Você conhece a tecnologia da Stone Mais?

stone
stonetech
3 min readNov 1, 2018

--

Stone Mais é o novo produto da Stone voltado para um público de clientes MEI/CPF.

A nova solução foi inteiramente idealizada com um conceito de simplicidade em um único produto (taxas fixas e iguais para todos os clientes; entrada rápida e sem fricção; venda e gestão de recebíveis via app).

Você pode ver mais sobre o produto e sobre nossa oferta em www.stone.com.br/stonemais

Tecnologia Stone Mais

Acreditamos que tecnologia tem o potencial de mudar o mundo e, por isso, dedicamos grande parte do nosso esforço em trazer soluções através da inovação.

Para explicar melhor como construímos nosso produto, vamos separar em dois tópicos: o que fizemos no back-end e o que fizemos no front-end.

#Back-end

Desde a concepção do produto, sabíamos do seu potencial para crescer, então sempre tivemos como preocupação a escalabilidade do projeto.

Com isso em mente, o modelo de microsserviços passou a fazer muito sentido para nós, uma vez que nos incentiva a pensar em pequenas unidades que, no nosso caso, podem ser “deployadas”, aumentadas (scale up) ou diminuídas (scale down) de maneira independente, dando muita flexibilidade para as várias pessoas envolvidas no projeto.

Conseguimos fazer isso usando como base três coisas: muito Node.js, Docker e serviços da AWS.

Node.js é uma das plataformas que temos mais experiência como equipe de engenharia e é uma ótima escolha quando você precisa prototipar rápido para o seu MVP, e para quando você vai realmente consolidar um produto.

Com Docker, conseguimos abstrair muito da parte de infraestrutura local (já ouviram falar do Docker Compose? — https://docs.docker.com/compose/ ) além de facilitar o gerenciamento dos serviços deployados.

Para gerenciar tudo isso na hora de ir para produção, usamos o AWS Fargate ( https://aws.amazon.com/pt/fargate/ ), reduzindo a necessidade de gerenciar clusters ou servidores, apenas lidando com containers.

Curioso sobre como trabalhamos com esses três juntos?

É só conferir o nosso projeto opensource TLDR ( https://github.com/pagarme/tldr ).

O TLDR é um dos nosso microsserviços construídos para o Stone Mais, focado apenas em lidar com a renderização dos comprovantes de vendas, seja gerando um HTML ou um JSON.

No repositório tem toda a estrutura básica que usamos, desde configurações da aplicação até como integramos tudo no CircleCI!

#Front-end

No início do projeto, precisávamos construir um app para um novo perfil de cliente usando tecnologias que nos proporcionassem um MVP robusto, dado a natureza financeira do produto. Escolhemos a combinação de Kotlin com arquitetura MVVM para construir uma aplicação que fosse escalável e testável. Por essa razão, nosso MVP foi feito apenas para plataforma Android.

Uma vez validado, nosso MVP possibilitou conhecer mais sobre nosso cliente. Identificamos que existia também potencial para iOS e, por essa razão, começamos a avaliar tecnologias multiplataforma. Dentre as opções mais robustas, escolhemos o React Native, pois a tecnologia, embora recente, já possui um grau de maturidade e uma comunidade extremamente ativa. Outro ponto decisivo é que nosso time de desenvolvimento tem um conhecimento muito amplo em javascript, nos permitindo evoluir o código com qualidade.

Com a escolha desta tecnologia, ganhamos agilidade no desenvolvimento do app. Apesar da maior parte da codebase ser em javascript agora, continuamos precisando de profissionais especialistas em cada plataforma. Isso porque temos partes do app que precisam de comunicação via Bluetooth e integrações com fluxo já existentes.

Por Pedro Adas, Allan Jorge, o Rodrigo Amaral, Erick Sprengel,
Vitor Lima e Time

--

--

stone
stonetech

Somos incansáveis na busca das melhores soluções para potencializar o empreendedor.