O Marketing e os Millennials

Como a nova geração deve mudar o seu marketing!

Felipe Lopes

--

Os Millennials, geração composta por pessoas nascidas entre 1977 e 1995 tem um poder de compra superior ao das gerações anteriores em idade comparável, porém seu comportamento em relação as compras e a interação com as marcas mudou drasticamente. É fundamental entender seu comportamento e o que esperar desses jovens.

Existe muito material falando sobre a relação deles com a estrutura atual de marketing das empresas. Antes de entrar no assunto, indico a leitura do Talking to strangers: Millennials trust people over brands e Your Traditional Marketing Tactics Don’t Work on Millennials.

Pessoas e não marcas

Os Millennials, as vezes referidos como Geração Y, confiam mais em opinião fornecidas por pessoas do que em propagandas tradicionais. Diferente de outras gerações, 80% deles alegam que o conteúdo gerado por outros usuários afeta sua decisão de compra.

Por pesquisarem muito é importantíssimo para sua empresa além de gerar conteúdo de qualidade, ter uma presença forte nas redes sociais, utilizando conteúdo gerado por clientes (UGC) para facilitar o acesso dos Millennials a estas opiniões.

É importante ter em mente que não somente os amigos e familiares influenciam em suas decisões, mas opiniões de especialistas ou até mesmo de completos estranhos podem fazer toda a diferença.

Engajamento

O quesito relacionamento é muito valorizado pelos Millennials e a maioria deles é extremamente cético com a importância que as companhias dão as suas opiniões.

Grande parte deles emite opiniões tendo em vista que somente outros clientes farão uso dessas informações e este hoje é um dos grandes motivos para que compartilhem suas opiniões nas redes-sociais.

É importante para companhia receber seu feedback e criar engajamento com conversações nas redes-sociais. Tão importante quanto a conversa, é ouvir e agir em relação aos problemas e as opiniões que surgirem.

Somente criando uma relação pessoal com os Millennials é que eles se sentirão valorizados, para isso é necessário ganhar sua confiança. Contudo é preciso lembrar que meios e discursos tradicionais não funcionam mais e o marketing não é mais um caminho de via única, encarar essa realidade é necessário.

Velocidade e imediatismo

O mundo está cada vez mais rápido, uma infinidade de informações e a obrigação de consumí-las começou a fazer parte do dia-a-dia de todos. Os Millennias cresceram com essa abundância e velocidade de informações, acostumaram-se a pensar e viver desta maneira.

Eles consomem informação instantaneamente, além de ter aprendido a ignorar o conteúdo de menor importância. A tendência é que as empresas criem uma forte presença nas redes sociais para atender a essa demanda. As redes sociais facilitam a interação em tempo real, portanto devem ser recurso de qualquer departamento de marketing.

Outra maneira de prender a atenção dos Millennials é criar conteúdo relevante, fazendo com que seu site se torne referência de pesquisa e indicações. Quanto mais conteúdo/informação inútil estiver no caminho destes jovens, mais rápido eles vão procurar meios eficientes de encontrar o que procuram.

A nova geração é interessante, intensa e criativa. O papel das empresas é entendê-las e adaptar-se aos novos tempos, criando relações construtivas com esses jovens e aprendendo com eles.

Deixo a fim de inspiração um vídeo chamado We All Want to be Young.

Se sua empresa quer engajar-se de maneira eficiente com Millennials, a Encore tem a solução perfeita para isso. Leia mais sobre marketing em nosso blog ou nos seguindo no twitter.

--

--

Felipe Lopes

Encore Alerts (acquired) co-founder and CTO. Meltwater Executive Alerts Engineer Manager. Crypto enthusiast, startups lover — Hacker!!