Brasileiro tem uma mania chata de falar mal de brasileiro né?

Matheus Patricio
Studio M
Published in
2 min readJun 3, 2020
Foto: Folhapress/Marlene Bergamo

Também pudera, no mundo todo, parece que só nós somos capazes de umas coisas que desafiam qualquer tipo de lógica, como: ensinar nazismo para os alemães, cristianismo para o papa, música do Pink Floyd para o Roger Waters e por aí vai.

A última agora, que vi ao conversar como @rafabandoni e em alguns posts, é sobre como as manifestações de ultradireita no domingo, na Av. Paulista, envolviam uma bandeira Ucraniana de um grupo Neonazista.

A bandeira em si, remete a movimentos protecionistas da Ucrania do século XVI, quando os povos da região lutaram contra invasores externos, posteriormente ela virou um símbolo da identidade Ucraniana antagonista à ocupação Russa, seja ela pelo Império Czarista, ou pela União Soviética comandada por Stalin. Inclusive, O Exército Insurgente ucraniano que lutou ao lado do terceiro reich contra a URSS, usava esta bandeira.

O problema todo tá ai, recentemente esta bandeira foi ressuscitada por um grupo de Direita Ucraniano chamado Pravy Sektor, que literalmente quer dizer “Setor Direito”, e é claramente ligado ao neofacismo.

O Pravy Sektor, aliás, é muito mais que um mero grupo de Direita, basta uma leve googlada para ver que eles são um grupo paramilitar, que rapidamente escalou para um partido político, e é responsável por diversos ataques violentos à pessoas/instituições ligadas ao socialismo, e a Rússia num geral. Cabe dizer que você sabe um pouquinho de história, com certeza já leu, ou viu algo sobre um movimento muito parecido que aconteceu na Alemanha nos anos 1920 (né?).

O “gente boa” que estava lá usando a bandeira, mora na Ucrânia e pelo que li é o típico bolsominion. Ele é Instrutor de tiro, defensor da moral e dos bons costumes, da família tradicional BR, puxa saco de gringo e blá blá…

Ele ainda falou que Bandeira não tem nada de Nazista ou fascista, e que sua simbologia é uma demonstração do orgulho Ucraniano. Então por que raios ele tava usando isso numa manifestação pro bolsonaro — presidente brasileiro — no meio da Av. Paulista?

Assim, não que deturpar símbolos seja problema para essa galera. Eu mesmo já não consigo mais ver alguém com uma bandeira do Brasil, sem pensar que provavelmente essa pessoa votou no Bolsonaro.

Saudades da época em que se podia usar uma camisa da seleção brasileira, sem ser confundido com retardado.

Notas:

https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2020/06/01/interna_politica,1152781/entenda-por-que-bandeira-em-protesto-pro-bolsonaro-e-associada-a-neona.shtml

https://mato48.com/tag/pravy-sektor/

--

--

Matheus Patricio
Studio M
Editor for

Advogado, me especializando em Direito Internacional. Escrevendo sobre aquilo que eu gosto, não importando o tema.