Ama seu computador? Então agradeça ao matemático Charles Babbage

stone
stonetech
Published in
2 min readMay 6, 2021
Foto em preto e branco com um homem utilizando óculos escuros. Ao lado esquerdo, um texto escrito: “Matemática, Baby!”

A matemática está em tudo. A disciplina que faz muita gente torcer o nariz é essencial para que hoje você esteja à frente de um computador, notebook ou smartphone lendo este texto.

A “culpa” é do matemático e inventor inglês Charles Babbage. Talvez você nunca tenha ouvido falar nele, mas este é o homem por trás do primeiro computador programável do mundo. Só não ficou mais famoso porque a máquina imaginada por Babbage nunca foi construída por ele.

Babbage é o cara que conceituou o computador lá nos idos de 1822, inspirado no tear mecânico do francês Joseph Marie Jacquard, criado em 1801. A máquina de Jacquard era uma espécie de leitora automática de cartões. Essa ideia deu um click no cérebro de Babbage, que idealizou uma máquina de tecer números que fizesse cálculos e pudesse ser controlada por cartões. Genial, não?

Considerado o pai dos aparelhos que apreciamos tanto atualmente, o matemático inglês contou com a ajuda de outra personagem importante, a condessa Ada Lovelace. Filha do famoso poeta Lord Byron, esta matemática ajudou Babbage e ainda projetou programas para a máquina que ele tentava construir, ou seja, criou os algoritmos que hoje mandam e desmandam em nossa vida virtual. Mas isso é papo para outra história.

Embora a ideia de Babbage tenha sido incrível, o primeiro computador, na realidade, só apareceu anos depois, em 1936, a partir das mãos do engenheiro alemão Konrad Zuse.

Mas o que importa é lembrar quanto a matemática pode ser útil para nosso dia a dia e, especialmente, na vida de Devs. Portanto, comemorar o dia da matemática é uma forma de ressaltar como o avanço da tecnologia só é possível quando várias ciências conversam entre si. Incrível, não?

Por que um dia para comemorar a matemática?

No Brasil, é no dia 6 de maio que comemora-se o dia da matemática, como uma forma de homenagear o matemático, escritor e educador brasileiro Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan.

Provavelmente, em algum momento da sua vida, você já ouviu falar do best-seller desse autor “O homem que calculava”, uma obra que mostra como a matéria dos números pode ser divertida.

--

--

stone
stonetech

Somos incansáveis na busca das melhores soluções para potencializar o empreendedor.