CHEFES DAS FAKE NEWS

Matheus Patricio
Studio M
Published in
2 min readJul 9, 2020

Quando começa a afetar o dinheiro, as coisas se resolvem né?

Depois de todo o papo sobre fake news e a falta de controle na disseminação delas, o Facebook começou a sentir no bolso a negligência com que tratou o assunto. Afinal, gigantes do mercado como coca cola, starbucks e outros resolveram tirar toda a verba publicitária que enviavam para a plataforma.

Em resposta, O “caralivro” agiu rápido, e derrubou imensas redes de espalhamento de Fake News no mundo todo, no Brasil, nos EUA, outros países da América Latina, e é claro… na Ucrânia! Tá ai um país que eu tinha até vontade de conhecer, mas ultimamente eu to morrendo de medo de passar perto.

O mais louco, é que a rede social conseguiu identificar as pessoas que estava por trás dessas manobras de fake news, produzindo e divulgando elas em nível industrial, e pasmem! No BR quem comandava o esquema todo? É claro que era a família Bolsonaro.

Vocês tem noção de que só nessa toada, foram tiradas do ar: 35 contas no Facebook, 38 contas no Instagram, 14 páginas e um grupo. Essa rede possuía: 883 mil seguidores no Facebook, 350 inscritos no grupo, e 917 mil seguidores no Instagram.

Tudo isso, comandado por assessores diretos dos Bolsonaros.

Nos EUA, eles desativaram também uma rede que ao que tudo indica, era chefiada por Roger Stone, aliado antigo do Donald Trump, um cara que já era investigado até pelo FBI. Lá ao todo foram desativadas, mais de 54 contas do Facebook, 50 páginas e 4 contas no Instagram.

Falando de BR de novo, o projeto de lei das Fake News, continua em análise na câmara, e apesar de ter alguns pontos bem polêmicos, e até equivocados, vai ter uma importância imensa daqui pra frente, em questões como estas.

Resta saber então, qual foi o bolso que mais teve prejuízo: do Facebook, ou o presidente do BR.

Tá parei, piada horrível.
.
.
.
#fakenews #politica #facebook #instagram

Notas:

https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/07/08/facebook-derruba-rede-de-contas-ligadas-ao-cla-bolsonaro.htm

https://www.businessinsider.com/facebook-bans-political-disinformation-accounts-linked-to-roger-stone-2020-7

--

--

Matheus Patricio
Studio M
Editor for

Advogado, me especializando em Direito Internacional. Escrevendo sobre aquilo que eu gosto, não importando o tema.