Uno Mille Fiori: Quem vê cara, não vê coração

Israel Fonseca
Spiel des Djows
Published in
7 min readApr 24, 2023

Knizia, um dos grandes mestres da indústria fez mais um jogo, porém bebendo de uma fonte inédita: salada de pontos. Será que a batalha entre os designers alemães se iniciará e Feld será desbancado do posto soberano de Rei do Euro Salada de Pontos com Tema Aparentemente Irrelevante? Vem comigo, e vamos dissecar esse que é um dos euros com a capa mais feia da atualidade.

Feio que dói. Pode trazer os cowboys tristes do GWT 1st Edition.

O Contexto

Já sabia da existência do jogo a algum tempo, até não acompanhei se houve hype, mas sabia do novo "Knizia salada de pontos", porém a arte da caixa era tão horrorosa, que me afastou instantaneamente. Infelizmente ou não, acho que o Cássio comentou algo no nosso grupo de Whatsapp, e cometi o erro de pesquisar mais a respeito. E meu deus, o jogo parecia BOM… e até bonito (menos a capa). Eis que faço uma comemoração de aniversário com alguns amigos gamers da região, e em dado momento pensamos em qual jogo jogar, e tive uma iluminação: "E se eu pegar minha bike e ir na loja da esquina comprar um joguinho novo e por ele para funcionar com a galera?".

Dito e feito. Benesse de viver numa cidade com loja de boardgame logo na esquina.

O Bom

  • Para Gamers e Não Gamers: O jogo é razoavelmente simples, e pode servir como gateway até mesmo para civis. Além disso é competitivo o bastante para os gamers cascudos quererem jogar múltiplas partidas. Soa como um peso 2, mas é gratificante.
  • Viciante: Aqui é o efeito sopa de pontos + combos. Você no começo faz 2/3 pontos, e mais para o fim do jogo, dependendo do seus combos você pode fazer 40+ pontos, o que te faz se sentir "O bichão do Euro." É um sentimento semelhante o que ocorre no clássico Russian Railroads, a recompensa em ver a pontuação escalando é bem alta.
  • Existem várias fontes de interação no jogo: corrida pelos prêmios das 5 áreas que desencadeia uma escolha consciente do que passar adiante no Draft de cartas. Muitas áreas do jogo que permitem ter uma ação extra são altamente dependentes da decisão dos seus oponentes, o que te força a prestar atenção no jogo alheio. Todas as áreas do jogo, possuem uma mecânica distinta de interação: amarela enfatiza timing de quem joga por último para ganhar uma ação extra, roxa da muitos pontos para quem joga sozinho nela, então alguém precisa necessariamente furar o olho do coleguinha, verdes dão pontos para os outros jogadores que ajudaram a construir a rota, azul da pontos extras para todos que constroem a mesma coluna e ação extra se você der mais pontos para algum oponente do que para si mesmo. Parabéns Knizia, aqui você acertou em cheio.
  • Baixo Downtime: O jogo é um draft e as ações são escolhidas simultaneamente, o que já aumenta a velocidade do jogo incrivelmente. O jogo segue o elemento de design mais glorioso dos boardgames todo mundo olha para o mesmo board, então não tem tabuleiro pessoal tornando a leitura do jogo mais obtusa, o foco está em fazer a boa escolha e não em descobrir quais são as boas escolhas, embora seja possível deixar alguns bom combos passarem batido (e é bem divertido quando isso ocorre).
  • Baixo Tempo de Jogo Pelo que é Entregue: Com o pessoal afiado, da pra pra terminar a partida em 30 minutos, e pode ter certeza: vão pedir mais uma, ou mais.
  • Bonito na mesa: tenho preconceito com componentes que não são de madeira, inclusive acho que os componentes de luxo do Amsterdam/Bruges são na realidade downgrades (alguns componentes são de acrílico). Porém nesse caso específico é bonito, até pelo fato de que ser translúcido é parte do gameplay.
Bonito, masa única coisa que faz algum sentido temático/mecânico são os barcos na esquerda.
  • Setup Instantâneo: é incrível, vou explicar. O jogo tem os seguintes componentes: tabuleiro, um deck de cartas e 4 ziplocks com as peças de cada um dos jogadores. No ziplock existem 2 navios e uma penca de tokens. Deu, listei todos os componentes. Não existe nenhum setup no número de cartas, nem nada no tabuleiro. É abrir e jogar.

