FÓRMULA PARA GERAR INTIMIDADE EM 45 MINUTOS

Como está o nível de intimidade e amor no seu casamento? Talvez você responda que está alto, médio ou abaixo de zero. Ter intimidade com seu cônjuge, compartilhar segredos, ser cúmplice, são aspectos importantes do amor, que fazem o casamento gostoso de se viver.

Quero te agradecer pela honra de ter você aqui para ler este artigo, e se este artigo fizer sentido pra você, não se esqueça de comentar no final.

Como surgiu e como funciona esta fórmula

olho no olho corte

O amor entre um homem e uma mulher foi posto sob as lentes da ciência, pelo psicologo Arthur Aron em 1997, ele fez um experimento, que consistiu em colocar pares de homem e mulher (desconhecidos) de frente um para o outro, com uma lista de 36 perguntas que seriam feitas e respondidas seguidas de 4 minutos de um olhar olho no olho, tudo isso em 45 minutos. Essas questões a medida que eram respondidas se tornavam mais e mais pessoais.

Solteira e cansada de buscar relacionamento pela internet, a autora Mandy Len Catron de 33 anos, reproduziu este experimento com um conhecido que topou. O resultado foi que se apaixonaram e se casaram.

Voltando ao experimento, uma parte relatou que seu relacionamento de 45 minutos erá mais próximo que a maioria dos relacionamentos da sua vida. Outra parte, disse que seu companheiro do teste, se tornara mais próximo que os mais íntimos relacionamentos que já tiveram. E um casal se apaixonou e se casaram.

Vou mencionar aqui algumas destas perguntas, o estudo original está aqui .

  • Se você pudesse escolher qualquer pessoa no mundo, quem você gostaria de convidar para jantar?
  • Quando foi a última vez que você cantou para si mesmo? E para outra pessoa?
  • Você tem um palpite sobre como você vai morrer?
  • Existe algo que você já sonhou em fazer por um longo tempo? Por que você não fez isso?
  • O que seria algo sério demais para não se brincar a respeito?

“Se o amor realmente tem uma lógica, é preciso que haja substâncias cerebrais que o expliquem. Hoje sabemos que o hormônio oxitocina, em conjunto com a dopamina e norepinefrina, são os responsáveis pelas reações químicas que constituem o amor”, diz a psicóloga Andrea Lorena Stravogiannis, pesquisadora do Ambulatório Integrado dos Transtornos do Impulso da Universidade de São Paulo (USP).

Amar é mais que um sentimento é mandamento

Você já se perguntou porque Deus colocou o Amor como um mandamento? Sim observe que o Senhor Jesus até resumiu os 10 mandamentos em dois: Respondeu Jesus: “ ‘

Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’.
 Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’.
 Mateus 22:37–39

Compreendendo que amor é mais que um sentimento, está na nossa responsabilidade decidir amar ou não, e sua ação em direção do amor, vai gerar amor. A ciência mais uma vez comprova o que a bília diz, por isso faz muito sentido o mandamento de amar, pois é plenamente possível mudar nosso sentimento, quando decidimos amar.

Por este motivo o experimento do Dr. Aron funcionou tão bem, porque nós podemos através de atitudes conscientes produzir amor.

Li estes dias que um marido estava irritado com a esposa, e como era seu dia de fazer compras no supermercado ele foi. Passando pela sessão de sorvetes, viu o sorvete preferido da esposa, e ele ia pegar, mas disse consigo — ela não merece, pois me fez raiva hoje. Mas passados alguns minutos, mesmo sem querer comprou. Quando a esposa viu fez a maior festa — meu amor você se lembrou de mim. Esta atitude carinhosa dele, desmanchou a irritação e gerou amor.

Você pode notar que as perguntas, aprofundam a intimidade, é como mergulhar no outro, pois estão relacionadas aos interesses do outro, como ele pensa sobre diversos assuntos da vida, isso gera intimidade, a pessoa vai se abrindo e criando vínculos, pois vê que você tem interesse nela.

Lembro que nos quase 4 anos de namoro a distância com minha esposa, falávamos horas e horas ao telefone, e foi assim que mergulhamos na vida um do outro e planejamos nosso futuro, cheguei a pagar 1000 reais só de conta de telefone em um único mês. Não me arrependo, pois estava investindo no meu casamento que para glória de Deus é um sucesso. Inclusive temos muitas destas ligações gravadas, volta e meia ouvimos e damos boas risadas.

Reflita sobre sua comunicação no casamento

Como tem sido suas conversas com seu cônjuge, vocês tem reservado alguns minutos por dia para dar um mergulho na intimidade um do outro, fazendo-se perguntas significativas? Ou suas conversas tem sido, superficiais, ligadas a problemas, cobranças e discussões?

Gosto sempre de fazer estas perguntas reflexivas, pois esta reflexão pode te levar a boas mudanças no seu relacionamento. E eu te garanto que se você as colocar em prática seu casamento vai se tornar a jornada mais deliciosa da sua vida.

Não se esqueça de comentar…


Originally published at Sucesso no Casamento.