Então, o Presidente Odeia Pra Caralho a Minha Namorada

STICK TO SPORTZ
STICK TO SPORTZ
Published in
13 min readJul 3, 2019

Original de Sue Bird (Seattle Storm — WNBA) no The Players’ Tribune. Traduzido por @rafcl

Elsa/GettyImages

(1) Tô de volta!! Eu tava cansada, eu juro!! Não, é sério, EU JURO. No ano passado, eu quebrei meu nariz, escrevi sobre isso, e então pensei seriamente que esse seria o meu ponto final na escrita. Me lembro de ter dito ao meu editor algo tipo: “Seria preciso que o presidente dos Estados Unidos se engajasse em uma campanha de tweets cheios de ódio e ridicularização à minha namorada enquanto ela carrega o futebol do país, esportes femininos, igualdade de remuneração, orgulho gay e AMOR VERDADEIRO em suas costas, tudo de uma só vez, marcando dois gols majestosos para levar o Team USA à uma emocionante vitória sobre a França e a um lugar nas SEMIFINAIS da Copa do Mundo, para eu sequer pensar em escrever novamente”. Mas eu sou uma mulher de palavra. Então aqui estou.

(2) Primeiro de tudo, eu tenho que registrar isso, se ainda não tá claro: estou TÃO orgulhosa da Megan!! E de toda a seleção americana. É por isso que estou escrevendo este artigo, principalmente. Então, se você puder me fazer um favor, vamos só tirar um segundo, de verdade, e apreciar esta SEQUÊNCIA que minha garota tem feito?? Tipo, tire todas as coisas “extras” e concentre-se apenas no futebol. Dois gols contra a Espanha. Dois gols contra a França, SENDO UMA VISITANTE EM SUA MAISON. Eu quero falar sobre muitos outros tópicos nesse texto — e acredite em mim, eu irei — mas eu também acho que é muito importante não esquecer o que, acima de tudo, isso significa, sabe? É uma atleta da elite mundial operando no auge absoluto de seus poderes, no maior dos palcos que existem. É sobre uma atleta botando pra fuder.

É sobre Megan sobrevivendo.

Richard Heathcote/Getty Images

(3) OK então. Agora que tirei isso do caminho, responderei A Pergunta. Aquela que provavelmente está em sua mente mais do que qualquer outra: Como é ter literalmente o Presidente dos literais Estados Unidos (literalmente da América) dando uma de menininho adolescente pra cima da sua namorada? Hmm. Então… é ESTRANHO. E eu diria que eu tive uma reação bem padrão a isso aí: que foi surtar um pouco.

Isso é uma coisa que você tem que saber sobre mim e Megan: nossa política é similar — depois que venci o título da WNBA em Seattle na última temporada, de jeito nenhum iríamos para a porra da Casa Branca! — mas nossas disposições não são. E como temos conversado sobre muitas dessas “coisas” que acontecem com ela, sabe, eu serei honesta aqui…muita coisa me assusta pra caralho!!

Quero dizer, algumas coisas são até engraçadas…mas só quando a agente pensa tipo “SÉRIO? SÉRIO? ESSE CARA???”. Cara, não há nada mais importante exigindo sua atenção? Seria ridículo ao ponto de rir, se não fosse tão nojento (e se as legislações e políticas dele não estivessem arruinando a vida de tantas pessoas inocentes). Então o que realmente assusta, eu acho, é que…não são apenas o tweets dele. Porque agora de repente você tem todos esses minions do MAGA hostilizando em suas mentions. E todos esses blogs malucos escrevendo coisas terríveis sobre essa pessoa de quem você tanto gosta. E agora eles estão fazendo as takedowns de Megan na Fox News e sabe-se lá o que mais. É como uma experiência extracorpórea, na verdade — é assim que eu descreveria. Foi assim para mim.

