Relatório Trimestral da Rede Status — T3 2020

Image for post
Image for post

1. Bem-vindo

Estamos de volta com mais uma edição do Relatório Trimestral da Rede Status. Foram alguns poucos meses de muito trabalho com progressos significativos ao app da Status, Nimbus, Waku e aos outros projetos da Rede.

O esforço contínuo para remover sistemas centralizados de terceiros de nossa comunicação e fornecer ferramentas que possibilitem a soberania do indivíduo continua sendo nossa missão. Status e a comunidade em geral, entendem que para atingir essa missão é necessário trabalhar em vários níveis do nosso conjunto de tecnologias–de protocolos e infraestrutura de baixo nível como o Nimbus, a camadas de comunicação como Vac e Waku, até produtos para o usuário final como Status e Keycard.

Ao olhar para os vários elementos da Rede Status, pode-se ter uma visão mais ampla da comunicação privada e segura, e de como todos os projetos da rede se unem em busca dessa visão.

Projetar, arquitetar e construir em cada camada requer um esforço exaustivo para garantir que a segurança e a privacidade sejam nativas ao trabalho e não simplesmente um pensamento posterior. Isso requer uma exploração profunda dos prós e contras entre privacidade e conveniência com tecnologia de ponta. Esse relatório irá resumir o progresso realizado em toda a Rede Status no terceiro trimestre de 2020.

2. Aplicativo Status

Image for post
Image for post

Em 27 de julho, os colaboradores de núcleo da Status, embaixadores, e membros da comunidade se juntaram a uma oficina geral de planejamento de roteiro, para reajustar os públicos-alvo, as metas, e um plano de produtos que possibilitasse o ajuste correto ao mercado de produtos. Uma recapitulação da sessão pode ser encontrada aqui.

Fora dos principais objetivos da oficina, nossa equipe colocou a mão na massa e entregou as seguintes atualizações:

  • v1.4.1 Release — Melhorias de UX e Acessibilidade
  • V1.5 Release — Imagens, Mensagens de Áudio, Reações com Emojis e Mais!
  • V1.6 Release — O início de um programa de referência Android e correção de erros
  • V1.7 Release — Notificações iOS, Menções, Nicknames

No terceiro trimestre, tivemos 155.817 novas instalações do Android (de acordo com o Console do Google Play) e 1.719 novas instalações do iOS (de acordo com APP Store Connect da Apple). Como mencionado no relatório do segundo trimestre, estivemos trabalhando em como mensurar o sucesso dos recursos e melhorias que são fornecidas em um produto que é projetado para proteger a privacidade do usuário e sem rastreamento e análise invasiva.

Segurança

Em 7 de setembro, houve um ataque de spam em alguns dos canais públicos mais ativos da Status, como #status, #support, #dapps e #watercooler. O ataque veio na forma de mensagens muito longas sendo repetidamente enviadas aos canais públicos, tornando-os relativamente inutilizáveis para a comunidade.

Imediatamente, esforços de mitigação de curto prazo foram postos em prática enquanto a equipe e a comunidade em geral propunham soluções de longo prazo para resolver o problema. Como é o caso de muitos desafios na Status, spam é uma questão complexa de se resolver, dada a arquitetura descentralizada e os objetivos de comunicação livre de vigilância e resistente à censura. Um pouco da história do spam e as suas implicações para a Status podem ser encontradas aqui.

Veja a reação da comunidade aqui e junte-se à conversa sobre DoS e prevenção de spam aqui.

Aplicativo Desktop

O Status Desktop Beta foi reintroduzido ao mundo no dia 24 de Setembro marcando um grande momento para a Status e a missão de fornecer comunicação privada e segura não importando onde você esteja — em viagem com seu smartphone ou quando estiver trabalhando em sua mesa.

O desenvolvimento do cliente desktop foi retomado no início desse ano com longas discussões sobre a arquitetura desejada. Por fim, a equipe decidiu avançar com uma nova implementação usando o conjunto de ferramentas QT e a linguagem NIM, pois suporta o objetivo a longo prazo de implementar o projeto Nimbus ao App Status.

