O Fascismo na Cultura Pop

Matheus Patricio
Studio M
Published in
3 min readJun 5, 2020

Eu praticamente cresci lendo os livros, e vendo os filmes de Harry Potter. Com o tempo, fui percebendo que aquela história era muito mais do que uma fantasia sobre um bruxo adolescente e seus amigos, que vivem altas aventuras numa escola de magia e bruxaria.

Quase na mesma época também conheci Star Wars, e desde sempre tive a noção de que a história não se tratava apenas de uma opera espacial sobre samurais tecnológicos que usam uma espada a laser.

Já mais velho vi Jogos Vorazes, e esta última com certeza não é apenas uma fantasia onde 12 estados, se unem anualmente para fazer um reality show divertido.

A J. K. Rowling nunca escondeu que as suas obras tratavam de assuntos mais sérios, de início já podemos ver como os tios do Harry são conservadores, pois excluíam e tratavam ele mal, por “ser diferente”. Mais tarde já vemos como existia um preconceito claro com a Hermione por ser uma “sangue ruim”, chegando aos últimos livros/filmes, onde o facismo e o totalitarismo do Voldemort e seus comensais da morte são escancarados em ações de repressão, controle e tortura no ministério da magia.

George Lucas foi ainda mais claro ao criar Star Wars. Toda a estética do império é diretamente inspirada no visual nazista, e se você não sabe os soldados com a mira ruim, tem o nome de StormTroopers em referência à Sturmabteilung, a “tropa da tempestade”, milícia paramilitar do partido nazista nos anos 20.

Agora o Autoritarismo e fascismo de Jogos Vorazes da Suzanne Collins é tão claro que não vale nem a pena explicar.

A Cultura Pop tem essa capacidade, de discutir temas sérios com uma camada de entretenimento no meio, é só prestar atenção.

O Fascismo e o autoritarismo não são coisas novas. Todas as suas características foram mapeadas e explicadas para nós, da forma mais simples de todas, obrigado J. K. Rowling, George Lucas e Suzanne Collins.

E se não existe discussão quanto a vilania do Voldemort, do Império e do Presidente Snow, por que apoiar cegamente líderes que são extremamente parecidos com eles?

Sério, se você gosta de Harry Potter, Star Wars e Jogos Vorazes, e mesmo assim segue pessoas como o Bolsonaro sem pensar, volta e vê tudo novo.

Sério, você viu errado!

Algumas referências:

https://sociedadejedi.com.br/2017/05/01/as-influencias-de-star-wars-parte-1/

https://medium.com/@juliastruck/harry-potter-and-fascism-what-j-k-rowling-tells-her-readers-about-ideology-and-class-conflict-41f763857bce

https://www.huffpost.com/entry/the-hunger-games-politics_b_1390945

--

--

Matheus Patricio
Studio M
Editor for

Advogado, me especializando em Direito Internacional. Escrevendo sobre aquilo que eu gosto, não importando o tema.