Empreender Não É Esse Toddynho Gelado!

Em janeiro de 2016 completo 1 ano desse sonho louco e insano que é empreender no Brasil e resolvi escrever esse post aqui no Startupando para alertar o lado que poucas pessoas falam sobre o que é empreender!

Janeiro de 2015, estava trabalhando em uma agência com o cargo de coordenador mas estava TOTALMENTE INFELIZ! Havia atingido o status quo, onde você não se esforça para nada e também não quer se arriscar! Aquilo me incomodava muito, ter tanto tempo vago, não estar me dedicando e me sentindo uma merda! rs

Conversei com algumas pessoas e falei:

VOU PEDIR DEMISSÃO!

Meus amigos me perguntavam:

Você vai para alguma empresa?

Essa pergunta é normal, mas eu disse que estava em um processo seletivo de uma empresa, mas se não desse certo, FODA-SE EU IA EMPREENDER!

Todo mundo me deu apoio, minha namorada me ajudando com os pós e contras e me dizendo que não seria fácil! Alguns amigos também ajudaram e outros me chamavam de louco, mas eu tava muito pilhado de montar a minha empresa, pois enquanto trabalhava em outras, acabei montando algumas ideias com amigos como a EWB, Zshirts, Sapatos Mania, Trombone (que inclusive eu e Lucian fomos 3º colocado em um concurso em São Paulo) mas em nenhuma delas eu tive o tão famoso culhão de largar tudo e me dedicar a elas e a vontade e o medo falavam maior e não me dediquei.

Com essa vontade na minha cabeça, fui lá pedi demissão, não cumpri o aviso prévio todo e beleza, agora estava pronto para me dedicar totalmente ao meu negócio!

MAS QUE NEGÓCIO?

Eu simplesmente quando sai da empresa não tinha a mínima ideia do que fazer, pensei um pouco e decidi, não vou reinventar o mundo, vou trabalhar com o que AMO e sei fazer!

Comprei domínio, pedi ajuda ao Diego Lucas para montar a logo e pronto a Métricas Boss estava montada!

OBAAA! Minha empresa esta montada! UHUULL! Sou mais um empreendedor! #SÓQUENÃO

Depois da empresa montada, eu precisava SEM DINHEIRO ALGUM, ir em reuniões, participar de eventos e tudo mais. Menos mal, eu já tinha um notebook, não tenho carteira de motorista e nem carro! Meu custo é mais baixo!rs

Pedi ajuda ao André Trevisani para montar uma apresentação da empresa e fui a luta! Comecei a conversar com todo mundo que eu conhecia e poderia fechar negócios.

Com o passar dos tempos, percebi que o mercado que havia escolhido ainda era muito pequeno e pouco discutido aqui no Brasil. Afinal, as pessoas ainda confundem Web Analytics com Google Analytics!

Mas todo dia eu acordava, olhava a minha conta e tava tão na merda, mas tão na merda que nem o direito de ter LIS ou cheque especial eu tinha, de fato tava ZERADO sem um PUTO no bolso!

Mas eu não desisti em nenhum momento, comecei a conversar com outros amigos empreendedores, oferecer os serviços da empresa de forma gratuita para as pessoas enxergarem valor no meu serviço e aí sim, causar a dependência e eles me contratarem.

Muita luta, pouco dinheiro, muito stress emocional, mas depois de 6 meses estávamos com 4 clientes! UFA! Consegui! Já estou pelo menos pagando minhas contas atrasada e com dinheiro para pagar as passagens! rs

O que é muito mito na vida do empreendedor são as histórias do Lobo de Wall Street, Bill Gates, Mark Zuckerberg, entre outras sobre como o início é duro mas tudo da certo e você fica milionário! Esses são exceção a regra, gênios (tirando o lobo que foi um gênio e ladrão também!rs) mas eles demoraram anos para chegar ali e não como mostram os filmes.

Empreender não é esse Toddynho gelado, você vai ficar sem dinheiro, alguns amigos vão embora, se você mora com seus pais, você terá problemas com eles também. Seus pais são provavelmente de uma geração que achava o emprego púbico o auge do sucesso! Vai ser difícil que eles entendam a sua nova jornada.

Provavelmente você já deve ter ouvido deles:

Emprego público é um emprego para a vida toda!

Mas não desista nunca! Converse com amigos que são empreendedores, eles vão te ajudar a entender como funciona esse início e serão sinceros com você! Eu tive amigos assim, meu sócio Lucian Fialho que passou por todos esses momentos comigo e outros amigos de sucesso como Francesco Weiss, Ricardo Marsilli, Rodrigo Assis, Phillip Mello entre outros que ajudaram e ajudam muito ainda!

Em abril de 2016 a empresa completa 1 ano e com certeza depois desse tempo de muita luta, estamos conseguindo chegar onde queremos e 2016 será o ano, onde de fato terminarei de pagar minhas contas! rsrs

--

--