Geo-conquesting em Ação. O que é isso e como pode ajudar seu negócio.

fernandodineli
Strategic Powerhouse
4 min readJun 6, 2017
Geo-Conquesting em Mobile Marketing

Se geo-conquesting é um termo desconhecido para você, pense nessa situação: você é gestor de marketing, empresário ou empreendedor, responsável por um negócio de varejo com lojas físicas, e descobre que suas vendas estão caindo.

Assim, convoca seu time responsável, investiga a questão e tudo parece estar OK: investimentos em comunicação, ofertas, vendas, frente de loja. Todas as atividades estão em dia, não há furos, nada mudou, não é uma questão da economia ou algum fator macroambiental. A crise está aí instalada, não é novidade e você já está preparado. Então, onde estão seus preciosos clientes potenciais? Como bom gestor, você sai do prédio inconformado e vai entender a realidade, ver com seus próprios olhos. Fala com alguns clientes e não percebe nada de errado. Uma volta no bairro e nada de anormal: confere toda a mídia local, promotores, placas, revistas, folhetos, jornais e nada de novo também. Continua sua investigação incansável e visita o concorrente mais próximo. Para sua surpresa, a loja dele está com o movimento acima da média.

Você revisa suas estratégias de marketing digital:

  1. Marca já está bem posicionada no Google e pensou em micro-moments para quando alguém busca sua loja.
  2. Site responsivo, funciona bem no mobile e foi feito a partir da estratégia mobile first.
  3. Localização e contatos são de fácil acesso e integrados ao smartphone e aos apps de mapas. Um clique e seu cliente pode telefonar ou abrir o Waze com sua loja como destino sem precisar digitar nada.

Reproduzindo uma possível experiência do consumidor, você descobre a origem do movimento da concorrência: um anúncio geolocalizado na área da sua loja com uma oferta que está atraindo seus preciosos clientes para o ponto de venda do concorrente mais próximo ao seu. Assim, você acabou de conhecer um dos maiores desafios de nosso tempo.

Com o geo-conquesting, uma marca que tenha um produto ou serviço comercializado em lojas físicas realiza uma ação de geo-marketing, utilizando a localização espacial como um dos pilares para aprimorar a relação de troca e construir valor. A grande novidade é colocar esse anúncio na localização do concorrente, uma tática guerrilheira realizada no espaço digital de navegação e rotas.

Colocar cartazes, placas com ofertas e até promotores lutando por atenção próximos a uma loja concorrente não é algo novo. Experimente ir comer um pastel depois de visitar o Museu do Futebol em dia de feira, em frente ao estádio do Pacaembu, em São Paulo, e você vai viver isso na prática: três barracas de pasteis disputam cada cliente que passa com um simpático e/ou irritante “Bom dia! Pastel é aqui [nome da barraca]” e, por incrível que pareça, funciona.

No geo-conquesting, seu cliente potencial, ao passar próximo ou estar dirigindo-se à sua loja, ao chegar às redondezas em uma área delimitada — chamada geo-fence — se depara com um anúncio nativo do concorrente no aplicativo de navegação, cuidadosamente elaborado com uma oferta sedutora, que o leva ao ponto de venda alternativo mais próximo.

O menor impacto é seu concorrente plantar uma dúvida na cabeça de seu cliente potencial, o maior é você perder uma venda. De uma maneira ou outra, seu negócio perde performance.

A disputa por clientes e o monitoramento da concorrência ganharam novas escalas. A boa notícia é que, se você está lendo esse artigo e chegou até aqui, talvez seu competidor não o tenha feito ainda. E você pode ser o responsável pela loja com maior movimento enquanto ele poderá estar correndo por aí tentando entender o que está acontecendo.

Para atuar com táticas de geo-conquesting de maneira eficiente, não basta promover um anúncio na localização de seu concorrente, um pouco mais de estratégia poderá auxiliá-lo. Nesse quesito, o artigo Geolocalização: qual seu próximo destino?, de Roy Timor, pode ajudá-lo a organizar sua estratégia.
Pensar e planejar o conteúdo de seu anúncio é outro aspecto importante e Eric Messa pode ajudá-lo com Dicas de produção de conteúdo para uma campanha eficaz. Neste cenário competitivo, novos dados e informações como geolocalização e presença digital dos concorrentes são importantes e devem estar presentes em seus sistemas de informação de marketing, além dos indicadores de performance tradicionais.

>> Precisa de um atalho?

  1. Mapeie sua geolocalização, bem como a de seus concorrentes. E fique atento ao monitorar a concorrência, inclua o espaço digital em suas ações.
  2. Conheça e estude regularmente os hábitos e comportamentos de seus clientes em trânsito.
  3. E o mais importante: experimente. Comece com pequenas táticas mais guerrilheiras ligadas a suas estratégias de marca e de varejo. Teste pins e arrows no Waze e meça seus resultados. Corrija a rota e aí, sim, lance ações de maior porte.

Texto originalmente publicado pelo autor no The Compass Brasil, o Blog do Waze ADs em 26/10/2016. Acompanhe por sua rede preferida Linkedin, Facebook , Twitter, Google +

Acreditando na importância do Mobile Marketing e suas táticas para planejadores eu e Guaracy Carlos da Silveira criamos a Planners Group, oferendo para anunciantes serviços especializados de Planejamento em Marketing de Relacionamento, para agências gestão e capacitação de times de Planejadores.

Para saber mais entre em contato: negocios@plannersgroup.com.br

--

--

fernandodineli
Strategic Powerhouse

Marketing, Digital Mkt, Mobile Mkt Professor @FAAP, Strategy Planner, Marketing Expert