Strong-up: porque start é só o primeiro passo

Natalie Witte
Strong-up
Published in
2 min readJul 18, 2019

Start-ups são empresas em fase de implantação. Depois de lidar com mais de 160 empreendedores e investidores focados na primeira infância das empresas, resolvi criar um conceito que chamei de “Strong-up — fortalecimento de start-ups”. Por quê? Simples: porque começar é importante mas crescer de forma planejada e sustentável é fundamental!

Na fase de fortalecimento, é preciso validar a força da proposta de valor, entender a fundo as dores e necessidades (financeiras ou não) do crescimento e desenvolver mecanismos de acompanhamento que permitam corrigir rumos com a maior agilidade possível.

Dividi então o ciclo de fortalecimento em 5 etapas:

1) Da ideia ao primeiro real

2) Do primeiro real ao primeiro ano

3) Do primeiro ano ao primeiro milhão

4) Crescimento sólido e sustentável

5) Crescimento exponencial — scale-up

Nem todas as empresas passam por todas as etapas e algumas chegam a ter um crescimento tão rápido que acabam por crescer exponencialmente no primeiro ano, misturando todas as etapas, bagunçando o modelo. Nesses casos, o desafio é garantir que o crescimento acelerado se torne sustentável.

Nesse espaço, a cada semana, trarei ideias, dicas, experiências e visões — nem sempre as minhas — para ajudar empreendedores a fortalecer seus negócios e ir muito além do start.

Go strong, get strong!

--

--

Natalie Witte
Strong-up

Business and M&A Lawyer with more than 12 years of experience as a legal adviser to tech companies and startups. More info on www.linkedin.com/in/nataliewitte/