Quanto riso, quanto estilo e alegria!

A cantora Anna Ratto dá dicas de arte e folia

Colab55
No Studio

--

A união de arte e música dá samba!

Para reforçar a beleza dessa interconexão artística, convidamos a cantora Anna Ratto para escolher suas artes preferidas da Colab, já contagiada pelo clima da folia.

Veja a coleção, que linda!

Anna está em seu terceiro disco e em breve lança seu primeiro Dvd com participações especiais de nomes como Erasmo Carlos e Lucas Vasconcellos. O trabalho autoral da cantora, que compôs a maior parte das faixas de seu disco mais recente, mistura ritmos variados e é mpb da maior qualidade.

Quando o carnaval vai chegando, o coração acelera e ela cai no samba puxando o bloco Quizomba, que arrasta milhares de foliões pela Lapa, no Rio de Janeiro.

Batemos uma bola sobre carnaval com a bela. Veja só:

Qual o significado do Carnaval pra você?
Desde sempre, tenho paixão por carnaval. Minha família curte uma folia e cresci com essa cultura impregnada. Na infância, viajávamos para os interiores do Espírito Santo e de Minas Gerais. Pulava na rua ou nos clubes, com direito a fantasias, plumas e paetês. Marchinhas e sambões. Mais tarde, até um pouco de axé, aqueles gostosos do início… Já há muitos anos passo no Rio, que recuperou lindamente a tradição dos blocos de rua, com toda a criatividade e diversidade merecida. Me dá uma certa taquicardia quando vem chegando fevereiro. De paixão mesmo. Só trago boas imagens e lembranças. O carnaval é libertário, democrático. Você brinca de ser um pouco ‘personagem’. Ou aproveita pra ser ainda mais o que já é, sem as tantas “censuras” cotidianas… “Quanto riso, quanta alegria…” O carnaval é assim! Uma energia coletiva do bem. Efêmero que seja, quem não quer mergulhar um pouquinho numa “doce ilusão”? Um refresco pra alma. Uma grande e boa “viagem”. Pra completar, há quase uma década canto no bloco Quizomba que desfila na Lapa pra mais de 50 mil. É indescritível… Viciante!

3 músicas que não podem faltar no seu carnaval?
“Bloco do Prazer” (Moraes Moreira); “Kizomba, Festa da Raça” (Martinho da Vila) e “Ijexá” (Edil Pacheco)

Melhores pedidas pra ir com o bloco pra rua.
Além do Quizomba, que é meu bloco do coração, o “Céu na Terra”, o “Cordão do Boitatá” e do “Boitolo” são diversão garantida. Isso no Rio, mas o carnaval é Brasil na veia e o mais importante é, seja onde for, se divertir (muito!) e com responsabilidade.

Dicas para um carnaval de paz e animação.
Para cair na folia, tem que estar confortável. Com ou sem fantasia, o importante é cabeça tranquila, coração aberto e boa cia. pra curtir numa boa. Atitudes em prol do bem-estar coletivo também são fundamentais. Lixo no lixo (levem seus saquinhos com vocês até a lixeira mais próxima); assuntos fisiológicos nos banheiros públicos disponibilizados; máximo respeito às liberdades individuais e ao limite alheio; “se beber, não dirija”; atenção, cuidado e amor pra espalhar.

Seu trabalho autoral não tem relação direta com samba, certo?
Não diretamente por não ser uma sambista ou compositora do gênero. De qualquer forma, ele é citado diversas vezes no trabalho. Se não ritmicamente, como influência/inspiração para algumas canções, já que trabalho com alguns de seus ritmos “irmãos” como o côco e o ijexá. Até o samba mais bossa, o samba-canção… Mas quando ele ‘me chama’ (como faz no carnaval), eu caio dentro, feliz.

Qual o seu momento e o que vem por aí?
Depois da folia, vem por aí o lançamento do meu primeiro DVD ao Vivo! Tô vibrando com o resultado! Muito feliz pelas parcerias maravilhosas que fiz pra que ele existisse. Orgulho do trajeto até aqui. Quis fazer esse registro. E tá tão bem cuidado… Em março, o Canal Brasil veicula e a Coqueiro Verde coloca nas lojas! Momento de muita, mas muuuuuita alegria e realização! Vamos nessa!

Enquanto o Dvd não chega, vejam o clipe recém lançado de Anna com a participação da cantora Roberta Sá.

Ainda não conhece o trabalho dela? Tá tudo lá em www.annaratto.com.br.

Divirta-se!

--

--