Desde então, a equipe do Status Desktop vêm publicando atualizações regularmente. O produto ainda está em beta, mas possui as mesma funcionalidades da versão móvel e inclui funcionalidades essenciais, tais como:

  • Mensagens P2P com waku
  • Carteira Ethereum integrada — disponível para alternar com configurações avançadas
  • Navegador Web3 DApp — disponível para alternar com configurações avançadas

A última versão beta para Desktop pode ser baixada para Mac, Windows e Linux aqui.

3. SNT Utilities

Status Network Token (SNT) é o token que alimenta e incentiva a Rede Status.

Image for post
Image for post

Existem atualmente 87,539 portadores de SNT, com 938,138 transferências feitas até o momento, e um fornecimento total de 6,805m de SNT. Você pode ver mais métricas do token SNT aqui, assim como nosso próprio painel de análise de SNT em: https://analytics.status.im/.

Em produção e em desenvolvimento temos o controle de nossos SNT:

Em produção

  • Nomes de Usuário ENS — Um nome de usuário ENS é um stateofus.eth que os usuários podem registrar por 10 SNT, dando-lhes um nome de usuário mais legível por humanos do que um código de contato. Existem atualmente 4,807 nomes de usuário ENS registrados por 1,761 proprietários, com 47,870 SNT travados em contrato.
  • Dap.ps — Uma lista curada de DApps que depende de um mecanismo econômico único para classificar as informações sem que nenhuma autoridade centralizada se beneficie. Montes de novos DApps no dap.ps, tais como:

Matcha — Agregador DEX

Delphi — Ganho de rendimentos e farm tokens de diferentes protocolos DeFi

Omen — Plataforma de previsão de mercado totalmente descentralizada construída em cima do Gnosis

Mesa — Interface de código aberto para o Protocolo Gnosis

  • Teller — O código-fonte e a documentação para este projeto estão ativos e disponíveis para implantação aberta no teller.exchange. O futuro do Teller está nas mãos da comunidade.
  • Sticker Market — Um mercado para artistas e criadores enviarem e monetizarem seu trabalho de design vendendo pacotes de adesivos diretamente dentro do aplicativo Status em troca de SNT. Muitos adesivos novos e legais disponíveis gratuitamente e para compra com o SNT.
Image for post
Image for post

4. Atualizações de Produto e Pacotes

Keycard é uma carteira de hardware segura, sem contato, que quando integrada com a Status permite que os usuários possam:

  • Armazenar suas chaves privadas de modo offline no dispositivo Keycard
  • Acrescentar autorizações reforçadas por hardware a todas as suas transações, e
  • Introduzir autenticação de dois fatores para entrar em sua conta da Status.

No terceiro trimestre, a equipe estava explorando o StatusPay, uma rede de pagamento aberta e descentralizada de camada 2 onde os usuários podem comprar mercadorias em pontos de venda com criptomoedas usando Keycard. Com um novo foco de tornar o App Status mais robusto, a equipe Keycard está mudando o foco de volta ao app com integração para iOS, inclusão mais restritiva no aplicativo móvel e formas adicionais de distribuição.

Aprenda mais sobre Keycard e obtenha o seu em keycard.tech.

O trabalho no Framework Embark tem estado em pausa, já que a equipe do Embark está focada em construir o app Status para Desktop, bem como na integração do Embark com a Status. Dessa maneira, não existem atualizações para reportar nessa edição.

A equipe Nimbus continua a impulsionar o Eth2 adiante com um progresso significativo no terceiro trimestre. Como observado na última atualização da equipe:

  • Anunciamos nosso release 0.6 alpha — Hope. Essa é a primeira versão auditada e estável do nó principal de nosso software. Estamos no caminho para a mainnet agora (quando um protocolo de cadeia de bloqueio é totalmente desenvolvido e implantado); haverão várias versões mais importantes que se desenvolverão a partir desta antes do lançamento da mainnet.
  • Corrigidas a maioria das questões levantadas durante as primeiras fases da auditoria
  • Completamente renovado e atualizado o livro Nimbus (a principal porta de entrada para toda documentação relacionada ao validador).
  • Introdução de uma sincronização nova e mais simples que diminui muito o tempo de sincronização: qualquer um pode testar ao atualizar para a versão de desenvolvimento mais recente, removendo seu banco de dados (make clean-medalla) e ressincronizando.
  • Um “pruner” especial de banco de dados para te ajudar a limpar seu banco de dados existente.
  • Os scripts interop multiclientes estão trabalhando como esperado com outros clientes: agora podemos iniciar uma frota de nodos Lighthouse, Nimbus, e Prysm para testes locais.
  • Avançar com planos para integrar a Nimbus no Status Desktop e, eventualmente, ao aplicativo móvel Status. É assim que a Nimbus será difundida para a comunidade. Waku é o primeiro passo — o protocolo de bate-papo funciona em cima de Waku; Waku v2 está planejado para ser Nim-first.

