A Campus Party e o Glamour Empreendedor

Ou como manter o equilíbrio em momentos de stress me ajudou a tirar o melhor de cada situação.

Alan Meira
SUPBRA Founders

--

“Resilience is accepting your new reality, even if it’s less good than the one you had before. You can fight it, you can do nothing but scream about what you’ve lost, or you can accept that and try to put together something that’s good.”

A Campus Party chegou ao fim, e com ela, a semana mais intensa da minha vida. Quem diria que após ver o seriado Betas, da Amazon, eu passaria por uma situação tão inusitada quanto às narradas na história. Após ter meu o equipamento furtado ainda no segundo dia de feira, eu pude confirmar que tenho a equipe e os amigos mais fantásticos do mundo e que acreditam tanto quanto eu no que estamos construindo na Engarte.

Background: Explicando melhor a história

Sou Alan Meira, fundador da Engarte, uma startup que acredita que a construção e a engenharia merecem um papel de destaque no mundo conectado em que vivemos. A Engarte existe há quase 2 anos, e nesse tempo, passamos pelas mais variadas situações. Desde excitação e excesso de confiança no sucesso até a falência. E então novamente, após uma mudança na estratégia, voltamos aos trilhos.

No começo de dezembro de 2013, aEngarte chegou à final da seleção da Wayra. Eles não se empolgaram muito com a nossa ideia, é verdade. Mas em compensação, o feedback dos outros empreendedores que acompanharam nossa apresentação foi fantástico! Acredito que eles, ao contrário da Wayra, tenham se identificado com os problemas que passamos e com a solução proposta. Alí, eu tive a convicção de que estávamos no caminho certo.

Alguns dias depois, recebi a notícia do Yuri Gitahy de que a Engarte foi selecionada para o Startup Brasil. Estávamos de volta ao jogo. Agora, tinha a ambição e também os recursos para colocar em ação o plano da Engarte. Faltavam as pessoas para me ajudar a construir isso tudo.

Assim, fui atrás de pessoas que acreditassem em meu projeto. Crescemos rapidamente. Hoje a Engarte conta com 8 sócios, e estamos abertos a mais. Principalmente se você estiver genuinamente interessado em participar de algo que pode influenciar a vida de todas as pessoas do planeta. Nossa operação é remota e conta com pessoas em Minas Gerais, Paraíba, Pará, São Paulo e até no Canadá.

Em pouco tempo, encontramos um grande problema em ter uma operação remota. Sair da inércia. Começar a colocar o processo em operação. Algo que cara-a-cara, pode ser feito em poucas horas.

E aí, veio o Startup & Makers! A Engarte foi selecionada para ter um estande na Campus Party e eu vi aí, a oportunidade de ouro para reunir grande parte da nossa equipe (que até então, contava com 6 pessoas). Além claro, de uma ótima oportunidade de divulgarmos nosso projeto.

E foi aí que a saga começou

Day #1 — Chegamos à Campus Party e logo nos estabelecemos no nosso estande. Como de costume em eventos de tecnologia, a internet estava péssima. E já no primeiro dia, Guilherme, Thiago, Ademilson e eu tivemos problemas para trabalhar. Trocamos, então, o trabalho digital por horas de conversas e planejamento. Além disso, conversei com os caras da Telefônica Beta e da Mozilla Firefox OS, Marcos e André respectivamente. Conversas muito importantes!

Day #2 — O dia começou a mil. No primeiro dia (segunda-feira), poucas startups estavam presentes e o movimento era pequeno. Já no segundo, todo mundo estava lá, e o networking foi incrível. Conheci muita gente que só conhecia pela internet e a grande maioria deles me surpreendeu. Pessoas incríveis! O Gabriel se juntou-se a nosso estande, e já na hora de ir embora, foi testemunha da coisa mais inusitada que me aconteceu na Campus Party: Fui furtado durante o blackout. A partir de então, muita dor de cabeça, burocracias, boletins de ocorrência e bate-boca. Ahn? Que nada! Estavamos na #CPBr7 e nada iria me atrapalhar a atingir nossos objetivos lá. Se a vida te deu limões, faça uma limonada. Até então, eu estava dormindo no carro de um amigo que estava no estacionamento do Anhembi. Após ser furtado, consegui, com o advogado da Campus Party, uma barraca, um colchão inflável e a pulseirinha de campuseiro. Agora eu estava sem meu notebook, mas pelo menos ia dormir melhor! haha.

Day #3 — Acordei no terceiro dia um pouco chateado. Não por ter perdido o macbook. Mas por estar sem equipamento. Eu dificilmente conseguiria manter o que tinhamos planejado. Mais importante do que fazer pitch para investidores, planejei 4 coisas para a Campus Party:

  • Um MVP da versão 2.0 da Engarte;
  • Um draft da API da plataforma;
  • Trazer alguém de social media & marketing para o time;
  • Um campeonato de Minecraft.

