Teste MBTI e a importância do autoconhecimento

Andrecondessa
stonetech
4 min readJun 6, 2022

--

No decorrer da minha carreira, eu pude perceber a importância do autoconhecimento. Ele é essencial para entendermos quem somos e nossos comportamentos além de tornar mais fáceis os relacionamentos interpessoais. A diversidade que vou abordar aqui está relacionada com os diferentes tipos de personalidades e pessoas com quem convivemos todos os dias. Principalmente no trabalho, times diversos são mais performáticos e vou explicar melhor o porquê, aqui nesse artigo.

Antes de começarmos vou deixar aqui o link aqui para você fazer um teste de personalidade. Demora menos de 12 minutos. Mas caso queira terminar o artigo e fazer depois, fica a seu critério!

O teste foi criado por duas americanas: Isabel Briggs Myers e sua mãe, Katharine Briggs — Myers-Briggs Type Indicator (MBTI). Ele é baseado em uma das teorias do psicólogo Carl Jung. O grande objetivo delas era possibilitar a disseminação do teste e que as empresas pudessem utilizá-lo para entender a importância de diferentes perfis para certos cargos e ajudar mulheres a se encaixarem nos trabalhos.

O teste é separado em frentes e denominado por algumas letras:

Energia

(E) Extroversão: Pessoas que se energizam com outras pessoas. Gostam de amplitude e estão sempre rodeadas de pessoas e ações.

(I) Introversão: Pessoas que recarregam suas energias sozinhas. Gostam de profundidade, pensam antes de tomar ações. Gostam de ficar só para pensar e se concentrar nas suas atividades.

Percepção

(N) Intuição: Voltado ao abstrato, intangível. São pessoas que gostam de desafios e inovação. Olham muito para o futuro e detestam trabalhos repetitivos.

(S) Sensação: Voltado para o concreto o que pode ser sentido. São pessoas que geralmente utilizam de aprendizados passados para definir o presente. Confiam em fatos, números e habilidades já conhecidas. Gostam de um passo a passo.

Decisão

(T) Pensamento: Pessoas lógicas que buscam decisões a partir de pensamentos racionais. Tendem a ser breves e diretos.

(F) Sentimento: São subjetivos e levam em consideração a individualidade humana. Tendem a ser mais amistosos

Estilo de vida

(P) Percepção: São pessoas planejadas, que gostam de planejamento e exatidão
(J) Julgamento: São pessoas mais livres, que entendem que a mudança é algo natural e que a adaptação é algo natural.

O mais importante aqui é lembrar que esse é um teste genérico, então eu sempre oriento as pessoas a refletirem em cima dele e fazer uma análise crítica se aquilo condiz mesmo com quem você é!

— — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — —

Mas dentro de todos esses perfis, qual é o melhor para liderança? Qual o melhor perfil de uma pessoa desenvolvedora?

A resposta é mais simples do que parece: todos os perfis são excelentes. Porém, vamos observar comportamentos diferentes para cada pessoa. Um líder extrovertido vai querer te ajudar de uma forma mais ampla, sem precisar se aprofundar em tantos detalhes. O líder introvertido vai querer entender um problema mais a fundo antes de conseguir dar orientações para aquilo. O mesmo comportamento acontece com a pessoa desenvolvedora, o jeito com que uma pessoa trabalha, nunca será o mesmo de outra pessoa, e isso faz com que as diferenças nos ensinem que existem diversos caminhos para a resolução de um problema.

Ao realizar esse teste no meu time atual, vimos que a maioria das pessoas eram introvertidas. As pessoas que eram extrovertidas, por outro lado, eram exatamente as pessoas que mais iam atrás de conhecimentos externos, se envolviam mais ativamente em resolução de problemas e indiretamente faziam com que as pessoas mais introvertidas participassem também desses assuntos. Enquanto as mais introvertidas, por sua vez, tendem a ser mais focadas nas suas atividades e se aprofundam como ninguém na resolução de um problema.

Como diferentes perfis podem beneficiar a equipe?

Ninguém é totalmente introvertido ou extrovertido. Ao realizar o teste, ele trará uma porcentagem de cada ponto discutido aqui. O interessante é que as pessoas não estejam desequilibradas com relação aos seus perfis. Dependendo de cada trabalho, é necessário que exista um pouco de cada perfil nas pessoas. Uma pessoa totalmente introvertida vai tender a ficar mais sozinha, e isso pode ser prejudicial para o time em questão de comunicação. Uma pessoa extrovertida pode se perder na quantidade de atividades e coisas não dando a devida atenção aos problemas.

— — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — —

O teste é uma excelente ferramenta para se fazer uma dinâmica com o time, entender mais o perfil de cada pessoa e como podem ser os comportamentos de cada um. Lembrando que o que vale aqui é o autoconhecimento e a reflexão, para entender se aquilo está realmente fazendo sentido. Saber mais sobre o seu time, e entender a diversidade e a sua importância, são atitudes essenciais para conseguirmos ter um bom convívio e até nos planejarmos melhor. No meu time, nós já sabemos qual atividade será melhor absorvida pelas diferentes pessoas que temos, e, quando direcionamos essas atividades de forma correta, isso facilita que nós tenhamos os melhores resultados!

A minha sugestão é que façam o teste e divulguem para outras pessoas fazerem também! Mas o que vale mais é a autorreflexão sobre ele, e entender os momentos em que a pessoa costuma se comportar de um jeito ou de outro. Isso é o que eu considero mais valioso para a equipe! Vai ajudar as pessoas a se conhecerem melhor e conhecerem melhor umas às outras.

--

--