Periodic — A Química do Papelão

Israel Fonseca
Spiel des Djows
Published in
3 min readJul 9, 2024

Esse é um review ainda mais curto que o nosso padrão, já que ele foi feito originalmente para o Instagram. A propósito, siga a gente lá! https://instagram.com/spieldesdjows

Talvez você consiga comprar uma cópia usada na Ludopedia pelo preço de uma casa de alvenária (apenas através de importação você consegue esse jogo).

Esse é um jogo família/gateway em que jogadores correm para alcançar elementos específicos na tabela periódica. Recebemos esse jogo de graça pela Genius Games então, você poderia considerar que esse é um review comprado… até ver a nossa nota. xD

A Genius Games deu total liberdade para escrevermos como quisermos, e darmos a nota que quisermos, então isso por si só já é #respect e vale a pena dar uma olhada no catálogo dela.

O Bom

  • Setup fácil. Não tem um monte de embaralhamento e se agrupamento de pecinhas.
  • Para um jogo tão simples, tem até espaço para combos que te dão múltiplas ações em um turno. Da pra se sentir esperto.
  • Componentes bem produzidos: cartas e tabuleiro de boa espessura, caixa sólida. Tem um manual acessório explicando a ciência por trás do jogo, que agrega um valor nerd bacana. TOP™.

O Ruim

  • Comparado com outros jogos da Genius, esse certamente não é o mais bonito. A usabilidade é boa, mas o jogo visualmente é tão chato quanto aquela tabela periódica pendurada na sala de aula. Basicamente é só uma tipografia básica e umas cores em cima.
  • Mesmo que seja um jogo de corrida, o nível de interação é mais baixo do que eu gostaria.
  • O jogo é bem “solto” para o meu gosto. Eu gostaria de mais restrições de movimento e talvez mais formas de obrigar os jogadores a terem que andar de determinada forma. Algum tipo de block entre jogadores e ordem de turno variável seria bem vindo.

Verdito

Bonito até não é, mas comparado com os Splotter, até parece que é edição de luxo.

Uma das minhas amigas é doutora em química e tava muito a fim de jogar o jogo, então o tema sozinho é suficiente para ao menos fazer um presente bem legal para quem curte boardgames e o tema. E no final das contas, é de fato um gatewayzinho sólido, e pode ser um bom jogo introdutório para o hobby. O jogo definitivamente não é ruim, mas para o meu gosto acaba faltando bastante pimenta. No entanto, é preciso lembrar que a audiência alvo NÃO SÃO jogadores hardcores (sim, estou falando dos jogadores de HF4 como meu querido Vitor), então é preciso estar ciente do escopo desse aqui. Peso menor que 2 no BGG. No entanto, ainda é um jogo que eu jogaria de tempos em tempos, não sempre, mas que seria divertido mesmo comigo sendo um jogador “pesado”.

Prêmio Spiel des Djows para “O melhor jogo que ocorre em cima de uma tabela periódica e que de alguma forma ainda é um jogo de verdade”

Nota 6. Jogaria de vez em quando e me divertiria.

--

--