A segurança de código aberto, que foi a primeira de seu tipo, está chegando ao fim com relatórios das equipes de auditoria participantes da ConsenSys, NCC, & Trail of Bits. Um relatório detalhado estará disponível em breve.

Como visto neste tweet, a Status e a equipe da Nimbus verificaram independentemente a legitimidade do Contrato de Depósito ETH 2.0 no endereço: 0x00000000219ab540356cbb839cbe05303d7705fa

Stimbus é um projeto que implementa a atual biblioteca backend status-go na linguagem NIM, com o objetivo de trazer maior integração com os projetos Nimbus e Vac e trazer o waku v2 para o aplicativo móvel e desktop.

Vac, a equipe por trás do protocolo subjacente de mensagens em uso pela Status, tem estado focado trabalhando no Waku v2. Waku, um fork do protocolo de mensagens peer-to-peer anteriormente utilizado Whisper, visa resolver algumas das questões do Whisper de forma iterativa e permitir uma maior escalabilidade. O objetivo a longo prazo do protocolo é entregar:

  1. Remoção de intermediários que buscam aluguel centralizado
  2. Descentralização da rede e remoção de pontos únicos de falha
  3. Resistência à censura

Obtenha aqui uma compreensão mais profunda das motivações e objetivos do Waku V2.

Em sua atualização mais recente, eles esclareceram sobre o trabalho realizado e os próximas etapas imediatas–o objetivo principal é tornar a rede Waku mais escalável e robusta. A equipe dividiu o trabalho em três faixas separadas:

  1. Faixa 1 — Familiarizar-se com a libp2p (especificamente nim-libp2p) e passar para a libp2p
  2. Faixa 2 — Melhor roteamento
  3. Faixa 3 — Nodos de contabilidade e de gestão do usuário

Leia o post acima para mais detalhes. Eles também tinham um Waku Web PoC (https://github.com/vacp2p/waku-web-chat/) para rodar em navegadores e lançaram dois testnets internos, Nangang e Dingpu (nomeado em alusão as estações de metrô de Taipei).

Veja este tweet para uma atualização da pesquisa sobre o Waku v2:

No final do trimestre, a equipe Vac conseguiu o reforço muito necessário na forma de Sanaz Taheri-Boshrooyeh, se unindo como engenheiro de pesquisa de protocolo. Sanaz é PhD em Ciências da Computação, com experiência em criptografia, segurança, privacidade e sistemas distribuídos.

Com uma frequência constante de lançamentos de produtos, a equipe de marketing tem tido bastante material para publicar e anunciar para a comunidade. Acompanhando as atualizações de produtos, a equipe produziu análises técnicas tanto de novas características-chave, quanto de elementos centrais da aplicação:

A equipe da comunidade também tem trabalhado para aumentar a consciência do poder da Status como uma camada de comunicação em tudo o que o Ethereum tem a oferecer. Eles têm realizado uma série AMA com várias equipes cujos DApps estão disponíveis para uso no Status via dap.ps. A série começou com a KyberDAO, e continuou com a Stani da Aave.

Os esforços de marketing da Status também se intensificaram no Brasil e na Argentina com o apoio da mídia e de parceiros como Bruno Germano, Criptomaniacos, BlockLatina, e muito mais.

A equipe também deu início a uma relação de trabalho com a Gitcoin antes da 7ª Rodada de Concessões — oferecendo um fluxo regular de contribuições para todos as concessões na rodada através do aplicativo móvel.

Você pode acompanhar os planos da equipe de Marketing em tempo real aqui.

