O que está acontecendo entre Nicki Minaj e Remy Ma?

STAY POP
staypop
Published in
4 min readMar 4, 2017

Muita gente foi pega de surpresa no último domingo, 25 de Fevereiro, quando a rapper Remy Ma publicou uma canção chamada “shETHER”, de quase 7 minutos de duração inteiramente direcionados à Nicki Minaj. A faixa seria uma resposta à “Make Love”, parceria com Gucci Mane, lançada poucos dias antes, onde Onika debocha da carreira da outra rapper.

Considerando que Nicki Minaj vive neste limbo entre a música pop e o rap, aqueles que acompanham as paradas musicas e rádios talvez tenham ficado alienados à toda esta situação. Principalmente se Iggy Azalea e Azealia Banks são as únicas outras rappers femininas cujo o trabalho vocês conheçam.

Para compreender sobre o que gerou esse “bate-boca”, é preciso retornar à época em que Nicki era uma artista independente. Quando ela era mais chegada à rappers como Gucci Mane do que aqueles que hoje são seus grandes companheiros, Lil Wayne e Drake.

Remy Ma e Nicki Minaj já são conhecidas de longa data, tão longa quanto sua desavença inclusive, mas tudo teria começada quando Minaj (supostamente) teria alfinetado Ma no freestyle “Dirty Money”. A briga entre elas já envolveu críticas subentendidas, especulações (inverídicas!) sobre um suposto romance e até um debate sobre quem criou o famoso verso “this bitches is my sons”. É provável que muitos não saibam disso porque a ascensão de Nicki ocorreu justamente enquanto Remy cumpria uma pena de seis anos na prisão.

Depois que Reminisce foi solta em 2014, tudo parecia resolvido de sua parte. As rappers chegaram até a trocar elogios publicamente, ano passado, quando Ma a parabenizou por vencer o prêmio ‘Rapper do Ano’ no BET Awards e Minaj agradeceu. Mas no cenário hip/hop nada permanece pacífico por muito tempo.

Neste último ano entre ‘The Pinkprint’ e o aguardado novo álbum de Onika, a rapper participou de diversas canções, onde em seus versos, reafirmava sua posição como “Rainha do Rap”. Isso fica fácil de acompanhar se você buscar a tradução de canções como “Side to Side”, “Black Barbies”, “Run Up”, “Swalla” e principalmente “Make Love”, que desencadeou “shETHER”.

“VEJA BEM, SUA IDIOTA / PARA SER A RAINHA DO RAP / VOCÊ TEM QUE VENDER ÁLBUM, CONQUISTAR CERTIFICADOS / S, NO PLURAL… TIPO O S NO MEU PEITO / AGORA FICA QUIETA / VOCÊ TIROU UM ZERO NO SEU TESTE”

Conhecidas como “diss tracks”, ou seja, canção voltas exclusivamente para atacar alguém, “shETHER” tem exatamente esta função. Na faixa, Remy toca em assuntos polêmicos, como o uso de “escritores fantasmas” nos versos de Nicki, os contratos que fazem com que seu dinheiro passe por vários homens antes de chegar nela, e até o envolvimento de seu irmão em um caso de abuso sexual de uma menor de idade. Tudo isso tendo como base “Ether”, uma canção de Nas direcionada à Jay Z, da época em que os rappers eram conhecidas desavenças.

“PARE DE FALAR EM NÚMEROS / VOCÊ ASSINOU UM CONTRATO DE 360º / ATRAVÉS DA YOUNG MONEY, ATRAVÉS DA CASH MONEY, ATRAVÉS DA REPUBLIC / O QUE SIGNIFICA QUE SEU DINHEIRO PASSA POR CINCO CARAS ANTES DE VOCÊ TOCAR NELE”

Obviamente, muitos consideram toda esta discussão bobagem, principalmente quando artistas pop femininas são diariamente colocadas umas contra as outras pela mídia. Mas aqui a situação é bem diferente. Como bem destacam publicações como Billboard e The Daily Beast, a “rixa” entre Nicki Minaj e Remy Ma traz uma certa representatividade para as mulheres na cultura Hip/Hop mais do que qualquer outra coisa.

Enquanto rappers masculinos como Nas e Jay Z ou Drake e Meek Mill são encorajados à debaterem sobre quem possui o título de “Melhor Rapper”, sem qualquer prejuízo às suas carreiras (pelo contrário), rapper femininas são tratadas em uma ilusão de que elas não podem batalhar pelo mesmo título, já que (teoricamente) não podem sequer coexistir.

As tais “rixas” entre rappers, é importante frisar, dificilmente extrapolam os limites da música, como ocorreu com Tupac e The Notorious B.I.G., e são mais lucrativas e midiáticas do que qualquer outra coisa. Ou vocês acham que é mera coincidência tudo isso ocorreu logo após Remy Ma retornar com ‘Plata O Plomo’ e Nicki Minaj estar às vésperas de lançar o sucessor de ‘The Pinkprint’?

Por enquanto, Nicki vem se abstendo de comentar qualquer coisa. Sua resposta se resumiu à postagens (já apagadas) no Instagram, mas tudo indica que o jogo irá virar após sua misteriosa parceria com Future. Enquanto isso, Remy sai na frente como a mais beneficiada. Ela chegou a atingir o top 100 do iTunes, deu entrevistas em programas de TV e lançou até outra faixa chamada “Another One” enquanto aguarda uma resposta.

--

--