Mas Megan, cara…vou te contar. Ela é inabalável. Ela vai fazer o que quiser, à própria velocidade, no seu próprio ritmo, e não vai se desculpar com NINGUÉM por isso. Quando todo esse negócio do Trump começou a rolar na semana passada, quero dizer , é fato que Megan parecia completamente compenetrada! É estranho dizer, mas essa foi provavelmente a única coisa normal disso tudo. Não tem teatro com ela. Não é uma simulação. Para mim, é mais do tipo: Megan está no nível chefão de videogame quando se trata de autoconhecimento. Ela sempre foi confiante…mas isso não significa que ela sempre foi imune. Ela é tão sensível quanto qualquer um — talvez mais!! Ela só acabou de descobrir como canalizar essa sensibilidade.

E eu acho que essa sensibilidade de Megan é o que a leva a lutar pelos outros. Eu acho que é o que a levou a se ajoelhar. A Megan que você está vendo agora? É uma versão ainda mais forte daquela que se ajoelhou, em primeiro lugar. Todas as ameaças, todas as críticas, todas as repercussões— se posicionar fortemente oposta a tudo isso é o que a faz ser tão imperturbável quanto aos idiotas do mundo atual.

Eu penso que, em tentar ajudar os outros, Megan cimentou quem ela é.

Elaine Thompson/AP Images

4) Alguns fatos 100% aleatórios e 100% desconexos, apresentados sem comentários.

Donald Trump nunca convidou uma campeã da WNBA para a Casa Branca.

Em 2017, quando o Basquete Feminino de South Carolina — treinado por uma mulher negra (a lenda Dawn Staley) — ganhou o campeonato nacional, elas inicialmente não foram convidadas para a Casa Branca.

Em 2019, quando o Basquete Feminino de Baylor— treinado por uma mulher branca (também legendária, Kim Mulkey) — ganhou o campeonato nacional, elas foram convidados para a Casa Branca sem maiores problemas.

Tropecei neste site legal, um dia desses. Confira 🙂

(5) Beleza. Tá na hora. Definitivamente tá na hora.

Precisamos Falar Sobre O Cabelo Rosa Da Megan.

Na verdade, vou dizer isso em voz alta e colocar tudo na roda, já que a Players’ Tribune é um espaço para a honestidade (além disso, há todo um oceano Atlântico entre nós duas): o cabelo? Eu fui…CONTRA. Ufa!! Isso foi muito bom de dizer. Eu fui contra. Pensei que era muito impulsivo e votei não. (HAHAHA. Não que eu realmente tivesse um voto — nosso relacionamento, quando se trata de Megan e seu estilo, é baseado no que pode-se chamar de uma “democracia modificada”, onde ambas damos nossa opinião e então Megan faz o que ela quiser).

Mas sim, meu sentimento foi — você está indo para a Copa do Mundo! Para fazer grandes coisas!! E, com sorte, se tudo correr bem, você será lembrada em todas essas fotos que estarão por aí… PRA SEMPRE! Além disso, o cabelo loiro é como…sua marca registrada! Você fica linda loira. A gente sabe que fica bem em você. Rosa? Megan, tem certeza? Você não acha que pode se arrepender?

E Megan tipo…nem aí. Copa do Mundo. Cabelo rosa. Tô dentro. Vamo nessa. Ela coloriu NO DIA ANTES DE VIAJAR, sem se importar com o mundo. Então, se você estiver se perguntando sobre como é o Estilo De Vida Rapinoe…é isso aí mesmo.

(Além disso, eu adoro o cabelo, agora! Agora que está definido e parece um pouco mais roxo. Não contem a ela).

(6) De volta ao jogo da França por um segundo. Alguns pensamentos, aqui.

