JAY-Z dá uma aula sobre a história do negro no vídeo de “The Story of O.J.”

STAY POP
staypop
Published in
2 min readJul 7, 2017

Enquanto não disponibiliza seu novo álbum nas diversas plataformas de streaming e para venda, JAY Z resolveu aliviar a exclusividade do Tidal com o lançamento de um videoclipe.

“The Story of O.J.”, que parece ter sido selecionada como primeiro single, possui sample de “Four Women” da Nina Simone e “Kool Is Back” do Funk Inc. Assim como a música, o vídeo é uma animação que narra a história do negro na América, além de ser cheio de referências.

No vídeo, JAY-Z aponta para estereótipos raciais e da dificuldade que os afro-americanos tem em se tornarem bem sucedidos. Dentre os destaques estão figuras emblemáticas como O.J. Simpson, ex-jogador de futebol acusado de assassinar sua esposa e que se viu envolvido em diversas discussões sobre racismo; Tommie Smith, ícone do atletismo que desafiou ao fazer a saudação do grupo Panteras Negras quando venceu medalha de ouro nas Olimpíadas do México em 1968; e a própria Nina Simone, música e ativista, cujo a canção “Four Women” relata a história de quatro mulheres que são tratadas de maneira diferente por conta do seu cabelo e tom da pele.

Inspirado em discos como ‘Confessions’ do Usher e ‘My Beautiful Dark Twisted Fantasy’ do Kanye West, Shawn Carter aponta o novo álbum como uma “analise de seus erros e tentativa de não cometê-los”. Sem contar, uma resposta direta ao ‘Lemonade’.

‘4:44’ tem participações de Gloria, Beyoncé e Blue Ivy, respectivamente mãe, esposa e filha de JAY-Z, além de Frank Ocean, Damian Marley e James Blake. O projeto também irá contar com um curta-metragem estrelado por Mahershala Ali, Lupita Nyong’o e Danny Glover, constituindo um álbum-visual.

--

--