Desenvolvimento ágil de software

Isadora Osório
Sthima Insights
Published in
2 min readDec 21, 2016

As empresas são pressionadas todos os dias a aderirem negócios de rápida evolução. No entanto, os métodos tradicionais de desenvolvimento de software muitas vezes são incompatíveis com as necessidades.

Dados divulgados na Conferência Gartner Business Intelligence, Analytics & Information Management, pela Gartner, indicam que

até 2018, 75% das empresas de TI tentarão desenvolver uma capacidade bimodal, misturando os métodos ortodoxos de trabalho com métodos ágeis.

Desenvolvimento ágil de software ou Método ágil é um conjunto de metodologias de desenvolvimento de software. Esse método valoriza a comunicação em tempo real a documentos escritos, e utiliza uma abordagem de planejamento e execução iterativa e incremental ao invés de processos complexos. Além disso, a equipe que utiliza essa nova metodologia visa promover a redução dos riscos, responder às mudanças de forma mais rápida e natural e, é claro, maior satisfação final dos clientes.

O objetivo é satisfazer o cliente através da entrega contínua e adiantada de software com valor agregado.

De acordo com o relatório anual Chaos Report, da instituição americana Standish Group

Apenas 32% dos projetos entregues são considerados sucesso. 24% são puro fracasso (cancelados, ou engavetados — nunca colocados em produção ou utilizados pelo cliente), 44% são desafiados (sofreram atrasos, estouraram o budget, não atendem as necessidades, estão cheios de defeitos).

Vantagens do uso da prática ágil para as empresas

1. Foco na construção de um produto mínimo viável (MVP);

2. Entregas do produto mais rápidas e regulares;

3. Transparência e visibilidade do andamento do produto;

4. Flexibilidade para mudanças de requisitos e prioridades;

5. Velocidade na validação das funcionalidades;

Vantagens do uso da prática ágil para o time

1. Escopo e objetivos claros e priorizados;

2. Equipes autogerenciáveis com maior autonomia, disciplina e regularidade;

3. Comprometimento com as entregas a cada ciclo de desenvolvimento;;

4. Melhora na comunicação entre todos os envolvidos;

5. Inspeção e adaptação constantes do processo em busca da melhoria contínua;

As metodologias ágeis são adaptativas e flexíveis, indicadas para situações onde a mudança de necessidades é constante e os resultados precisam ser entregues em curto tempo. A proposta é dividir o desenvolvimento em iterações, normalmente de algumas semanas, de modo que, ao final de cada ciclo, o cliente receba uma versão que agregue valor ao seu negócio.

Quais são as principais metodologias ágeis que existem?

Extreme Programming (XP);

Scrum;

Lean Development;

Feature-Driven Development (FDD);

Kanban;

RUP;

OpenUP.

Cada uma dessas metodologias tem a sua particularidade, mas na maioria das vezes as empresas, hoje em dia, mesclam esses métodos e aproveitam as melhores práticas de cada um.

É preciso analisar a necessidade e a habilidade da sua equipe para escolher a metodologia ágil que consiga gerar o benefício esperado.

--

--