O Ruim

  • Quatro Players é a única contagem válida de jogadores: o jogo não tem nenhuma alteração nos espaços disponíveis no tabuleiro, então qualquer contagem diferente de 4 jogadores faz o mapa parecer estranhamente vazio, inclusive torna alguns dos mecanismos do jogo quase "inúteis" (área azul dos navios em 2 players por exemplo). Existem variantes da comunidade que tornam o jogo mais apertado, mas tornam o setup mais chato (removendo cartas e arrumando o tabuleiro). Realmente acho estranho, que um dos maiores designers de todos os tempos não pensou em nada a respeito. E veja bem, o jogo é divertido em 3, e até mesmo em 2 sem nenhuma variante, mas depois de ver o quão bem o jogo funciona em 4p qualquer contagem diferente disso soa MUITO pior.
  • A constante contagem de pontos é meio chata: pelo fato de toda ação gerar pontos, e o jogo ser bem rápido, alguém tem que estar com a matemática afiada para atualizar a trilha de pontos. É tão constante, que incomoda um pouco. E o mais engraçado, diferente de quase todo jogo que tem uma token para quando você faz mais de 100 pontos, esse não tem, e é super comum isso acontecer, até mesmo passar dos 200 pontos. Exatamente o jogo que precisa, não tem. É um erro tão feio, que é um dos itens da recém lançada expansão! #facepalm
  • Que caixa horrorosa: sério, eu deixei de jogar no preconceito visual, aqueles personagens na capa são muito esquisitos e dão um tom super infantil ao jogo. Talvez tenha um efeito comercial inverso: me vejo entrando na loja, ficando assustado e pegando o jogo para ver o verso. E convenhamos, o jogo é bem bonito no final das contas.
Que fosse só um vazo de vidro na capa.
  • Escola Queen Games de Caixa Oca™: Talvez isso até seja um ponto positivo (vide a velocidade de setup), mas é triste ver uma caixa tamanho Ticket to Ride, VAZIA. Mais da metade do conteúdo é só insert de papelão. O jogo é tão pequeno, que eu cheguei a levar para o escritório um dia sem a caixa: peguei o tabuleiro, os componentes e deu. Seria maravilhoso se o tabuleiro fosse dobrado em um tamanho menor, para poder ter uma caixinha compacta.

O Cinza

  • Tema: como sempre relativo, mas acho que ele foi uma péssima escolha, que inclusive acabou gerando aquela capa horrorosa. O tema é tão ruim, que muitas das ações do jogo, quase nem fazem sentido algum. Some isso a uma arte duvidosa em função do tema que gera piadas como: "Vou usar um Brócolis" mandando a imersão temática para o espeto. Seria tão fácil fazer um tema sobre, cavernas, minas e tesouros. Chance perdida, agora tenho que carregar essa caixa horrorosa pra lá e pra cá.
  • Sem contagem extra de pontos no final: Isso talvez seja até algo positivo, mas entendo que é questão de gosto (e tira um pouco de efeito surpresa), mas quando o jogo acaba, o vencedor é aquele com mais pontos e deu. Nenhuma contagem de áreas, nenhuma contagem de cartas, nenhum objetivo secreto. Acabou e deu.
  • Não é bom, mas é útil sleevar: Muitas cartas, bastante shuffle, bastante suor nas mãos e até algumas cartas movendo na mesa. Comecei jogando sem sleeves, mas senti as cartas deteriorando, sleevei tudo, mas as pilhas de cartas ficam um pouco chatos de gerir por causa do tamanho. Tempere à gosto.

Veredito

Se dinheiro não é problema, faça um favor a si mesmo: compre esse jogaço. Se for problema: convença o coleguinha com orçamento ilimitado para fazer essa aquisição. No momento que você tiver 4 players, a diversão é mais que garantida. É tão bom, que você vai até se iludir em achar que o jogo é bom em 3P (e até mesmo em 2P). Eu me iludi (risos), mas não se engane, realmente é um jogo para apenas 4P.

Selo Spiel des Djows™ para melhor Euro Salada de Pontos numa caixa vazia com capa horrorosa que agrada civis e gamers hardcore.

Nota 9 (Sistema de Avaliação Spiel des Djows), bom demais, faço propaganda, e me veria jogando a tarde inteira e até assistindo partidas e quem sabe fazendo competições e campeonatos. No Brasil o jogo saiu com um preço super salgado, e a dor de pagar 450 conto e ver isso como conteúdo:

P.S: Tabuleiro não está na foto, mas ocupa toda a caixa.

É de cortar o coração… porém é um jogaço, então me desculpe por gerar dúvida no seu coração caro leitor e colocar a segurança a familiar em risco. Abraços!

--

--