Software Padrão X Personalizado
Qual a diferença entre um sistema personalizado e um padrão?
O software padrão, de aplicação comercial (ou “de prateleira”) é um software comprado ou alugado de um fornecedor que o desenvolve com o objetivo de vender para muitas pessoas ou organizações.
A aquisição de um software de prateleira normalmente é comercializado através da internet com preço fixo ou como serviço. O público-alvo é definido pelas características e funcionalidades que o sistema proporciona.
Já o software personalizado (ou de “aplicação proprietário”) é o que cuida de uma necessidade específica ou exclusiva de uma organização; pode ser desenvolvido internamente ou terceirizado através de um fornecedor.
=Utilizar um software personalizado de gestão e controle em sua empresa traz muitos benefícios, entre eles podemos citar:
- redução de custos e desperdícios de funcionalidades;
- aumento da eficiência com aderência de 100% ao processo de negócio;
- Escalabilidade de acordo com o crescimento da organização
A utilização de um sistema desenvolvido específico para seu negócio também facilita a adesão de processos por seus colaboradores, auxiliando a organização e o controle dos departamentos, fazendo com que a equipe saiba exatamente o que precisa ser feito.
- EFICIÊNCIA
- REDUÇÃO DE CUSTO OPERACIONAL
Tão importante quanto as vantagens citadas acima, ter um software personalizado em seu negócio, permite que o gestor obtenha informações precisas e integradas de todos os departamentos, facilitando a tomada de decisão. Com isso, a possibilidade de erros estratégicos reduz, já que com a visão clara de seu negócio, é possível ter previsões de forma mais sólida e com menos riscos a sua empresa.
A correta implementação de um sistema personalizado de qualidade torna sua empresa mais ágil, faturando mais e gastando menos. A margem de lucro dos produtos e serviços aumenta significativamente, possibilitando preços mais competitivos e um serviço ou produto de alto nível.
A empresa americana Standish Group realizou um relatório, chamado The Chaos Report, que pesquisou o grau de utilização das funcionalidades dos sistemas que são colocados em produção. Os dados mostram que
45% das funcionalidades nunca são utilizadas pelos seus usuários e 19% delas raramente são usadas, totalizando 64% de funcionalidades que poderiam deixar de ser produzidas
Procure avaliar se existe algum software com 100% de aderência ao seu negócio ou analise a opção de desenvolver um software sob medida para sua empresa e classifique suas principais necessidades que precisam ser resolvidas.
Se você ainda esta com dúvidas de qual software atenderia a sua necessidade, entre em contato conosco para uma avaliação gratuita da sua solução e saiba como o seu negócio pode se desenvolver. A Sthima ajuda a transformar o seu projeto em realidade!