Você é limitado, mas a culpa não é sua.

Marcos Cunha
Storica Blog
2 min readFeb 4, 2015

--

Empreender é coisa de maluco. Que sentido faz viver no risco, se endividar, se responsabilizar pela vida de outras pessoas, passar noites em claro pensando em fluxo de caixa, aguardando respostas de clientes, acompanhando desesperadamente o volume de vendas. O que você tem na cabeça para fazer isso?

Quando abri minha primeira empresa, que foi de certa forma um fracasso, todos olhavam para mim com um olhar diferente. "Você é maluco" foi a frase que mais ouvi, entre um "boa sorte" e outro "tomara que dê certo".

Esses dias, parei para pensar sobre isso: por quê empreender é visto como coisa de louco?

Vamos voltar um pouco no tempo: na escola, somos ensinados a ser mais do mesmo. Todos têm acesso ao mesmo conteúdo de forma um pouco conservadora e, sejamos sinceros, chata. Entramos nas universidades e, de forma isolada, mergulhamos em um nicho específico de conhecimento, praticamente nos esquecendo de que existe um mundo de conhecimento que vai muito além da temática específica que estamos estudando. Partimos então para um MBA, mestrado ou doutorado, que tendem a ser ainda mais específicos do que as graduações.

Moral da história: você é conduzido a se tornar limitado a um único nicho de conhecimento, sem ser capaz de absorver e experimentar diferentes mundos para criar combinações diferenciadas de produtos e serviços.

A partir daí, é só ligar os pontos. Como só aprendemos sobre coisas que já existem, ficamos com a falsa impressão de que tudo o que pode ser criado já foi, que inovar é coisa de gênio, e que não somos capazes de fazer nada diferente. O ponto aqui é que precisamos jogar a culpa em quem realmente é responsável. Não somos limitados por natureza, somos conduzidos a isso, e podemos ser diferentes!

Sou apaixonado por educação e por metodologias de aprendizagem. A experimentação foi o que me proporcionou o maior acesso à conhecimento na minha vida. A possibilidade de experimentar me mostrou também o quanto de conhecimento existe no mundo, e o quão pouco eu de fato conheço.

Todos devem experimentar de tudo enquanto se especializam em algo.

Seja você um médico, arquiteto, engenheiro, designer, programador ou qualquer outra coisa, não se limite à sua matéria base. Busque outros mundos, experimente combinar seus conhecimentos com informações diferentes, crie, construa, aprenda, experimente. Não se deixe limitar por um sistema que, ao invés de te ajudar, pode te trancar em uma cela de conhecimento pelo resto da sua vida.

Não somos estimulados a quebrar paradigmas. Somos estimulados a respeita-los e manter as coisas como estão.

Quer saber mais sobre empreendedorismo e inovação? Siga-me no twitter ou no facebook e acesse de vez em quando meu site!

Se você gostou do texto, role a tela para baixo e clique em Recommend. Isso iria significar muito para mim! ☺

--

--

Marcos Cunha
Storica Blog

Flamenguista, empreendedor, consultor e palestrante. Sócio fundador da Storica Media e Gerente de Projetos na EloGroup.