A idéia com os 2 primeiros era criar sintonia e maior proximidade entre a equipe. Por termos uma operação remota, estar juntos era uma oportunidade fantástica para aprendermos a trabalhar em equipe. A idéia com o terceiro era usar a Campus Party como laboratório para achar a melhor pessoa pra cuidar da comunicação da Engarte. E o último era uma brincadeira para engajar a nossa marca com a real proposta do evento em que estávamos participando.

Sem equipamento, dificilmente eu conseguiria ajudar a equipe a atingir esses objetivos. Porém, surpreendemente, na quarta de manhã, ambos Thiago e Guilherme me surpreenderam com um wireframe de todas as interações do nosso MVP e esse mesmo wireframe já parcialmente implementado! Tinhamos um MVP!

A Engarte tem a melhor equipe que já trabalhei, ter o suporte deles no momento em que eu estava de mãos atadas foi incrível! Motivação extra para continuar. Após ficar o dia inteiro correndo atrás de burocracias, boletins de ocorrência e um computador novo na Santa Ifigênia, eu estava online novamente!

Day #4 — Novamente, a euforia do fim do dia anterior é substituída pelo mal humor matinal. Novamente, acordei pensando que tudo ainda poderia dar errado. Daí, como se já não tivesse acontecido uma vez, eu sou novamente surpreendido por alguém da minha equipe. Do nada, recebo mensagens do João Gabriel dizendo que o draft da nossa API já estava pronto. COMO ASSIM?! As pessoas que estavam próximas de mim da bancada se assustaram com o quanto eu me emocionei! haha. A partir de então, a minha motivação não caiu mais.

Como eu não tinha condições de garantir a segurança da minha equipe no local onde eu fui furtado, nós fomos conseguindo, um a um, credenciais para a área fechada da Campus Party. Por causa disso, não ficamos presente no estande, e acabou que apenas deixamos cartões de visita por lá para quem tivesse interesse em conversar conosco.

Ainda no dia #4, tomando João Andante na Campus B junto com os camaradas Gabriel, Zeka, Bacon e galerinha do WhatsApp, fui apresentado à Ana Paula e. E nos primeiros minutos, ela deu uma zoada tão inteligente no Gabriel que, por pura reação, eu disse que estava procurando alguém assim pra ser nossa social media. A Ana Paula topou trabalhar conosco já na Campus Party, e aí, começou a saga do dia mais incrível da minha vida…

Day #5 — Após ver que tudo que havia sido planejado estava em boas mãos, de quatro tarefas, já tínhamos andado bem em duas e finalizado uma, percebi que ainda dava tempo de fazermos a tarefa mais divertida: O campeonato de Minecraft!

A ideia era simples. Criar uma cidade vazia e dar uma hora para que cada desafiante crie uma réplica de uma obra de Oscar Niemeyer dentro do mundo do Minecraft. O melhor projeto, receberia um Xbox One!

Comecei, então, a contar para as pessoas esta ideia. E a reação delas? Incrível! Consegui arrecadar, em poucas horas:

  • 30 mochilas;
  • Dezenas de camisetas das mais variadas empresas;
  • Um carregador solar de celular e outros acessórios da C3 Tech;
  • 72 capuccinos em caixinha da 3 corações;
  • 98 copos de água mineral;
  • 10 refeições;
  • Um teclado e headphone profissionais dado pelo incrível Tommaso Prennushi. Um figuraça;
  • um Xbox One!

A partir deste momento, eu já estava plenamente satisfeito com toda a nossa participação na Campus Party. Esse dia, por si só, valeu toda a nossa participação. Nosso campeonato de Minecraft estava pronto para rodar e dar excelentes prêmios!

Day #6 — E como não pode deixar de ser, o sexto dia nos reservava mais uma notícia ruim: a startup que tinha oferecido um Xbox One para o nosso campeonato desistiu. Mais um banho de água fria. E um golpe na moral da equipe. Mas nada que uma força da Olívia, do Startupi e um pouco de boas notícias não mudasse! Chegamos ao fim da Campus Party com uma versão beta da nossa aplicação Web, API e também com um campeonato de minecraft para realizar! Além de termos o Thiago e a Ana Paula se juntando a nossa equipe.

Chegamos ao fim da Campus Party muito maiores do que começamos, e assim como toda a história da Engarte, a resiliência foi fundamental. Problemas sempre irão acontecer. Decida rapidamente o que fazer a partir deles e monte uma nova estratégia. Parar para reclamar não fará os problemas menores. Keep rocking, bro!

--

--

Alan Meira
SUPBRA Founders

Founder of @engarte, wanna-be muay thai fighter, cyclist and lover of the awesome things of life. http://www.engarte.comhttp://www.facebook.com/alanmeira