Tudo que você precisa saber sobre Pilates

Dg Comunicação Digital
SportTraining
Published in
3 min readSep 1, 2017

Além de exercitar 29 pares de músculos, o Pilates interage diretamente com a mente; o esporte é capaz de combater o estresse e a ansiedade

Você com certeza já ouviu falar de Pilates, mas talvez você não saiba exatamente o que é essa prática. Pilates é um método de origem alemã formado por uma série de exercícios, através do qual é possível exercitar todo o corpo, e ainda a mente. Como nos contou em entrevista, Josenei Braga dos Santos, referência nacional em postura, o Pilates é uma prática que exige muita consciência corporal dos praticantes.

Existem diferentes tipos de Pilates, cada um deles com suas especificidades. De uma forma geral, todas as modalidades partem da mesma base, elas trabalham com o peso corporal e a força gravitacional, procurando melhorar a postura, flexibilidade, força e a circulação. “O Pilates trabalha muito a respiração e o controle postural de forma estática e dinâmica, proporcionando fortalecimento muscular de forma harmônica”, explicou Braga.

Embora a maioria dos estúdios optem pelo Pilates Clássico, que segue exatamente o modelo criado pelo alemão Joseph Pilates, existem diversas modalidades e tendências para a prática e o campo é crescente. Nesse sentido, a Fisoterapeuta Camilia Fernandes dos Santos, que trabalha com Pilates desde 2013, falou um pouco sobre os principais tipos de pilates: Cross Pilates, Hot Pilates, ZEN.GA.

O Cross Pilates é uma técnica brasileira que surgiu em 2015, criada pela fisioterapeuta Simone Fonseca, que une o Crossfit com o Pilates. Segundo a fisioterapeuta, o método produz estímulos que geram mais força muscular e dinamizam os exercícios, conservando os benefícios do Pilates tradicional. É indicado para aqueles que procuram por exercícios planejados, seja para treinamento, manutenção da forma corporal ou para a recuperação de lesões.

Já o Hot Pilates envolve a realização de séries de exercícios que são feitos dentro de uma cápsula de vidro aquecida. O aquecimento aumenta a transpiração, por isso o Hot Pilates é indicado para aqueles que querem perder peso. A terceira modalidade é o ZEN.GA, a proposta é equilibrar corpo e mente através de uma prática que combina Pilates, dança e Yoga. A mistura ajuda a liberar tensões e desenvolve a resistência corporal.

Além dessa três principais modalidades, “existem muitas outras que surgiram com a união do Pilates Clássico”, explicou a professora. Entre elas está o NeoPilates, que também foi fundado por uma fisioterapeuta brasileira, Amanda Braz e uni o Pilates Clássico, atividade circense e treinamento funcional. A dinâmica do NeoPilates é mais lúdica, o que permite que essa prática seja excelente para o combate do estresse. Além disso, enquanto um treino tradicional queima umas 300 calorias, uma aula de neopilates, que dure o mesmo tempo, pode eliminar até 500 calorias.

“O Aero Pilates também é uma nova modalidade, uni o Pilates Clássico com o yoga e os exercícios são realizados em um tecido suspenso chamado Columpio”, explicou Camila. Merecem ainda destaque o Gravity Pilates — que conta com a gravidade como resistência para potencializar os exercícios — e o Power Pilates, considerada como técnica aeróbica envolvendo movimentos do solo feitos rapidamente e sem intervalo.

Para além das modalidades, uma tendência no mercado de Pilates é o Tower Trainer, um aparelho que pode ser usado para o Pilates, dança e fitness. Lucas Bonesi Ferreira, professor de Filosofia, pratica há quase um ano e começou depois de ter lesões no joelho e ombro. Bonesi já sente as mudanças em seu corpo. “Meu joelho melhorou muito e não sinto mais nenhuma dor; também aprendi a ter consciência corporal e equilíbrio”, contou.

Para ele o Pilates não é apenas para o corpo, mas também para a mente. “É um trabalho com todas as partes do corpo de forma integrada. Eu recomendo a todas as pessoas praticarem o Pilates”.

--

--