Primeiramente, eu não tenho certeza se você viu — mas, minha namorada? Ela deu de ombros para aquele Homem Rude do Twitter, e conseguiu jogar… eu diria que muito bem 🙂

Segundo, França!! Elas foram incríveis. Eu realmente espero que alguma delas esteja lendo isso, porque eu só queria que elas soubessem disso. Elas se mantiveram tão firmes durante todo o torneio — e isso com a pressão de sediar o evento, também. A maneira em que elas perseveraram para manter a disputa lá no fim do jogo, depois de estarem perdendo por dois gols no início?? Tipo, não me entenda mal — eu estava 100% no modo MANÍACA, torcendo pelo nosso time. Obviamente. Mas eu odiei que alguém tivesse que perder.

Terceiro, a conselho de um advogado, gostaria de fazer um pedido formal de desculpas a todos que estavam no avião comigo na semana passada, e tiveram que me assistir comemorar com o punho ao ar como uma louca depois de cada um dos gols de Megan, e esmagar o botão de ATUALIZAR no meu telefone como uma… bem, também uma louca, depois que minha bateria chegava ao fim no segundo tempo.

Isso não vai acontecer novamente, mas vou deixar claro que pode ser que aconteça.

Brad Smith/ISI Photos/Getty Images

(7) GALERA: O QUE É O PÊNALTI.

Não, sério — eu não consigo nem imaginar como é bater um??????

Eu acho que quanto mais eu assisto futebol e acho essas maneiras de aplicá-lo ao que eu sei sobre basquete, mais eu pego o feeling do jogo. Por exemplo, eu como uma armadora, tenho um forte senso de espaçamento de quadra…e acho que isso acaba sendo extremamente relevante para o futebol. Eu definitivamente estou começando a “ver o campo”, sabe? E estou percebendo o jeito que as jogadas se desenvolvem e coisas do tipo (elas meio que se desenvolvem.)

OK. Então essa é minha coluna positiva.

Minha coluna negativa? PÊNALTIS. Tipo, eu acho que eles são meio que lances livres? Mas com alguém tentando BLOQUEAR seu lance livre, e você tendo que usar seu pé (??). E sim, claro, se você perde, você nunca se perdoará e terá isso te assombrando pelo resto da sua vida? Então, o que eu quero dizer é que não tem nada a ver com um lance livre.

Eu não quero que Megan se torne uma alienígena de outro planeta, mas eu vou dizer a verdade de como me sinto agora: se você é bom em pênaltis, você é um alienígena de outro planeta, caralho.

(8) Eu tinha uma coisa longa preparada aqui sobre o debate sobre igualdade salarial.

Eu estava planejando “fazer alguns pontos” e “criticar”.

Mas então eu pensei um pouco mais, e para dizer a verdade… eu meio que cansei disso.

Se você não está do lado certo dessa luta, e defendendo ferozmente a igualdade de pagamento— seja no futebol, no basquete ou em qualquer outro setor -, então eu sinto muito por você.

Porque você é triste, está errado e desmoronando.

Eu sinto no meu interior, cada vez mais, nestes últimos meses — tendo visto minhas colegas atuando na W e mostrando que a gente tá falando sério sobre um novo acordo.

Eu sinto no meu interior, cada vez mais, nestes últimos dois anos — tendo visto nossos colegas da NBA começarem (COMEÇAREM!) a colocar a cara a tapa para nós, por solidariedade e respeito.

E eu sinto pra caralho no meu interior, cada vez mais — tendo visto estas mulheres indestrutíveis da seleção americana se defendendo e (nunca é demais falar disso) metendo um PROCESSO sobre as cabeças da Federação Americana de Futebol, enquanto elas viajam pra conquistar uma porra de uma Copa do Mundo.

Ah, certo, e elas literalmente são MAIS RENTÁVEIS QUE OS HOMENS.

LEGAL!!!!!!!!!

resumo: Nos paguem.

(9) Me disseram que eu deveria fazer algumas previsões! HAHAHA.

