Medo de Perder O Emprego?

Planejadores, Como Manter Seu Emprego.

fernandodineli
Strategic Powerhouse
4 min readMar 17, 2017

--

lance arthur aka glassdog celebrating unemployment by irina slutsky from flicker under CC licensing

Uma das primeiras coisas que sempre faço questão de ensinar a meus alunos de graduação é a Máxima:

“Seu emprego não é seu trabalho” de Scott Gerber

Esse autor norte americano de empreendedorismo que fala bastante disso em seu livro de auto-ajuda empreendedora Nunca Procure Emprego.

Independente se você tem o perfil ou o desejo empreendedor, ou se você é um profissional de carreira, essa máxima é algo fundamental para manter-se no curso ideal de produção e claro no seu emprego. Explico: Muita gente quando perde o emprego, simplesmente para de trabalhar. Sempre afirma que está sem trabalho. Muita gente que tem emprego, principalmente em épocas de crise também para de trabalhar, e é aí que mora o problema.

Em meio a crise que estamos enfrentando é bem possível que sua agência ou empresa esteja na fase de “vacas magras” em baixa e sem muitos trabalhos ou jobs como falamos nas agências, essa é a hora em que muitos planejadores temem por seus empregos, com razão. Entretanto, ao invés de adotar a atitude que poderia ajudá-los a manter o emprego e fazer parte da solução, fazem justamente o contrário, reduzem o trabalho afinal estão todos sem job.

Trabalhar é exercer a atividade que te interessa, que te motiva que ama ou ao menos que te faz produzir qualquer coisa que seja (caso você seja contra a ideia de que é melhor fazer o que você curte). Se você está preocupado com seu emprego, então mãos a obra, trabalhe, seja para seu empregador atual, ou para um possível futuro empregador. Toda a vez que você trabalha é bom, está aprendendo, se desenvolvendo e se estiver conectado com sua atividade de emprego pode, possivelmente, se bem feito, claro, ser convertido em Valor de alguma maneira.

A noção do emprego ser trabalho é nefasta e cria um batalhão de gente que fica sempre esperando um chefe ou um líder natural comandá-los, se não há comando, não há produção e sem trabalho não há como construir valor.

O Dilema do Planejador na relação entre ter atividades oriundas do emprego e o seu trabalho me lembra muito a frase manjada e recorrente que todo professor ouve:

Você só dá aula ou trabalha também?

Essa frase demostra a imensa ignorância entre o que é emprego e trabalho, o emprego do professor requer que ele esteja presente em sala, nas reuniões obrigatórias da instituição, transmita o conteúdo ao alunos por meio de materiais didáticos e técnicas pedagógicas de ensino. Exige também que prepare, aplique e atribua notas a avaliações. Infelizmente, para maioria das pessoas o emprego dele é só entrar na sala e falar, aplicar uma provinha ou pedir um trabalhinho e talvez corrigir essas atividades. É por isso que para muitos desavisados parece que o professor não trabalha, pois o trabalho real está muito além da linha de visibilidade. Além das atividades formais do emprego já citadas um professor tem que estudar, formar repertório, debater, produzir conhecimento científico e/ou de mercado, preparar materiais diversos, interagir com alunos. Todas essas atividades fazem parte do trabalho e são fundamentais para que exista um bom professor.

O que é o trabalho para um planejador, além de dar pitacos em reuniões, fazer PPTs e uma “pesquisinha” na internet?

Como para o professor o trabalho do planejador muitas vezes pode passar desapercebido. Um planejador deve primariamente ser um grande devorador de conteúdos, dos mais diversos tipos e formatos de mídia, um curioso e experimentador por natureza, repertório é um dos grandes recursos de um planejamento afinal estratégias não surgem do nada.

Conhecimento é fundamental e faz parte do trabalho, mas ele não é gerado simplesmente ao ler um livro. Se o conhecimento absorvido não é externado na prática, seja em uma reunião, como ferramenta técnica ou suporte a produção de um projeto, ou mesmo na simples produção de um texto ou apresentação sobre o assunto, a informação absorvida tende a se esvair e não consolidar-se como conhecimento.

Não está sabendo por onde começar? Deixo aqui algumas dicas:

O que fazer:

>> Comece com esse brilhante texto da @laurachiavone, Younger Planner Are You Ready? para quem não a conhece, a Laura Chiavone é uma das maiores planejadoras brasileiras, reconhecida mundialmente por seu trabalho.

>> Estude os modelos de negócio da sua indústria e concorrentes.

>> Conheça mais a fundo os clientes e setores dos clientes da sua agencia.

>> Mergulhe um pouco na ciência e saia dos textos de internet e livros de livrarias e leia artigos científicos sobre temas que te interessam ou que sejam relevantes para o negócio que você está envolvido.

>> Tire a bunda da cadeira e saia do prédio, um grande diferencial na era do Google, vá a campo, visite lojas fale com pessoas, times de vendas se houver alguma relação de varejo. Conheça fábricas, centros de distribuição intermediários.

>> Participe ativamente de um fórum digital e promova ou entre em um debate.

Atividades não faltam tenho certeza, pois trabalho existe e muito por aí esperando para ser agarrado e realizado, principalmente em épocas de crise, o que falta de verdade é você saber o que é o trabalho.

Se seguir esse caminho, oportunidades surgirão e você poderá eventualmente até se destacar nesse período confuso de crise, de marés baixas e se não for no seu emprego atual, sei que um futuro empregador terá bons olhos para sua inciativa e proatividade, então de qualquer forma você sempre estará se beneficiando.

Ao Trabalho.

Acreditando que nos talentos do mercado brasileiro e que planejamento é uma área fundamental para sucesso nos negócios eu e Guaracy Carlos da Silveira criamos a Planners Group, oferendo para anunciantes serviços especializados de Planejamento em Marketing de Relacionamento, para agências gestão e capacitação de times de Planejadores.

Para saber mais entre em contato: negocios@plannersgroup.com.br

--

--

fernandodineli
Strategic Powerhouse

Marketing, Digital Mkt, Mobile Mkt Professor @FAAP, Strategy Planner, Marketing Expert