Como orientar uma gestante nos exercícios

Dg Comunicação Digital
SportTraining
Published in
3 min readJan 22, 2018

Quando liberado pelo médico, a atividade física pode fazer toda a diferença para manter uma gestação saudável

A gravidez é uma época que traz muitas dúvidas sobre: o que comer? O que pode ou não pode fazer? Além de toda a rotina médica para uma gestação equilibrada.

Um questionamento que muitas mulheres fazem é: “eu posso praticar atividades físicas durante a gestação?” Para o Personal trainer Camilo Freitas, desde que sejam liberadas pelo médico, todas as gestantes podem realizar exercícios físicos.

“Essa é uma das mais importantes exigências. Solicito a todas uma liberação por escrito de um médico. Caso haja alguma limitação é necessário que esteja indicado no documento, temos que ser responsáveis”, declarou.

Praticar exercícios físicos reduz o risco de complicações em todo o período gestacional, atuando positivamente no estado psicológico, diminuindo a incidência de depressão pós-parto.

Para o Personal, quando os exercícios são aplicados de modo coerente e com cautela, acabam deixando as mulheres mais confiantes e preparadas para as mudanças corporais. “Muitas grávidas se sentem feias ou ficam desconfortáveis com o barrigão, e os exercícios ajudam a manter sua auto-estima”, comentou o profissional.

O personal ainda ressalta a importância de notar os limites de cada aluna. “Observo a individualidade de cada gestante. Temos que saber dosar a intensidade e técnicas para não prejudicar o bebê”, explicou.

Exercícios aeróbios também são indicados, pois são capazes de controlar o aumento de peso, ajudam na manutenção do condicionamento e ainda reduzem o risco do diabetes gestacional, já que utiliza glicose como substrato energético estimulando a produção de insulina.

“Normalmente evito passar 3 tipos de exercícios, sendo eles os de saltos, flexão de braço e abdominais, pois existe um risco de queda e impacto”, destacou Freitas.

Exercícios liberados na gravidez:

• Caminhada: indicado para mulheres sedentárias e que precisam iniciar alguma atividade.
• Alongamentos: podem ser realizados diariamente até o nascimento do bebê.
• Pilates: ajuda na frequência cardíaca, alonga, além de ser ótimo para manter a postura.
• Hidroginástica: outra prática indicada para mulheres que eram sedentárias antes de engravidar. É um exercício que pode ser realizado durante os 9 meses de gestação, pois ele ajuda a reduzir as dores nos pés e nas costas.
• Corrida: deve ser feita por gestantes que já possuem o hábito de se exercitar. Lembrando que no início da gravidez a intensidade deve ser baixa, respeitando o limite do corpo.

A prática de um programa regular de exercícios físicos pode ser um ótimo aliado da mulher, mas exige muitos cuidados. Por isso, siga corretamente as orientações médicas, assim a gestação será saudável e segura.

Se você é um profissional do esporte preocupado com a qualidade do serviço que vai prestar, sugerimos adquirir nossas planilhas de controle do treinamento, livros, e-books e principalmente os cursos voltados para aperfeiçoamento. Saiba mais em www.st.esp.br ou entre em contato pelo whatsapp (43) 99697–9705.

--

--