A História de Eddy Merckx — O Maior Ciclista de Todos os Tempos

Édouard Louis Joseph Merckx, Baron Merckx nasceu no dia 17 de junho de 1945. Conhecido no mundo das bikes como Eddy Merckx, o ciclista belga é um dos mais aclamados atletas de todos os tempos, tendo o título de maior ciclista que a história já viu.

Eddy Merckx no Amateur World Champioship

Merckx iniciou sua carreira em um importante campeonato amador, o Amateur World Championship , em Sallanches, no ano de 1964. No ano de 1965 ele se torna profissional.

Eddy detém uma lista enorme de títulos no ciclismo mundial. Para se ter uma ideia, são mais de 525 prêmios na sua carreira. Não é a toa que o apelido do ciclista é Canibal, pois tem fome de vitória.

Nessa extensa lista de prêmios, Merckx possui, por exemplo:

  • 5 vezes campeão do Giro d’Itália
  • 5 vezes campeão do Tour de France
  • 34 vitórias de etapa em Tour de France
  • Campeão da Vuelta a España
  • Recorde Mundial da hora em 1972, no México (49,431km)
  • Único atleta belga a ter sido nominado atleta mundial do ano (3 vezes)
  • Eleito o Ciclista do Século pela Federação de Ciclismo Belga

Entre muitos outros prêmios.

Em maio de 1978, Merckx se aposentou da carreira de ciclista e seu filho Axel, seguiu seus passos.

Para celebrar a carreira bem sucedida, anualmente acontece o Grande Prêmio Eddy Merckx, um circuito de 60 quilômetros em torno de Bruxelas que, ano após ano, atrai as maiores estrelas do ciclismo.

Atualmente, Merckx é empresário. Possui uma marca bem sucedida de bikes de alta performance, que leva seu próprio nome e é mundialmente reconhecida por grandes nomes da modalidade. Além disso, é comentarista de ciclismo.

A você, ciclista, ele deixa uma mensagem que resume sua carreira e mostra o seu principal segredo para uma história de sucesso:

“Pedalem bastante”

www.spokes.com.br