Delonte West: Não esqueçam quem sou

Rodrigo Savian
STICK TO SPORTZ
Published in
4 min readJan 21, 2020

Por Rodrigo Savian
Siga STICK TO SPORTZ!

Em março de 2018 o ala-pivô Kevin Love falou pela primeira vez sobre os problemas que vinha enfrentando em relação a sua saúde mental. Desde então a comunidade de basquete passou a dar uma maior importância a este âmbito, com mais atletas se abrindo acerca da questão. Ainda, em 2019 a NBA estabeleceu novas regras de cuidado quanto ao problema silencioso. Para isso, ficou decidido que cada time teria ao menos um profissional de saúde mental em tempo integral no seu respectivo staff.

Em meio a essa discussão, infelizmente, a comunidade da NBA foi surpreendida negativamente com a notícia de que Delonte West, ex-atleta da liga, está vivendo em condições precárias, morando na rua e entregue ao vício em drogas. Segundo o pai do atleta, o ex ala-armador sofre de bipolaridade e esquizofrenia. O ex-companheiro e amigo Jameer Nelson se manifestou sobre o acontecido:

Jameer Nelson e Delonte West em Saint Joseph’s

“Estou com ânsia agora vendo esses vídeos de Delonte. Para responder a todos que têm falado comigo sobre essa situação… o que nós podemos fazer é rezar para ele e sua família, e torcer para que ele consiga a ajuda necessária. Distúrbio mental é algo que muitas pessoas lidam e muitas vezes nem sabem, até que seja tarde demais. Não sei se é isso que está acontecendo com ele, mas isso vai ajudá-lo a enfrentar isso. Se você tem algum problema mental, emocional ou físico que te faz andar pra trás, procure alguém. E quando digo alguém, me refiro a médicos, não familiares, esposa, primos, mas sim alguém que seja habilitado para ajudar. E, por favor, sejam conscientes quando divulgarem vídeos ou fotos de alguém. Você pode achar que está ajudando, mas pode magoar ainda mais. As pessoas têm filhos e seus filhos não merecem passar por esse constrangimento. Por favor, rezem”.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 140 milhões de pessoas sofrem de transtorno bipolar ao redor do mundo, enquanto mais de 21 milhões sofrem com esquizofrenia.

Se você leu até aqui já sabe o que está acontecendo. Se você acompanha a NBA há um tempo considerável talvez lembre de Delonte West, principalmente em seus anos de Cleveland Cavaliers. Se você é um fã da nova geração, essa imagem triste talvez seja a única que terá dele. Apesar do ex ala-armador não fazer mais parte da NBA enquanto atleta, esta é uma oportunidade perfeita para observarmos como a associação de jogadores e o comissário agirão em relação a essa triste situação. Porém, a reflexão que proponho aqui é sobre a importância de não apenas estar saudável, mas parecer saudável.

Delonte West (Photo by David Liam Kyle/NBAE via Getty Images)

Delonte West ganhou os seguintes títulos:

Delonte West recebeu as seguintes premiações:

Delonte West tem filhos?

Delonte West tem irmãos?

Sabe por que esses dados estão em branco? Porque é isso que acontece quando alguém sofre de uma doença mental. Se torna muito fácil esquecer que essa pessoa tem uma história, conquistas, realizações, sonhos e ambições. Assim, colocando o sujeito numa caixa e o limitando como apenas alguém doente, ou que “não serve” mais.

Nesse caso específico trata-se de uma figura pública e com significado simbólico para um número considerável de pessoas, mas é importante pensar sobre aquelas que não têm a mesma abrangência. Sobre o “tio” que bebe até cair no bar e todos acham engraçado. Sobre a “tia meio louca”, mas que todo mundo já está acostumado. A descaracterização de alguém enquanto ser humano, a transformando num personagem ou numa caricatura, é o primeiro passo para esquecermos que ali há uma pessoa. E quando isso acontece, ela não mais é tratada como integrante do corpo social. É marginalizada, zombada e eventualmente esquecida.

Delonte West e família (The Washington Post / Getty)

Problemas psíquicos podem ser silenciosos, mas como numa quadra de basquete, o jogo não se joga sozinho. Por isso a situação de Delonte West serve de alerta não apenas para a comunidade da NBA, mas para qualquer um. Como a associação irá proceder quanto a isso ainda não está claro, porém serve de alerta para o cotidiano de cada um de nós. Temos duas mãos, não custa nada estender uma delas a quem possa estar passando por algo difícil. Estamos todos sempre passando por algo.

--

--