Criando uma cultura de poder e aprendizado

Lucas Prim
Zygo Tech
Published in
3 min readNov 18, 2015
Nosso time de Florianópolis em um dos nossos SumTalks

Quando tudo começou

Quando a SumOne tinha apenas duas pessoas, poucas ideias e nenhum cliente, demos origem ao nosso Culture Code. Nós sabíamos na época que aquele documento não iria ter uma vida muito longa, afinal, cultura não se cria, acontece, mas ainda assim dedicamos uma boa semana para construir um documento que "definisse o tom" da empresa que queríamos construir.

Hoje, 9 meses depois, temos um time ainda pequeno — 14 pessoas — mas os efeitos daquele documento já começam ser vistos. Nosso objetivo de criar uma empresa onde cada membro do time possa aprender continuamente, dar o seu melhor e ter prazer no trabalho que faz começa a fazer sentido.

A base de tudo: pessoas apaixonadas

Quando comecei a empreender, ainda muito novo, eu acreditava que o sucesso de uma organização era fruto de uma pessoa genial pensadora e diversas pessoas executando. Acho que as histórias que lemos na mídia e nos filmes dá essa falsa impressão de que alguém sozinho consegue construir algo relevante.

Depois de apanhar um bocado da vida na minha trajetória empreendedora, percebi que o caminho era quase diametralmente oposto: uma organização pujante é construída por pessoas pensadoras e construtoras, suportadas pelos empreendedores e lideranças, que precisam oferecer uma visão consistente junto com todas as condições para que todos possam aprender continuamente e dar o seu melhor.

Na SumOne, temos a missão de "conectar marcas e clientes" e o objetivo das lideranças é trazer a visão de como vamos dar um passo a frente em direção a nossa missão e dar todo o suporte necessário para que cada um dos nossos times possam entregar com excelência. As metas das lideranças são sempre compostas em parte pela junção das metas do seu time, o que faz com que o sucesso do líder dependa do sucesso do time.

Nesse modelo, estamos tentando de forma virtuosa construir um local onde as pessoas possam exercer suas paixões, onde trabalhar seja um prazer e onde os sonhos de cada um fazem sentido dentro do sonho da organização.

Honestidade enquanto valor base das relações

Talvez a característica mais marcante das relações que buscamos construir dentro da SumOne, entre coworkers ou com fornecedores e parceiros, seja a honestidade. Isso garante que tenhamos um ambiente onde as coisas façam sentido, onde não hajam meias palavras.

Não apenas pregamos a honestidade com os outros mas também consigo mesmo. Sugerimos sempre que cada um se pergunte: "o que estamos construindo aqui faz sentido pra mim?", "o que a empresa me oferece é algo no qual eu vejo valor" e "me vejo trabalhando aqui pelos próximos 5 anos?". Preferimos ter pessoas que estejam seguras e determinadas com relação a missão da organização e o seu papel para fazer isso acontecer do que pessoas que estejam aqui almejando estar em outro lugar.

Queremos que cada um possa correr atrás dos seus sonhos e buscamos criar um ambiente onde muitos dos sonhos possam se tornar realidade. Não podemos entregar um sonho de "morar nos EUA" mas podemos com certeza entregar o sonho de "ter um trabalho gratificante que me ajude a mudar o mundo". Dependendo do sonhador, podemos ser o melhor lugar do mundo, ou não. :)

Este é o primeiro de uma série de posts que vou escrever sobre a cultura da SumOne e como os valores e diretrizes nas quais nos suportamos nos ajudam a entregar inovação e excelência operacional, na busca por um mundo melhor.

--

--