Aulas de música: um case sobre didática no YouTube

Muitas pessoas que assistem aos vídeos pensam que para gravar uma aula é só sentar na frente da câmera e gravar. Mas nem imaginam que existe um trabalho enorme por trás disso!

Para exemplificar, vou contar sobre um case recente da Studio Sol, que foi a criação do curso de aulas de saxofone.


O Cifra Club completa 20 anos em novembro de 2016, e desde 2008 produzimos aulas de violão e guitarra gratuitamente na internet. De lá pra cá, nossa equipe cresceu e hoje ensinamos também baixo, bateria e canto.

Para inovar e ampliar o conhecimento musical do nosso canal, surgiu, em parceria com a Eagle, a ideia de lançarmos aulas de um novo instrumento e com ele um novo curso, o de sax.

Mas você já viu um sax? Sabe quantas chaves tem naquele instrumento? Pois é! Foi aí que nosso desafio começou! Sempre que começamos o projeto de um novo quadro surgem pontos importantes para serem superados, e nesse caso não foi diferente.

Pré-Produção

Passo 1 — A escolha do professor

O professor é uma das ferramentas mais importantes do processo de aprendizado. É ele quem vai transmitir e ensinar o conteúdo ao aluno e, no caso de um instrumento, isso não é diferente. O músico e endorser da Eagle, Marquinho Costa, foi convidado a se juntar à nossa equipe de instrutores.

Bacharel em saxofone, o músico iniciou a carreira em 1990 tocando violão, e em 1993 migrou para o saxofone. Marquinho Sax, como também é conhecido, tem um vasto repertório em gravações de CDs e DVDs e foi professor de sax por mais de 14 anos.

Sua escolha não foi por acaso: analisamos o trabalho dele, sua didática e características para ver se adequava ao nosso público e método de ensino.

Músico Marquinho Sax

Passo 2 — O perfil do aluno

Para criar perfis de alunos é preciso ajustar quais serão os níveis de dificuldade do curso: iniciante / básico / intermediário / avançado / expert.

Decidimos focar nos alunos iniciantes e entusiastas, que têm interesse em conhecer e aprender mais sobre o instrumento.

Passo 3 — Escolha dos temas

O saxofone é um dos instrumentos de sopro mais conhecidos do mundo, porém existe a dificuldade de se encontrar materiais acessíveis e de qualidade para iniciar os estudos. Ajustados ao perfil do aluno e à melhor maneira de se apresentar o curso, começamos do zero: apresentamos o instrumento, suas partes, seus detalhes e toda a estrutura por trás das 23 chaves que o compõem; e também damos dicas e mostramos curiosidades! Dicas são ótimas pra iniciantes pois normalmente eles não sabem qual instrumento comprar, quais os modelos existentes, cores, afinações etc.

Assuntos como “tocando a primeira música em um sax” e como é sua sonoridade e musicalidade foram programados para serem abordados à medida em que o curso fosse avançando.

Passo 4 — Criar o roteiro

Cada aula precisa ter início, meio e fim — precisa estar coerente, sem ser maçante ou confusa. É por isso que separamos cada tema em tópicos — isso ajuda o professor a organizar as ideias e, assim, passar ao aluno detalhadamente as partes mais importantes.

É legal frisar que esses passos fazem parte da pré-produção de todos os novos projetos do Cifra Club. Lá atrás, em 2008, quando a primeira aula foi feita, nossa equipe passou meses estudando cuidadosamente como criar uma metodologia e um modo de se ensinar pela internet. Desde então, sempre que é preciso, nós amadurecemos as ideias, reestruturamos e inovamos.

E agora? Qual o próximo passo? Vamos para o estúdio!


Gravação

Todos os dias nós gravamos aulas no estúdio do Cifra Club — e são muitas gravações semanalmente — com certos padrões de iluminação, câmera, enquadramento, entre outros. Para manter a identidade dos vídeos, as aulas de sax seguem alguns desses padrões, porém com detalhes específicos pensados para o novo instrumento e os novos alunos. São esses detalhes que influenciam na experiência do usuário.

É possível notar as diferenças com alguns frames de trechos das aulas:

Aulas de violão
Enquadramento de uma aula de violão
Detalhes de uma aula de sax
Enquadramento de uma aula de sax
Detalhes de uma aula de bateria
Detalhes de uma aula de canto

Pós-Produção

Nesse momento nossa equipe de editores começa a trabalhar em cada uma das aulas gravadas. Eles são responsáveis por organizar e estruturar todo o material bruto, de acordo com o roteiro feito na pré-produção. Vinheta, lettering, elementos, cores e outros ajustes finos da identidade visual são aplicadas ao vídeo antes da publicação.

É interessante notar que cada videoaula possui uma identidade visual única, desenvolvida para complementar as informações passadas pelo professor, além de dar personalidade ao conteúdo.

Veja alguns detalhes de diferentes aulas:

Detalhes das aulas de violão
Detalhes das aulas de violão
Detalhes de uma aula de sax
Detalhes de uma aula de sax
Detalhes de uma aula de bateria
Detalhes de uma aula de canto

Mas não pense que é tão simples assim — são vários takes, muita música, muitas horas de conteúdo gravado e, é claro, muitos erros de gravação.

Agora está na hora de publicar! Não, espera… Ainda precisamos corrigir o vídeo!

A correção do vídeo é outro dos muitos pontos que fazem a diferença no produto final. Detalhes de áudio, edição e vídeo são cuidadosamente observados para que o vídeo esteja completo para o aluno. Conferida essa parte, o vídeo é publicado no canal.


Escolhemos esse case para exemplificar como é uma metodologia de trabalho para produção de conteúdo didático no YouTube. Todo esse processo passa por uma equipe de mais de 20 profissionais, como músicos, editores de vídeo, cinegrafistas, técnicos de som, revisores de conteúdo, designers, programadores e analistas de mídias sociais.

E por fim, depois do vídeo publicado, o trabalho não acaba: é preciso ficar atento aos comentários e mensagens que recebemos dos alunos com sugestões, pois são o feedback para melhoria do nosso trabalho.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.