5. Financiamento

Image for post
Image for post

Para facilidade de referência, mostramos nossos dados financeiros neste relatório em USD. Ao reunir estas informações, utilizamos as seguintes taxas de câmbio Coingecko para converter os saldos ETH:

  • T3 2019, 30/9/2019, 1 ETH = ~$180
  • T4 2019, 31/12/2019, 1 ETH = ~$129
  • T1 2020, 31/3/2020, 1 ETH = ~$133
  • T2 2020, 30/6/2020, 1 ETH = ~$225

Embora tecnicamente faça parte da estratégia do T4, para garantir uma pista mais longa para as operações, executamos várias transações de mercado para prolongar a pista de Nível 1 até 12 meses.

Na data deste relatório, a posição do ativo circulante na Tesouraria é a seguinte:

82.1 mUSD: Ativos totais na tesouraria

12.9 mUSD: Ativos de nível 1 (fiat)

40 mUSD: Ativos de nível 2 (crypto)

29.2 mUSD: Ativos de nível 3 (SNT)

Dada nossa posição patrimonial, a pista é a seguinte:

73 meses: Valor total da pista @ valor de mercado do portfólio

12+ meses: Nível 1

35+ meses: Nível 2

26+ meses: Nível 3

6. Conferências e eventos

Apesar da pandemia global, a equipe Status conseguiu participar de uma série de eventos on-line no terceiro trimestre, incluindo MoneyDance powered by Avalanche, LiveChain apresentado por Wachsman, e Papers We Love Taipei.

7. Colaboradores

Assistimos a um crescimento constante do efetivo de pessoal na última metade de 2020. Atualmente, estamos com 72 pessoas, incluindo os principais colaboradores e prestadores comunitários.

Olhando para os nossos planos de contratação no quarto trimestre de 2020, estamos procurando acrescentar o seguinte à nossa equipe:

  • Contador — para apoiar a equipe financeira
  • SysAdmin — para buscar o crescimento da nossa equipe de operações de desenvolvimento
  • Chefe de Operações de Pessoas — para administrar a experiência principal do colaborador
  • Líder de integrações Waku JS & Wallet — liderando o impulso para integrar as mensagens M2M descentralizadas em nossos produtos móveis e de desktop e carteiras de terceiros.
  • Desenvolvedor Nim — para a equipe Nimbus.
Image for post
Image for post

O volume de negócios tem sido relativamente estável nos últimos meses:

Image for post
Image for post

Durante o terceiro trimestre, demos as boas-vindas aos novos e fantásticos colaboradores da Status, trazendo algumas novas e super valiosas habilidades para o projeto:

  • @diana — nosso primeiro engenheiro de QA júnior
  • @sacha saint-leger — escritor técnico na Nimbus, levando a magia a um público mais amplo. Sacha nos ajudou no passado em atualizações mensais, por isso, sua entrada em tempo integral tem sido um desenvolvimento empolgante.
  • @teodor — ajudando a equipe de pessoal com serviços de recrutamento por contrato, buscando os melhores talentos da web3
  • @simona pop — lenda da comunidade
  • @johannes — gerente financeiro extraordinário
  • @ruslan — nosso incrível novo diretor financeiro
  • @mark — novo e talentoso membro da equipe Dagger
  • @carly — nosso novo e brilhante consultor jurídico
  • @james — guru de mídia social
  • @sanaz — ingressando na Vac como engenheiro de protocolo.

Recebemos 51 solicitações de embaixadores no terceiro trimestre e 14 novos embaixadores aderiram ao Programa de Embaixadores da Status. O número atual de embaixadores da Status está agora em 55, com representação em 25 países.

Os embaixadores da Status completaram 115 tarefas de julho a setembro, divididas por categoria em: eventos (7), conteúdo (79), construção comunitária (15) e técnica (14).

