Como manter a produtividade trabalhando remoto?

Lucas Diego Amaral
stonetech
Published in
8 min readDec 14, 2018

Quando pensamos em trabalho remoto, logo vem à mente inúmeros benefícios de trabalhar em casa. Afinal, não há nada melhor do que trabalhar onde você se sente mais confortável, não é mesmo? Porém, não precisa de muito tempo para perceber que esta forma de trabalho pode ser a bit tricky.

Stone — RJ

Por mais de 2 anos trabalhando 100% remoto, precisei buscar meios para me manter produtivo e fugir da procrastinação, então gostaria de compartilhar um pouco do que funcionou bem para mim e do que vejo funcionar aqui na Stone.

Abaixo estão listadas cinco dificuldades que enfrentei nesse período e como fiz para contorná-las:

#1 Falta de comunicação

Uma decisão sobre o projeto, ou até uma solução para determinado problema, era acertado entre as pessoas presentes fisicamente e não era passado para as que estavam remotas. Muitas vezes, isso gerava retrabalho por uma simples falta de comunicação. Você e seu time precisam estar em sintonia. Juntos, vocês irão aprender e evoluir a forma como o trabalho flui melhor para vocês!

Solução: Para mitigar esse tipo de dificuldade, resolvemos criar uma sala fixa (URL fixa) no Google Meet, onde todos entravam e ficavam na sala o dia inteiro, como se estivessémos sentados lado a lado. Quando queríamos falar com alguém, bastava tirar o microfone do mute e chamar a pessoa. Se não respondesse, era só dar um ping no Slack mas, no geral, funcionava muito bem. E não… não precisa ficar sempre com o microfone e câmera ligados. O intuito disso era ficarmos mais próximos para a comunicação fluir melhor!

#2 Diferentes horários de trabalho

É comum para quem trabalha remoto, gerenciar seu tempo e trabalhar em horários alternativos. Quem é desenvolvedor entende bem, pois é na madrugada que e̶s̶s̶a̶s̶ ̶c̶r̶i̶a̶t̶u̶r̶a̶s̶ nós gostamos de trabalhar. Porém, nem todo mundo é igual. Tem gente que possui hábitos ‘normais’ e trabalha em horários mais convencionais (das 08h às 17h, por exemplo). Isso pode se tornar um problema se a tarefa que você está trabalhando tiver alguma dependência ou impedimento que precise de um coleguinha do seu time com hábitos normais, ou seja, estará dormindo na madrugada.

Solução: Caso alguém quisesse trabalhar em horários alternativos, deveria conversar com todos do time para tirar qualquer dependência ou impedimento, seja ela qual fosse, garantindo que você trabalharia feliz de madrugada. Importante lembrar que você também não pode ser impedimento para ninguém, pois trabalhando de madrugada significa que, pelo menos pela manhã, você não estará disponível!

O time também pode definir um período do tempo onde todo mundo estará online, para poder participar das discussões mais importantes.

Lembre-se que é bom estar disponível, mas cuidado para não confundir que estar “sempre” disponível é o mesmo que estar “sempre” trabalhando. Então comunique-se e não deixe dúvidas do horário que você estará trabalhando.

#3 Internet lenta ou intermitente

Esse é um ponto beeem ruim. Não tem nada pior do que você precisar resolver um assunto importante com o time e a internet ficar falhando ou simplesmente não funcionar.

Solução: Para quem trabalha 100% remoto, é prudente e super indicado ter pelo menos outra conexão de outro provedor, para assegurar que você estará online nos momentos que uma delas falhar. Pode até ser uma internet 4G da sua operadora. Eu já fiz reuniões e até fiz acesso remoto usando minha internet móvel. Hoje você acha bons planos com preços bem acessíveis nas operadoras.

#4 Solidão

É isso mesmo, solidão! Por mais que você esteja conectado com seus colegas “virtuais” de trabalho, tem dias que você acorda mais tristinho e se sente sozinho em seu ambiente de trabalho, tem dias que você precisa de contato humano, precisa ver gente.

Solução: Quando isso acontecia, eu sempre procurava trabalhar em algum co-working, Starbucks ou, até mesmo, pedia para ir para o escritório de algum amigo.

É importante ter essa mudança de ambiente. Isso vai te deixar mais motivado. Mas vale ressaltar que é importante ter CUIDADO com as redes abertas em locais públicos, e nunca, eu disse N-U-N-C-A use essas redes para trabalho. Nesses momentos, use aquela sua rede 4G marota e maravilhosa da sua operadora.

Outras alternativas que ajudam a diminuir essa sensação de solidão é trabalhar in pairs (em pares), o que estimula a comunicação interpessoal e ajuda a discutir detalhes técnicos.

Fazer encontros presenciais periodicamente com todo o time também é super importante, se for possível.

#5 Perder o foco com distrações (A.K.A Procrastinação)

Esse é o grande vilão do trabalho remoto. Não é fácil se manter focado sempre e, quando você está trabalhando de casa, isso é mais difícil ainda. O WhatsApp não para de tocar, a cama começa a te chamar, a televisão liga sozinha, a geladeira abre sozinha te mostrando coisas que você pode comer e, facilmente, se distrair e perder o foco. Sem falar daquele sono pós almoço que insiste em aparecer. Nessas horas, tudo é tentador e sua mente fará de tudo para lhe fazer procrastinar.

Solução: Disciplina, disciplina e disciplina! De uma forma simplista, disciplina é quando você consegue continuar fazendo o que é necessário mesmo que esteja com a menor vontade, ou desmotivado. Fica mais fácil ter disciplina quando se tem um propósito ou uma motivação. Pense no que você está realizando, pense no impacto que isso pode causar, pense no que sua tarefa vai agregar de valor na vida de alguém (particularmente, isso sempre me motiva). Infelizmente, nem sempre disciplina e motivação andam juntas, mas quando isso acontece, é lindo!