Na primeira semi, eu coloco nossas americanazinhas derrubando a Inglaterra, por 2–0. Eu sinto que estamos vibrando agora, e o ataque está realmente entrosado, então sim —vai dar EUA com certeza. (NOTA RÁPIDA SOBRE METODOLOGIA: Eu posso ter feito a previsão que resulta na minha viagem de verão para Paris).

Na segunda semi…OK, então, eu não revelarei minhas fontes, mas eu ouvi este grande rumor que a Holanda pode ser um time subestimado?? Mas aí eu acho que, por outro lado, você também tem a Suécia, que nos derrotou nas Olimpíadas…então essa é uma “final legal”, talvez…eu não sei, eu sinto que essas equipes provavelmente se conhecem muito bem. Tipo aquela clássica richa de bairro. Como estou? Devo continuar fingindo? Vamos de Holanda, vencendo por 2–1.

(10) Peraí, deixa eu te contar uma história.

Eu tive a sorte de ouvir algumas histórias impressionantes sobre o USWNT há um tempo, então eu acho que — já que você já suportou minhas previsões leigas da semifinal da Copa do Mundo e foi tão legal comigo — eu devo algo a você.

Vou te contar a minha favorita.

Então, é o intervalo da final da Copa do Mundo de 2015 … e, claro, se você está lendo isso, sabe o placar: 4–1 EUA. Carli tem um hat trick, Lauren tem um gol, e o Japão tem o deles. Eu acho que, agora que estamos todos entre amigos, vamos falar a verdade: não tinha nem chance de perdermos. Acabou, galera. Copa do Mundo? Ganhamos. Incrível!! Festa!!

Exceto: atletas de elite sendo atletas de elite…não tem NENHUM botão que as desligue da concentração. Essas mulheres estavam no vestiário na metade do jogo, dando uma goleada e levando tudo tão a sério quanto se estivessem empatando. Tem gente falando de estratégia, lembrando de jogadas, tentando consertar erros de execução— fazendo tudo como normalmente fazem, tudo certinho, como de costume.

E então…

E então tem a Megan.

Ela tava sentada lá…e vendo o plano de jogo das colegas, todas com suas caras de jogo e toda aquela coisa de Faça O Protocolo Normal Do Intervalo… e ela entende. Claro que ela entende. Mas, tipo — mesmo assim, sabe? Mesmo assim. Há algo dentro dela que simplesmente…NÃO CONSEGUE lidar. Não consegue lidar com toda aquela cerimônia. Não consegue lidar com a bobajada protocolar. E ela se esforça para lutar contra isso, tenta não dizer nada…tenta ficar um pouco relaxada.

Mas então, em algum momento, a mulher só…tipo…pelo amor de Deus né.

Ela não se segurou mais:

“NÓS VAMOS GANHAR A COPA DO MUNDO”, ela deixou escapar.

“NÓS. VAMOS. GANHAR. A. COPA DO MUNDO!!!

“NÓSVAMOSGANHARAPORRADACOPA!!! ”

(Eles ganharam a porra da Copa)

E acabou a história.

Catherine Steenkeste/Getty Images

(11) Então, existe essa coisa que eu inventei chamada Lentes Megan.

Isso é difícil de explicar, mas acho que quase consegui. Eu acho que é tipo… OK, então: Megan as vezes simplesmente faz coisas. Faz…e depois ama…então — mais tarde, no final, se houver tempo — se preocupa com isso. Esse é o seu Modus Operandi. Eu, por outro lado, não sou nada disso. Eu sou mais do tipo que me preocupo primeiro e depois, se houver tempo, faço. Então a ideia das Lentes Megan, eu acho, é essa ideia de como — elas são uma coisa que eu coloco, e isso me ajuda a relaxar um pouco. Apenas abro meus olhos e vejo o mundo em uma perspectiva extremamente Megan.

E, de qualquer forma, no início do nosso relacionamento, eu acho que usava “Lentes Megan” como um tipo de piada — quando a gente fazia essas coisas de casal, brincando com essas versões quase caricaturais de nós mesmas. No nosso caso: Megan Espírito Livre e Sue Prática.

