NO MORE FAKE NEWS!

Matheus Patricio
Studio M
Published in
2 min readJul 1, 2020

Ontem no meu podcast “Um Leão Por dia” comentamos a respeito da perda de patrocínios que Facebook e Google vem sofrendo.

Empresas de renome, como Coca Cola e Unilever, estão suspendendo verbas publicitárias nas plataformas, para que estes passem a controlar melhor a distribuição de postagens sobre discursos de ódio e disseminação de Fake News.

Não é surpresa para ninguém que existem exposições de ódio e desinformação nas redes sociais, acontece que agora devido à pandemia e o isolamento, a “vida digital” vem crescendo exponencialmente. Então não se trata mais de uma questão de liberdade de expressão dos usuários, e sim de perigo concreto para a sociedade, com negacionismo da ciência ( Cloroquina, movimento antivacina e outros) ,e fóruns de discussão neonazistas e anti raciais.

Google e Facebook não podem mais ignorar a questão. A negligência dos mesmos fez com que parte das redes sociais se torna-se um grande pesadelo, sendo elas as principais responsáveis por diversos danos sofridos pelo mundo atual, principalmente essa ascensão de um nacionalismo maluco que se deu não só no Brasil, mas nos EUA e na Índia, fruto claro de enormes campanhas de Fake News.

Agora, além de perderem patrocínios como falamos no podcast, as legislações vêm cercando os gigantes da Internet. Ontem mesmo o senado aprovou o texto Projeto de Lei 2.630/2020, de combate a notícias falsas, que possui importantes pontos para regulação de propaganda nas redes. Vale dizer que Alemanha e França já possuem legislações parecidas na Europa.

Eu tenho absoluta certeza que vai vir gente da direita ultra-conservadora extremista xingar e falar que o texto da lei é censura, igual falaram quando o twitter tirou algumas postagens do Bolsonaro e do Trump do ar, mas é o que eu sempre digo: vetar publicações do tipo não é censura, e sim a consequência jurídica mínima de se falar merda por aí.

PS: ah, não roubem cachorro tá?! Mancada isso aí.

.

.

.

.

#fakenews #facebook #instagram #direita #politica #world #podcast

Notas:

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/06/30/aprovado-projeto-de-combate-a-noticias-falsas

https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2020/06/28/zuckerberg-perde-r-39-bilhoes-com-coca-cola-e-unilever-fora-do-facebook.ghtml

--

--

Matheus Patricio
Studio M
Editor for

Advogado, me especializando em Direito Internacional. Escrevendo sobre aquilo que eu gosto, não importando o tema.