Algumas ferramentas ou ações me ajudam a manter disciplinado:

  • BeFocused (MacOS): É um app que usa o Pomodoro. Pomodoro é uma técnica de gestão de tempo que consiste em dividir o tempo em tempos de 25 minutos, nos quais você deve ficar 100% focado numa determinada tarefa, e depois você terá 5 minutos para fazer o que você bem entender: ir ao banheiro, tomar um suco, ler o site de notícias, responder alguma mensagem, etc. Você vai se surpreender em como o Pomodoro pode te ajudar a ser mais produtivo.
  • Saber dizer não: Isso é muito importante, mais do que você imagina. É impressionante como as pessoas pensam que você não faz nada, só porque está trabalhando em casa, e sempre, sempre vão te pedir para resolver “só uma coisinha bem rápida” que vai te tirar o foco e te roubar um tempo precioso. Saiba dizer não! Dói, mas as pessoas se acostumam e entendem que você não está brincando e não está disponível no momento de trabalho.
  • Colocar o celular em modo avião: Para aprender a dizer não, primeiro você precisa dizer não para você mesmo, e tirar toda e qualquer armadilha que possa te roubar o tempo com coisas que não são importantes no momento. A menos que você seja um médico obstetra, você não precisa ficar online no WhatsApp, responder todas as mensagens de bom dia da sua tia no grupo da família ou ver a foto daquela blogueirinha no Instagram a todo momento. Então, coloca o telefone em modo voo, informa para as pessoas mais próximas que você estará ocupado por pelo menos 25 minutos (tempo do Pomodoro), para elas não acharem que você morreu. Esteja focado e esqueça as distrações.
  • Organizar melhor o tempo: É fácil perder o foco quando você não sabe como será o dia ou o que você precisa fazer, que conta deve pagar, etc. Para isso, mantenha o hábito de anotar tudo que você deve fazer no dia. Planeje seu dia antecipadamente, nem que seja na noite anterior. Use o Google Calendar e o Google Keep. Isso vai te ajudar a aproveitar melhor seu tempo.
  • Priorize a tarefa mais importante do dia: Sempre tendemos a deixar aquela tarefa importante para depois até acharmos uma solução. A estratégia está em começar justamente por ela. Brian Tracy, em seu livro “Eat That Frog!” (2007), faz uma analogia e diz que o sapo é sua maior e mais importante tarefa, aquela que você tem mais disposição a procrastinar, a deixar para depois. Então, engolir logo esse sapo e matar essa tarefa vai te dar mais ânimo para o resto do dia.

Todos os pontos citados acima são experiências próprias e de colegas da Stone que, atualmente, trabalham remotamente e enfrentam essas mesmas dificuldades. Entretanto, a pessoa que está remota, por mais que esteja “sozinha”, faz parte de um time. Vale lembrar que o time — companhia — precisa também saber como e qual a melhor forma de trabalhar com pessoas que não estão presente fisicamente.

Como fazemos na Stone

Na Stone, o trabalho remoto já é uma realidade e estamos começando a ganhar maturidade no assunto. Atualmente, temos diversos colaboradores trabalhando remotamente em várias tribos, em cidades como Brasília, Recife e Vitória, por exemplo. Algumas boas práticas são super importantes para manter a boa integração entre time e os remote workers.

Propósito

É comum ouvir perguntas do tipo: “Como você garante que seu funcionário está trabalhando em casa e não dormindo ou assitindo tv?”, principalmente de pessoas que trabalham em empresas mais tradicionais e que não tem mindset ágil.

A resposta para essa pergunta é bem simples: dando-lhes um propósito!

Quando a empresa nos dá um propósito, uma razão pela qual o que você faz é importante e qual valor seu trabalho vai levar para o cliente, isso é suficiente para qualquer um querer fazer o máximo, se dedicar e querer produzir feito um louco para entregar valor. É por essa razão que a Stone, como uma empresa ágil, acredita no trabalho remoto.

Qualidade de vida

Além de nos dar um propósito, permitir que o colaborador escolha de onde quer trabalhar só demonstra a preocupação que a empresa tem com a qualidade de vida dele. Sim, eu sei, qualidade de vida é algo muito relativo e pessoal, e o que pode ser qualidade de vida pra mim, pode não ser pra você. Mas, por exemplo, na minha tribo (Satisfação do Cliente), um dos nossos colegas não via sua família, que mora em Curitiba, há alguns anos. Então sugerimos que ele fosse os visitar e trabalhasse remotamente pelo período que ele achasse necessário, e foi o que ele fez. Como era de se esperar, o trabalho fluiu tão bem quanto se ele estivesse ali na mesa, ao nosso lado. Quando ele voltou, a energia era outra. Ele estava super feliz e amarradão por ter passado mais tempo com a sua família. Fazer o que ama, perto de quem ama e de onde você se sente melhor, não sei para você, mas para mim, isso é ter qualidade de vida.

Bom, o texto já está grande demais e você precisa voltar logo à focar em suas tarefas. Se você leu até aqui, significa que seus 5 minutos do Pomodoro já acabaram há, pelo menos, 3 minutos. Então volte, mantenha o foco e torne essa rotina em um hábito: o hábito de ser produtivo.

Lembre-se que trabalhar remoto é uma questão de mindset! Trabalhe sua mente para conseguir se manter produtivo e motivado, até que transforme isso tudo em hábito. Você e seu time precisam estar em sintonia. Juntos, vocês irão aprender e evoluir a forma como o trabalho flui melhor para vocês!

Pra finalizar, gostaria de indicar alguns livros que podem ajudar nessa tarefa:

--

--