A carta

Izabela Brettas
Subplano
1 min readNov 14, 2018

--

Ritinha,

Certa vez Julio Cortázar me deu um Manual de Instruções onde aprendi o que todos tinham preguiça de ensinar. Nunca entendi porque não antes me instruíram. Agora, ao passo que conheço seu apreço por livros apesar de sua pouca idade, tentarei te ensinar o que observei ao longo de minha existência. Pois bem, faça bom proveito.

Instruções para ler

A lentos passos, dê uma volta pela casa. Observe com atenção cada cômodo para então escolher seu futuro retiro. Locais próximos à janelas são geralmente recomendáveis. Se perto não houver assentos, arraste uma poltrona confortável que te acomode. Acredito que aquela com estampas florais, presente de sua avó Odete para sua mãe, seja adequada. Ainda assim, caso prefira, sofás ou a própria cama são igualmente bem-vindos. Retire todos os relógios da parede e engavete tudo o que possa soar como tic-tac ao fundo dos ouvidos. Distrações apenas retardam a imersão.

Acomode-se.

Mire a capa e observe-a por alguns segundos. Leia o título e libere sua imaginação. Passe para a primeira página, deslize a mão na folha impressa que convida para a viagem. Deguste cada palavra até o último ponto.

Boa leitura, minha querida.

Do seu avô,

Afonso.

--

--