Mas agora… eu não seria tão prática!! Eu ia ser tipo:

[Megan entra no closet com uma tesoura, depois sai cheia de confiança…]

[Sue coloca Lentes Megan…]

Beleza, Megan! Vamos chamar de “look” essa camiseta que você acabou de abrir um buracão no meio.

Ou:

[Megan de repente decide que ela precisa tingir as sobrancelhas de loiro platinado …]

[Sue coloca Lentes Megas…]

Espere, Megan, esquece— eu retiro o que disse quando falei que você vai parecer que não tem sobrancelhas! E eu posso ver totalmente o que você quer dizer quando diz: “Confie em mim, elas vão aparecer”.

E assim por diante — e isso meio que se tornou uma experiência. Eu colocaria minhas lentes e entraria… quase como em uma espécie de férias…para um lugar onde eu fosse alguém um pouco mais desviante do meu próprio centro. Onde eu fosse alguém que pensa como Megan pensa.

E então, finalmente, percebi o óbvio: que as Lentes Megan são muito mais do que uma piada interna sobre escolhas de moda, estilo, ou qualquer outra coisa — e que elas são na verdade esse tipo de chave para a própria Megan. Ou, resumindo: Quando eu coloco as lentes, o que eu realmente estou fazendo, eu acho, é aprender a compreendê-la melhor — e, se isso fizer algum sentido: acho que, ao mesmo tempo, estou aprendendo a me entender melhor também.

Mas espere, eu vou chegar ao meu ponto. Estou trazendo tudo isso e tentando explicar esse conceito maluco (ou nem tanto, eu espero), porque na sexta-feira passada — na preparação para aquele jogo contra a França, e depois durante o jogo em si, e depois, depois…

Eu juro, foi como se a coisa mais incrível tivesse acontecido: era como se o país inteiro, de uma só vez, por esse momento fugaz e improvável, mas também, de algum modo, muito, muito, muito, muito possível…COLOCASSE AS LENTES MEGAN.

Foi como se o país inteiro, de uma só vez, dissesse: Futebol? SIM. Futebol feminino? SIM. Uma superestrela abertamente gay, com dois gols e celebrações loucas nos levando a uma grande vitória no futebol feminino? SIM. Aquela mesma estrela abertamente gay não apenas aceitando um nível básico de orgulho em sua sexualidade, mas na verdade sendo a maior e mais adorável rainha do mundo e literalmente creditando sua sexualidade por esses dois gols e suas celebrações loucas e nossa vitória fuderosa no futebol feminino? SIM.

Esta é a bandeira americana agora, alguém twittou — e era uma foto da minha namorada, sorrindo de orelha a orelha, com os braços abertos e um brilho irradiante, roubando as atenções da câmera com seu um trabalho estranho de tintura e tudo mais — total e completamente fluindo toda a sua excelência do caralho? SIM.

Maddie Meyer/FIFA/Getty Images

De qualquer jeito, veja — eu acho que esse é o meu ponto:

Estou mais perto dos 40 do que dos 30. Eu só tive permissão legal para me casar nos últimos anos. Eu sou uma pessoa preocupada, que pensa demais e — se é o seu tipo de coisa — 3x campeã da WNBA.

Mas na sexta? Era como se para este dia perfeito, fugaz e descomplicado…eu fosse todo mundo.

Eu estava feliz.

Eu estava louca.

Eu era orgulhosa.

Eu estava fingindo saber sobre futebol.

Eu estava um pouco sobrecarregada.

Eu era americana pra cacete.

E eu estava apaixonada por Megan Rapinoe.

Sue Bird — Seattle Storm

--

--

STICK TO SPORTZ
STICK TO SPORTZ

A bola não mente e nem a gente. NBA, Cultura, Sociedade e mais tudo que der na telha #SpeakUpAndDribble