Uma nova realidade

Nuricel Aguilera foi uma criança com altas habilidades e grande ânsia de aprendizado, que encontrou dificuldades em se adaptar ao sistema escolar tradicional. Aos 17 anos já dava aulas de Física e, com o tempo, foi dedicando a sua vida completamente à Educação. Ela sempre fez questão de auxiliar estudantes com superdotação, pois entendia que eles precisavam de oportunidades diferenciadas para promover seu desenvolvimento.

Em 2006, Nuri resolveu ousar e começar a idealizar uma metodologia de ensino voltada especialmente para o apoio ao talento destas crianças. Assim surgiu sua primeira ONG, trabalhando especificamente com estudantes talentosos da rede pública de ensino, promovendo a difusão da ciência, da tecnologia, da cultura e da arte.

Hoje, o Instituto Alpha Lumen — Associação Alpha de Educação Especial para Altas Habilidades, localizado em São José dos Campos, no interior de São Paulo, estimula jovens por meio de processos educativos e estruturas especializadas de apoio aos seus potenciais e motivações. A determinação e a coragem de Nuricel contribuíram para o nascimento de um novo modelo de aprendizado.

Sem fins lucrativos, a escola do IAL promove ações e soluções criativas e de impacto social que auxiliam na transformação desses jovens em lideranças éticas e transformadoras, preparadas para fazer a diferença no mundo. Alpha Lumen significa, no latim, a luz mais brilhante. Com o apoio de pessoas como Nuri, professores, empreendedores, voluntários e apoiadores no geral, essas luzes ganham ainda mais força para continuar brilhando.

Veja mais sobre o impacto gerado pelo Alpha Lumen no Stories #5!