofrido, digo, jogado uma vez, eu fui só pela leitura do manual e com vontade de admirar mais um design do nosso amado Carl Chudyk.

Depois de 2 horas e meros 11 pontos, ficamos com a cabeça zonza e desgaste nível largados e pelados após 20 dias sem comer proteína. Ficamos com gostinho de explorar mais o design, mas online ficou duro demais. Vamos tentar online no futuro.

Nota 8: jogo bigorna, pesado e difícil de mover (as peças). Demora para pegar no tranco, depois fica igual no começo kkkk. Jogo duríssimo!

Mage Knight (1x): mais tutorial, mesmo tempo de partida, mas sem olhar o manual dessa vez. Fui de 18 para 35 pontos. Apesar de mesmo tempo de jogo, senti que joguei mais, fui mais longe, fiz mais coisas. Estava sempre a frente do timer do bot. Me arrisquei mais em busca de Fama/XP e tive turnos muito legais, cheios de boas jogadas. A diversão tá vindo!

Mage Knight (1x): outro tutorial (medo de jogar uma partida normal e passar 3 horas sem eu perceber), 45 pontos, mais 10 minutos de partida em relação as anteriores. Os pontos vieram de batalhas com múltiplos oponentes, que foi o aprendizado dessa partida e também onde o AP comeu solto.

Curtindo mais a cada partida, o puzzle que tanto se fala desse jogo é real, você te que olhar as suas carta, as manas disponíveis, as unidades, as habilidades e dali tirar o melhor proveito, e as vezes a única forma de vencer sem sair destroçado pelos bichos. Parece existir um equilíbrio escondido ali por detrás que faz as coisas todas terem sentido na hora de rolar o combate… não sei, posso estar viajando com dor de cabeça de tanto pensar na ultima jogada kkk

Noite com Polentas

Hansa Vinhonica (1x): o vinho em excesso gerou muita gritaria. Destaque para os 30 pontos de chavinha do Polenta (metade da pontuação final dele).

Só Uma (1x): que jogão, A Noiva brilhou, não acertava nada. dificuldade em concatenar 2 palavras das dicas, se fosse um jogo com infiltrado/traidor, ela seria vilã com certeza. Esse jogo é muuuito bom!

Mage Knight (1x): mais um tutorial (mi descurpi!), dessa vez com as peças de campo aleatórias ao menos. Já senti a variabilidade enorme só com essa mudança. Já de cara, em vez dos tradicionais Orcs jaguara, veio uma torre de mago. Entrei nela e fui açoitado por um mago de fogo brabo. Sai com o entre as patas e aprendi que quando se é derrotado nessas invasões, você volta de onde partiu (é expulso do local mesmo!). Fiz menos pontos, indicativo que o jogo pode ter bastante variação de acordo com o que sai no início do mapa e as decisões (ruins) que tomamos.

Mage Knight (1x): dessa vez em 2p, com A Noiva. Cenário tutorial (de novo! kkk) e eu no modo explicativo. Nunca ensinei as regras, e deus me livre ficar 1 hora palestrando. Já comecei mostrando como usava as cartas e como andava. A Noiva capturou a ideia e foi direto para onde poderia ganhar mais XP (pontos finais).

A partida durou umas 2 horas e meia, mas foi dividida em duas partes (um pedaço a noite, outro na manhã seguinte). Ela venceu por muuuito, indo nos locais que rendiam mais XP barato e upando o deck, enquanto eu fui em bichos mais fortes e fiquei com o baralho todo zoado (e fiquei surpreso de conseguir gerenciar o dano ainda por cima).

Ambos curtiram a experiencia, mas principalmente eu achei muuuuito fácil de ensinar. Muito mais do que de aprender do livro de regras. É um jogo pra ser passado assim, jogando e levando pela mão, e não explicando 2 horas de regras.

Nota 9: foi duro aprender, mas agora o jogo está fluindo e a vontade é jogar mais, ver coisas diferentes acontecendo, novas cartas de unidades, magias, raros artefatos aleatórios, tudo isso para aprender a usar e combar com o personagem/cenário. Delicia! (isso só com o tutorial kkk)

Love Letter do Thanos (3x, Novidade): em meio a um churrasco delicioso na House of the Polentas, aprendemos rapidinho e estreamos essa cópia do Siri/Arthur. A Noiva foi o primeiro Thanos, ganhou estalando os dedos com panca de vilão do multiverso e adorou o jogo. Depois eu e Cadu fomos o Thanos e foi derrota estilo End Game (!). Ficou gostinho amargo,

Nota 7: O mais diferentão dos Love Letters, talvez por isso, o menos bom.

Em Busca do Planeta X (2x, Novidade): Quando os astros se alinham (!), Thiago convoca eu e o Siri para uma jogatina diurna.

Duas partidas, uma para eu aprender, e outro para eu decidir que não tenho capacidade.

Produção massa, bem temático, mas achei pesadão. Uso do app é okayzinho, preferia não ter que sair do papelão e ir pro digital o tempo todo.

Nota 6: Esse passa do limite-Cryptid, que é o limiar para eu conseguir acompanhar uma dedução sem passar mal. Os vários níveis de dificuldade talvez facilite os menos dotados de intelecto (como eu).

World Wonders (1x): sobrou um tempo, fui no armário do Thiago e trouxe o único jogo que caberia no momento. Nada como abrir uma caixa e tirar diversão dela sem precisar olhar o manual.

Sexta-feira do Poke

Yunnan (1x): com Siri, Bob, Nael e A Noiva quis participar da primeira partida da sexta-feira Santa. Jogo duro, muito chute, muita interação. Comecei pegando influencia e chutando a galera, mas em determinado momento tomei uns chutes fortes do Siri, que me deu um olhar cheio de ódio. A justificativa dele era que eu chutei ele no começo da partida. TA BOM JOW, SOMOS TUDO AMIGO BLZ?

Jogão!

Innovation (1x): Siri saiu então fomos de Innovation em duplas. Não deu pra terminar, mas foi considerada vitória minha e do Nael por muito, pois a outra dupla estava incapacitada de fazer qualquer coisa. Jogaço!

Innovation (3x): No domingo Siri voltou e jogamos 3 partidinhas em 3p. Uma melhor que a outra, entre 40 e 20 minutos. QUE JOGO SENHORES!

--

--

Cássio Nandi Citadin
Spiel des Djows

Cooking at @slowjow_bbq | Playing offline on https://www.instagram.com/spieldesdjows | Guitar with P.O.P Passarinho do Olho Preto | Former Software Developer