Teamplay na prática

João Paulo Lethier
Zygo Tech
Published in
3 min readDec 28, 2016

Recentemente eu comecei a ler o livro "Liderar com o coração", do Coach K, técnico de basquete da Universidade de Duke e ex-técnico da seleção de basquete americana, vencedor de vários títulos e prêmios. A introdução desse livro fala do poder das palavras, e o autor diz o seguinte: "Qualquer dicionário pode dar o significado das palavras e até apresentá-los no contexto de uma frase. Neste livro, porém, você não aprenderá apenas a USAR palavras ou PEGÁ-LAS EMPRESTADAS, mas SE APROPRIAR DELAS". Ele faz isso sempre dando exemplos do cotidiano de trabalho e da da vida pessoal dele de o que cada palavra significa, traduzindo as palavras em ações concretas.

Fazendo um paralelo com nosso ambiente como equipe e empresa na Sumone, nós temos como uma das palavras chave e valor da empresa o TEAMPLAY, ou "trabalhar/jogar em equipe" em tradução livre . Como dito no livro, podemos simplesmente jogar no google "o que significa trabalho em equipe" e encontraremos no primeiro link de resultado o seguinte:

Trabalho em equipe é quando um grupo ou uma sociedade resolve criar um esforço coletivo para resolver um problema. O trabalho em equipe pode ser descrito como um conjunto ou grupo de pessoas que se dedicam a realizar uma tarefa ou determinado trabalho, por obrigação, ou não.

Mas não queremos só saber o significado, queremos nos APROPRIAR e VIVENCIAR esse valor no nosso dia a dia. E posso afirmar que temos agora o nosso próprio significado para a palavra TEAMPLAY:

TEAMPLAY é propor algo que tira TODA a equipe da zona de conforto e todo mundo concordar com o desafio e se entregar ainda mais para poder compensar qualquer falha(falta de experiência, falta de conhecimento, falta de tempo, etc.)

No início desse mês, numa reunião nossa de equipe, estávamos conversando sobre as metas que tínhamos para esse ano ainda, e percebemos que enquanto as metas da equipe de backend eram muito difíceis de serem alcançadas, na área de mobile não tínhamos tanta demanda da empresa de coisas a serem entregues esse ano ainda. Estávamos discutindo o planejamento tentando descobrir como fazer para conseguirmos chegar o mais próximo possível da meta quando surgiu a idéia:

"E se todo mundo de produto trabalhasse no backend esse mês?".

Todos pensamos por alguns segundos nisso e chegamos a conclusão que seria possível batermos as metas e entregarmos para a empresa tudo que precisávamos dessa forma. Mas será que é aceitável isso, pedir que pessoas que foram contratadas como desenvolvedores android ou iOS trabalhem em outra área, sejam cobradas por algo pelo qual elas não assumiram compromisso nenhum lá atrás? Bom, nesse momento nos APROPRIAMOS do trabalho em equipe quando a resposta da equipe mobile foi: "Topamos". Além da entrega sem pensar duas vezes da equipe mobile, tivemos duas semanas de trabalho intenso, com todos fora da zona de conforto, pois enquanto o pessoal da equipe mobile estava aprendendo algo completamente novo para eles em termos de tecnologia e ferramentas, a equipe de backend também estava tendo uma experiência toda nova em compartilhar o conhecimento, ajudar no crescimento e evolução do pessoal mobile.

Com isso descobrimos algo além do TEAMPLAY, que o compromisso que nós, como parte de uma equipe ou parte de uma empresa, assumimos ao entrar não é só com a minha área, com o que será minha responsabilidade maior na empresa/equipe, mas o compromisso é COM A EQUIPE/EMPRESA inteira. Ao ter aceitado o desafio e deixado qualquer ego ou benefício próprio de lado para trabalhar em equipe e entregar o que a empresa precisava da equipe de produto, nós como equipe hoje podemos explicar para todos os futuros membros o que de fato é e significa TEAMPLAY na prática, com exemplo de algo do nosso cotidiano.

Posso finalizar o post afirmando que essas duas semanas foram uma das experiências mais gratificantes e enriquecedoras que já tive como profissional, e que é um orgulho fazer parte da equipe SUMONE.

--

--