LGPD garante sua segurança no xadrez do Open Banking

stone
stonetech
Published in
4 min readSep 23, 2021

Muitas vezes a vida parece um grande jogo de xadrez, onde cada movimento das peças traz boas ou más consequências. Vamos fazer de conta que somos enxadristas e nosso desafio não é ganhar de homens com títulos de Grandes Mestres do xadrez, mas confiar que aderir ao Open Banking é uma jogada segura, que vai nos levar rumo a uma partida vitoriosa. Prontos para colocar as peças em jogo?

Seus dados são o seu Rei. Proteja-o!

Caso você não seja um craque do xadrez, saiba que o Rei é a peça mais importante do jogo e todas as outras ficam à frente dela para protegê-la. Se fizermos uma analogia com o mundo real, o Rei são seus dados.

Assim, num universo com o Sistema Financeiro Aberto (Open Banking), cada cliente — ou enxadrista — precisa se preocupar se sua torre e seus peões (no caso, as instituições financeiras e de pagamentos) estão realmente protegendo seus dados.

Esse é um daqueles lances do xadrez em que não dá para deixar o Rei entrar em xeque. Ele precisa estar protegido de todos os lados.

E como garantir isso? No jogo, temos uma jogada chamada cobertura, que protege o Rei — seus dados — por meio da interposição de alguma outra peça. Na vida real, temos a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), cuja função é garantir que, num sistema como o Open Banking, seu Rei esteja protegido de qualquer ataque.

Pode não parecer, mas um dos grandes desafios das leis de privacidade de dados mundo afora é garantir o equilíbrio entre a privacidade e os benefícios que o compartilhamento de dados pode oferecer. Assim, mais pessoas poderão ter acesso a serviços financeiros.

Todas a jogadas levam ao Open Banking

A introdução do Open Banking é uma realidade, e o Brasil é um dos pioneiros em adotar esse sistema. Porém, esta mudança só será possível porque a LGPD funcionará como uma cravada no xadrez. Isso significa que a lei será uma peça que não deve ser movida, por estar cumprindo a função de proteção para outra peça: nesse caso, os dados financeiros (Rei) de cada indivíduo.

O compartilhamento de dados por meio do Open Banking é regulamentado pela Resolução Conjunta nº 1, elaborada pelo Banco Central do Brasil e pelo Conselho Monetário Nacional. Somada a essa norma, a LGPD também regula o compartilhamento de dados pessoais em geral, garantindo uma série de direitos aos donos dos dados.

Assim, qualquer jogada ou movimento no tabuleiro do Open Banking deve respeitar tanto a Resolução Conjunta nº 1, quanto as regras da LGPD.

Afinal, além de garantir um maior grau de personalização de atendimento a cada enxadrista — como fizeram com Beth Harmon nos campeonatos da série –, essas normas permitem que instituições financeiras e de pagamentos ofereçam melhores taxas e condições de serviços financeiros, para que você, consumidor, ganhe a partida!

Grandes Mestres cuidando do seu tabuleiro

Para se “coroar”, tal qual um peão quando atinge a 8ª casa do campo adversário, e se transformar em qualquer peça — ou, em nossa analogia, conseguir acesso a serviços e crédito que eram mais restritos antes da chegada do Open Banking, você vai precisar mostrar seu tabuleiro para as instituições. Assim, elas poderão entender qual é o seu estilo de jogo, e quais podem ser seus próximos passos.

Mas você tem segurança para fazer isso? Qual a garantia de que não será passado para trás? Destacam-se dois importantes motivos:

  1. As instituições financeiras e de pagamentos precisam ser mais competitivas e ter um número maior de jogadas pra te ajudar a vencer a partida, pois haverá Grandes Mestres (Grandes Bancos) fazendo de tudo para conquistar clientes;
  2. Para te convencer a aceitar seus serviços e produtos, as instituições precisarão garantir que nenhum jogador espião prejudique seu jogo, e ainda montarão um time com os melhores enxadristas para olhar atentamente a posição de suas peças e dizer quais jogadas vão levá-lo à vitória.

Lembram do episódio em que Benny Watts, Harry Beltik e outros jogadores se reúnem para pensar nas próximas jogadas que Beth pode aplicar na final contra o russo Vasily Borgov? É assim que acontece: sigilo, segurança e preparação para que você faça o melhor jogo.

O Gambito do Open Banking

Se o Cadastro Positivo foi um primeiro passo na direção do Sistema Financeiro Aberto, o avanço do Open Banking e o aumento das transações digitais tornarão possível a construção de perfis mais detalhados dos hábitos de consumo e das necessidades de crédito de cada cliente.

Esse Gambito (abertura de jogo) do sistema financeiro, à primeira vista, pode “sacrificar” a fidelidade da clientela. Mas a tática desse jogo sempre resulta em melhores chances de vitória, porque estimulam que as instituições financeiras e de pagamentos ofereçam serviços cada vez melhores e adequados ao perfil de cada consumidor. Além disso, também estimulam que as instituições sigam uma política de segurança da informação muito mais rígida, fornecendo maior grau de proteção e evitando possíveis vazamentos de dados.

Em outras palavras, não vai ter nenhum enxadrista russo no caminho para evitar que você, tal como a Beth Harmon, conquiste sua autonomia em relação aos serviços financeiros que desejar para sua vida. Você alcançará a vitória com um Xeque Mate de qualidade, bem ao estilo Kasparov!

--

--

stone
stonetech

Somos incansáveis na busca das melhores soluções para potencializar o empreendedor.