Image for post
Image for post

Alguns destaques do programa no terceiro trimestre de 2020:

  • @enrico desenvolveu a opção de envio de mensagens de áudio como uma contribuição da comunidade para o Status. As mensagens de áudio foram um novo recurso na Status versão 1.5 que demonstra o quão incríveis são os membros da comunidade que apóiam o Status.
  • @Malik fez o merge de pull requests e fechou 11 problemas do Status Desktop.
  • @Yaroslav publicou 2 vídeos e 3 artigos apresentando a Status para a comunidade de língua russa.
  • @Pearlumie escreveu 2 fantásticos posts para o blog apresentando a Status como uma porta de entrada ao mundo descentralizado.
  • @Vladimir e @HenryRoo melhoraram significativamente a qualidade das traduções da Status em russo.
  • @Erol terminou a tradução da Status e ajudou com o título e a descrição do aplicativo Status.
  • @SDH realizou uma webinar apresentando a Status à comunidade coreana.
  • @Asif organizou um encontro para apresentar a Status aos seus amigos em Bangladesh.

Graças a nossos embaixadores e colaboradores de código aberto, o aplicativo Status e a página inicial foram traduzidos para vários idiomas. Se você gostaria de saber mais sobre a campanha de tradução e ajudar a traduzir a Status, visite translate.status.im.

Tradução da Status

  • Suporte em 14 línguas: Inglês, Alemão, Espanhol, Francês, Português, Italiano, Russo, Turco, Indonésio, Árabe, Filipino, Coreano, Chinês tradicional, Chinês Simplificado
  • 24 colaboradores traduziram 25,133 palavras

Tradução do site Status.im

  • Suporte em 12 línguas: Inglês, Alemão, Espanhol, Francês, Português, Italiano, Russo, Indonésio, Árabe, Filipino, Coreano, Chinês Simplificado
  • English, German, Spanish, French, Portuguese, Italian, Russian, Indonesian, Arabic, Filipino, Korean, Simplified Chinese
  • 18 colaboradores traduziram 61,715 palavras

Um salve aos nossos heróis das traduções no terceiro trimestre: Henry Roosevelt, Mr. Twister, Joyce Lim, Erol, Kuanghen Tao, Marco Rapella, NASI₿, Matheus, Floyd, Yaroslav, Milad, and Flo 👏

8. Chegando ao final de um ano selvagem

Apesar de muita incerteza em meio a uma pandemia global, a Status continuou a mostrar um progresso sólido para tornar o Aplicativo Móvel Status um produto agradável e confiável. Com dados e métricas provenientes de fontes não intrusivas, a equipe agora tem muito com o que trabalhar e pode se concentrar mais na retenção de usuários.

Conforme a Status amadurece como projeto e ecossistema, nossa estratégia em 2020 continuará a ser dupla:

  • Foco no crescimento e retenção de usuários através de uma experiência envolvente, grudenta e convincente com a Status, e
  • Colocando em prática o trabalho fundacional em nossa infraestrutura p2p da próxima geração, permitindo que a Status e muitos outros projetos no ecossistema escalem de forma robusta.

Obrigado por ler este relatório, estamos sempre entusiasmados em contar sobre o trabalho que realizamos. Esperamos que onde quer que você esteja, você esteja seguro e bem. Cuide-se! — seus amigos da Status.

Apêndice

Um enorme e sincero agradecimento àqueles que ajudaram a traduzir este relatório, estamos super gratos por suas contribuições:

A Status Pesquisa & Desenvolvimento, GmbH (“Status”) está localizada na Suíça, embora nossa comunidade seja global. Este relatório foi feito apenas para sua informação geral como entretenimento, e pedimos que não confie nele para qualquer outro propósito, por exemplo, para tomar decisões de investimento. As informações contidas neste relatório não são conselhos de qualquer tipo. A Status não aceita qualquer dever de cuidado com qualquer pessoa que leia este relatório, nem aceita qualquer responsabilidade ou obrigação se este relatório for usado para outros propósitos que não aqueles pretendidos. Apenas para ser super transparente, queremos destacar isso:

  • Informações de métricas de token são estimativas fornecidas por um terceiro, dadas para fins ilustrativos. Não verificamos estes dados de forma independente ou factual.
  • A informação financeira da Status fornecida é estimada com base nos dados disponíveis no mês anterior a este relatório de julho de 2020 e pode mudar devido a carregamentos entre empresas, ou atualizações contínuas na contabilidade, ou outros motivos. Os números foram arredondados para facilitar a apresentação.

Obrigado por sua compreensão!

Status Network Quarterly Reports

Status Network Quarterly Reports Archive

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store