Como a Lightning Network está revolucionando os pagamentos com bitcoin

Rafael ‘Vicio’ Augusto
Stattrakgg
Published in
2 min readJan 5, 2023
Como a Lightning Network está revolucionando os pagamentos com bitcoin

A popularização da blockchain do bitcoin destaca o seu sucesso, mas também vem gerando um grande impacto em taxas e tempo para processamento, isso dificulta a criação e adoção do uso de pagamentos com bitcoin em massa chamada de hiperbitcoinização.

Limitações do bitcoin

A blockchain funciona através de processamento de blocos, existe um limite de transações que pode ser incluído em cada bloco, isso resulta em uma demora de horas ou até dias para que uma transação seja processada por completo na rede do blockchain. Esse processo é realizado pelos mineradores, que usam seu poder computacional para validar os blocos, mineradores cobram taxas de transação.

À medida que o número de transações cresce na rede, as taxas de transação tendem a crescer também porque transações com taxas maiores recebem prioridade na fila para serem validadas, esse aumento dificulta a adoção da rede blockchain como plataforma de pagamentos no dia a dia.

Lightning Network

A Lightning Network(ou LN) é um protocolo de pagamento de “camada 2” sobreposto ao Bitcoin, a ideia geral da Lightning Network e que voce não precisa registrar cada transação do dia a dia na blockchain do Bitcoin, essas transações podem acontecer através de canais de pagamentos.

O protocolo não é novo, existem mais de 5 anos de desenvolvimento até o primeiro marco em 2021 com o início do crescimento exponencial da capacidade da rede Lightning Network.

Recentemente a capacidade da Bitcoin Lightning Network atingiu um recorde histórico de 3915.776 BTC, segundo dados do Bitcoin Visuals.

Lightning Network nos pagamentos

Para enviar ou receber pagamentos na LN você precisa ter um endereço em uma carteira que tenha suporte ao protocolo da Lightning Network, chamado de lightning address que tem um formato parecido com um endereço de email.

Os pagamentos na LN depende da geração de um invoice, uma solicitação de valores a ser enviado ou recebido entre duas carteiras, futuramente será possível a realização de pagamentos espontâneos e também recorrência.

A Lightning Network já é utilizada por outros aplicativos de pagamentos como a Strike, Zap, Wallet of Satoshi, Bluewallet e a brasileira Bipa.

Lightning Network nos jogos

O uso da rede Lightning Network no ambiente de games fornece uma ótima experiência para pagamentos de microtransações de satoshis (“sats”) de forma instantânea e com baixas taxas pode ser utilizada para recompensas aos jogadores.

Existem startups como a Stattrak, um HUB de esports que recompensa os fãs de esports com bitcoins através de gamificação com recompensas em satoshis.

--

--