A história se repete? A grande disputa no Grammy Awards 2018 deve ser entre Kendrick Lamar e Ed Sheeran

STAY POP
staypop
Published in
2 min readJun 27, 2017

Parece até brincadeira, mas a história pode se repetir na próxima edição do Grammy Awards. Depois do grande embate entre Beyoncé e Adele neste ano, a disputa deve ficar por Kendrick Lamar e Ed Sheeran ano que vem.

Faltando três meses para o fim do período elegível na premiação (30 de Setembro) e sem indicativo de grandes lançamentos para breve, o HitsDailyDouble se antecipou em apontar os artistas como principais cotados para ‘Álbum do Ano’.

O artista negro norte-americano com múltiplas indicações na categoria (mas nenhuma vitória), repleto de críticas sociais e apontado como favorito da crítica, contra o artista branco (geralmente britânico) compositor e instrumentista, falando sobre relacionamentos, batalhando pelo título de melhor álbum do ano. Tudo parece bastante familiar porque os personagens são praticamente os mesmos.

Na última década, a principal categoria do Grammy se tornou praticamente um clichê, já que os indicados seguem um padrão que vem se repetindo, inclusive com nomes como Beyoncé e Kendrick Lamar, na medida em que os vencedores também seguem um padrão repetido.

2010: Taylor Swift, ‘Fearless’
2011: Arcade Fire, ‘The Suburbs’
2012: Adele, ‘21'
2013: Mumford & Sons, ‘Babel’
2014: Daft Punk, ‘Random Access Memories’
2015: Beck, ‘Morning Phase’
2016: Taylor Swift, ‘1989’
2017: Adele, ‘25’

Na possibilidade de ‘Humble’ contra ‘Divide’, ambos os artistas tem pontos à favor, apesar de serem álbuns completamente diferentes. Enquanto Lamar tem aclamação universal e uma marca impressionante de três indicações consecutivas, Sheeran tem um dos maiores sucessos comerciais do ano e o título de cantor-compositor, o que parece contar bastante para os votantes, já que rendeu duas vitórias para Taylor Swift, por exemplo.

Depois da situação constrangedora na cerimônia deste ano, onde a própria vencedora afirmou que não merecia o prêmio tanto quanto a artista que foi “derrotada”, é de se imaginar que eles tenham aprendido alguma coisa. Agora é esperar para ver.

--

--