Metodologia de Brasileiro faz história na área esportiva

Dg Comunicação Digital
SportTraining
Published in
4 min readJan 17, 2018

Trazendo consigo toda a cultura esportiva russa, o Prof. Dr. Antonio Carlos Gomes criou uma metodologia que promete atrelar a ciência ao esporte e garantir melhores desempenhos

Antonio Carlos Gomes, PhD

Diretor Técnico da Sport Training;

Superintendente de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt);

Coordenador da Academia Brasileira de Treinadores (ABT) do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Como surgiu a ideia de criar o sistema DPAC?

Antonio Carlos Gomes: O sistema DPAC foi criado ao longo dos anos (10 anos) com o intuito de controlar melhor o sistema de prescrição de exercícios para atletas e pessoas que frequentam academia de ginástica.

Em poucas palavras, o que é o DPAC?

ACG: O sistema vem ajudar o treinador a responder algumas perguntas pertinentes da área, por exemplo:

D- Diagnóstico — na prática do esporte e de exercícios voltados para a melhoria da qualidade de saúde, antes de se prescrever o treino é necessário conhecer em que nível de aptidão motora se encontra o indivíduo, isso fornecerá dados para o treinador prescrever cargas fisiológicas de treino de forma mais adequada e adaptada a cada indivíduo.

P — outro fator importante é a questão do planejamento do treino, aqui encontramos as leis biológicas que regem o planejamento do treino em longo, médio e curto prazo para o praticante.

A — aplicação do treinamento (metodologia) de treino é um fator importante no desenvolvimento das capacidades motoras, neste caso, aqui encontramos os vetores a serem enfatizados a cada momento do planejamento do treino proposto para o praticante,

C — o controle do treino e do planejamento é uma condição básica para se dosar acertadamente às CARGAS DE TREINO DO PRATICANTE.

Como a metodologia agrega no crescimento científico do esporte?

ACG: A prática do esporte ainda ocorre com um percentual muito alto de empirismo, ao criar este sistema, a prática se aproximou mais às áreas científicas o que ajudou a diminuir muito os erros na prática esportiva. O treinador passou a compreender a prática esportiva como um todo o qual apresenta partes, mas os mesmos devem estar interligados o tempo todo.

Em quais situações ela poderá ser utilizada dentro do universo esportivo?

ACG: O sistema DPAC pode ser utilizado em todas as situações do esporte, pois auxilia desde o dirigente esportivo bem como o treinador esportivo. Trata-se de uma ferramenta lógica a qual deve ser seguida de forma rígida e isso permitirá a instituição gerenciar de forma efetiva o seu grupo de trabalho.

Em quais situações já vem sendo utilizada por você? Quais os resultados?

ACG: O sistema DPAC venho utilizando há mais de 10 anos com grande sucesso, tanto no aspecto do treino como da gestão dos órgãos esportivos que tenho trabalho nos últimos anos.

Qual você considera ser o maior diferencial do DPAC?

ACG: O maior diferencial do DPAC é que ele passa a ser um norteador para o treinador, não deixando o mesmo se perder durante o processo de preparação de seus atleta em longo prazo.

Existe um treinamento para aprender a utilizar a metodologia?

ACG: Sim existe, os profissionais interessados deverão receber o curso/treinamento, a partir dai estão aptos a melhorarem suas abordagens profissionais.

De que forma a metodologia será transformada em aplicativo?

ACG: O sistema estará em aplicativos e atenderá as pessoas na área do fitness e do esporte, os aplicativos atenderão cada modalidade esportiva onde o profissional poderá realizar com ele todas as letras do sistema DPAC: Diagnóstico, Planejamento, Aplicação e Controle de suas atividades práticas. O aplicativo se tornará um grande banco de dados o qual auxiliará o profissional de Educação Física nas suas tarefas diárias.

O que você tem a considerar sobre o DPAC que não tenha sido perguntado?

ACG: Até o momento ainda não temos esta ferramenta no meio prático e acadêmico do esporte nacional. Penso que será de grande importância para ajudar o profissional da área a melhorar a qualidade de seu trabalho.

Opinião de Especialista

Leandro Orlandini, formado em Administração, especialista em Sistemas e responsável pelo projeto, respondeu algumas perguntas.

Qual você considera que seja o maior diferencial da metodologia DPAC?

Leandro Orlandini: Difícil escolher apenas um aspecto… mas penso que a forma sistêmica de incluir o “feedback” como parte do processo, faz com que a dinâmica seja mais atraente, porque torna “vivo” o sistema, com a inclusão constante de variáveis atualizadas, tornando o método mais eficiente em seu objetivo.

Como ela será utilizada através de aplicativo?

LO: O software é o método para captação e processamento dos dados exigidos pela metodologia DPAC, como forma de coleta, armazenamento e exibição das informações necessárias a sua aplicação no dia-a-dia do atleta/instituição.

Como é o processo de desenvolvimento de um aplicativo como esse?

LO: Por ser um método estruturado, a adaptação da metodologia a um software é relativamente simples. O grande desafio é o tratamento do imenso número de variáveis geradas pelo método, porque o objetivo é obter o máximo de resultado em atletas/instituições distintas. O alinhamento e processamento dessas variáveis, exige um estudo constante (e muitas adaptações). O desenvolvimento do sistema informatizado tem, sem dúvida alguma, a aplicação da própria metodologia DPAC — diagnóstico, planejamento, aplicação e controle — como a mais adequada ao seu desenvolvimento.

--

--