Foto: Carol Resende (@entrepelajanela)

O pedido

Izabela Brettas
Subplano

--

-Frito ou ensopado?

Minhas mãos suam sob a mesa. O guardanapo de pano está condensado como um algodão entre meus dedos e a palma da minha mão. Não se pode mais imaginar que, aberto, cubra grande parte das coxas durante a refeição. As pupilas negras do homem me observam do alto enquanto a caneta em sua mão treme com a ponta firme no bloquinho branco. As sobrancelhas baixas e juntas me aguardam.

O restaurante inteiro me observa.

A música pára.

O teto está agora a cinco…

sete…

dez metros da minha cabeça.

Meu corpo escorrega na cadeira querendo apenas se juntar aos sapatos ainda com forte cheiro de couro novo. Minhas unhas já marcam minha mão. A respiração se intensifica.

Hesito.

Olho de um lado para o outro. Com o corpo adaptado à curvatura do espaldar, deixo o guardanapo embolado cair. As pupilas miram o objeto embolado e esquecem, por fim, se será frito ou ensopado.

--

--