Happy Hours com a equipe: os 4 principais benefícios

Está consumado: o Happy Hour com chopinho e conversa aleatória no bar traz resultado para dentro do escritório. A fórmula é um tanto simples de decompor, afinal, mais que capital humano, os membros da sua equipe são pessoas que passam muitas horas de seu dia juntos em um ritmo orgânico de trabalho. Por isso, é natural que laços de amizade cultivados durante e após o agito do expediente sejam benéficos para seu rendimento.

1 — Fortalecimento da Empatia

Seus colaboradores não precisam ser melhores amigos e saírem juntos o tempo todo nos fins de semana, mas eles ainda assim podem ter laços de amizade. Incentivar que eles conversem sobre suas vidas e se preocupem uns com os outros pessoalmente fará com que eles fortaleçam seu mutualismo dentro do escritório e desenvolvam a empatia entre si. Quanto melhor eles se conhecerem fora do ambiente de trabalho, mais leais e solidários eles serão dentro dele.

Happy Hour no Stannis Pub Itajaí — Cortesia do Stannis Pub Itajaí

2 — Potencialização da Felicidade

Colaboradores felizes são melhores colaboradores. Você mesmo pode fazer o teste: passe um dia com um sorriso no rosto e foco no lado positivo das situações. Você vai notar que estar feliz faz com que seu cérebro se oriente naturalmente para a resolução de eventuais problemas que possam surgir. O mesmo acontece no sistema nervoso dos seus colaboradores. Além disso, o otimismo resultante desse estado de espírito faz com que as pessoas se atentem às suas tarefas diárias e as executem com mais esmero, por conseguirem visualizá-las como um meio para alcançarem suas metas.

3 — Estabelecimento de Novas Conexões

É possível que durante o Happy Hour surjam ideias de uma melhoria inovadora em algum produto ou serviço da empresa. Isso acontece com mais frequência que a gente imagina. Afinal, quando é dada à mente a oportunidade de relaxar, ela conecta coisas legais que está observando naquele momento a desafios que a estavam incomodando anteriormente. Dessa forma, muitas respostas e possibilidades de resolução surgem enquanto seu pessoal desfruta de momentos de tranquilidade.

Happy Hour no Stannis Pub Itajaí — Cortesia do Stannis Pub Itajaí

4 — Consolidação da Cultura Organizacional

Promover a conversa informal entre colegas é incentivar e oferecer espaço para que as pessoas se conheçam melhor. Essa imersão na informalidade de um ambiente neutro é catalisadora de opiniões diversas — por vezes contrárias — que serão expostas em diferentes formatos. Mesmo sendo fruto de culturas individuais, esse vai e vem de considerações tende a convergir em uma construção de conceitos em comum que ressaltam os valores partilhados entre os envolvidos.

O efeito é positivo: os integrantes que compreendem os valores construídos se envolvem ainda mais com o grupo em que estão inseridos e com sua causa. Isso faz com que eles desenvolvam uma visão mais clara de missão da empresa e a repassem aos novos integrantes. O resultado não poderia ser melhor, afinal, esse envolvimento faz com que todos ajudem a manter a limpidez da cultura do seu negócio e a harmonia do ambiente organizacional.


Agora vem cá, conta para a gente: quão regularmente você faz happy hours com sua equipe? Pois é, happy hours são comumente subestimados por empresas e seus funcionários. Aquelas que incentivam seus colaboradores a apreciarem esses momentos fora do ambiente de trabalho percebem melhorias expressivas nos resultados da equipe durante o expediente. Nossa dica é: combine cerca de dois a três happy hours dentro do próximo par de meses e avalie os resultados no clima organizacional. Sua equipe e, principalmente, sua empresa vão sentir o impacto — e será muito positivo.